Atualizado em: 11/04/2017

A melatonina é uma molécula antiga e onipresente na natureza, apresentando múltiplos mecanismos de ação e funções em praticamente todo organismo vivo. Em mamíferos a melatonina funciona como um hormônio e um cronobiótico, desempenhando importante papel na regulação da ordem temporal circadiana interna (RELÓGIO BIOLÓGICO). A melatonina, conhecida como “o hormônio do sono”, regula os ciclos circadianos (dormir-acordar), sendo a sua produção estimulada pela escuridão e inibida pela luz.

Diferentemente dos hormônios dependentes do eixo hipotálamo-hipofisário, a produção de melatonina não está sujeita a mecanismos de retroalimentação (feed back negativo)  sendo que, portanto, a sua concentração plasmática não regula sua própria produção, isto quer dizer que usar melatonina  de forma exógena não influencia na produção endógena da mesma

A escuridão é o requisito absoluto para a sua produção e liberação e a luz rapidamente suprime a sua síntese. Esta é a razão da concentração de melatonina no sangue e nas células ser 3 a 10 vezes maior à noite. Quando o indivíduo acorda e recebe a luz intensa do sol da manhã a melatonina se transforma em serotonina, hormônio do bom humor. A melatonina também é produzida na retina e no trato gastrointestinal.

Durante o envelhecimento a produção de melatonina sofre um declínio gradual. Nas pessoas com idade superior a 75 anos, o seu ritmo de síntese nas 24 horas é somente uma pequena fração daquele observado nas pessoas de 20 a 30 anos, o que faz atribuir à melatonina um possível papel nas fases iniciais e no desenvolvimento das doenças degenerativas da idade.

Diversos estudos já relacionaram distúrbios do sono a problemas de saúde, incluindo maiores riscos de depressão, obesidade , diabetes e câncer. Porém, são poucos aqueles que conseguiram explicar de que forma isso acontece — a maioria apenas identificou uma maior prevalência dessas condições em pessoas que dormem mal.

A redução da produção de melatonina pode ser atribuída a vários fatores, como a carência nutricional, a associação de substâncias químicas e remédios, o estresse e o processo de envelhecimento. Sob estresse, o indivíduo passa a produzir mais cortisol e adrenalina, que por sua vez também levam à produção de radicais livres, tornando as células mais propensas à ocorrência de uma lesão.

melatonina x idade

A produção de melatonina depende ainda do triptofano. Este aminoácido está em alimentos como leite e laticínios, nozes, castanhas e batatas. Também em frutas como banana e abacate, que são ricas em triptofano e auxiliam o organismo na fabricação de melatonina.

Se você quer que a melatonina ajude-o a ter um bom sono, é necessário ter uma rotina diária. Procure fazer as refeições na mesma hora de cada dia, dormir e acordar no mesmo horário assim outras tarefas do seu dia. Isso auxilia seu organismo a produzir melatonina sempre no mesmo horário.

A estratégia funciona também para abater jet lag. Se o sono ficar bagunçado com a mudança de fuso horário, tente manter outros fatores constantes para acertá-lo. Também já foi comprovado por estudos, que a administração de melatonina pela manhã, reduz o efeito do jet lag.

MELATONINA COMO ANTIOXIDANTE E ANTIENVELHECIMENTO

A melatonina faz mais do que ajudar você a ter um bom sono. O hormônio também é um antioxidante bastante potente. “Comparado com outras substâncias da mesma categoria, como as vitaminas E e C, a melatonina é mais eficaz em prevenir danos celulares provocados por radicais livres

Outro estudo realizado por uma equipe de pesquisadores espanhóis, chefiada por Darío Acuña Castroviejo, diretor da Rede Nacional de Investigação do Envelhecimento, da Universidade de Granada. O estudo, que se baseou na análise de ratos normais e geneticamente modificados, concluiu que “os primeiros sinais de envelhecimento em tecidos animais começam aos cinco meses (nos ratos) – equivalente a 30 anos nas pessoas – por aumento dos radicais livres (oxigênio e nitrogênio), que causam uma reação inflamatória”, segundo o pesquisador.

Esse “estresse oxidativo”, acrescentou, tem efeitos no sangue dos animais, já que se provou que “as células sanguíneas se tornam mais frágeis com os anos e as suas membranas mais vulneráveis a rupturas”. Ao administrar pequenas quantidades de melatonina aos animais, os investigadores observaram não só que essa substância neutralizava o estresse oxidativo e o processo inflamatório causado pelo envelhecimento, como retardava os seus efeitos, aumentando por isso a longevidade.

A investigação concluiu que a administração crônica de melatonina em animais a partir do momento em que deixam de produzir essa substância (aos cinco meses nos filhotes de rato) ajuda a combater todo o processo de envelhecimento. Do mesmo modo, o consumo diário de melatonina pelos humanos a partir dos 30 ou 40 anos poderá prevenir – ou pelo menos retardar – doenças relacionadas com o envelhecimento, os radicais livres e os processos inflamatórios.

curva melatonina

MELATONINA E ENXAQUECA

Uma pesquisa brasileira mostrou que a melatonina, hormônio produzido no nosso cérebro que atua na regulação do sono e do relógio biológico, é eficaz na prevenção de enxaqueca em pessoas que têm crises com frequência. Segundo o estudo, coordenado por Mario Peres, neurologista do Hospital Albert Einstein e da Escola Paulista de Medicina, pílulas contendo a substância parecem ser melhores para evitar as fortes dores de cabeça do que um dos medicamentos mais utilizados atualmente com essa finalidade, a amitriptilina.

O neurologista acredita que os resultados de sua pesquisa têm potencial para tornar possível a aprovação da substância no mercado brasileiro. E não somente isso: “Nosso estudo é um trabalho grande, randomizado e que compara a melatonina a outro remédio e ao placebo. É o primeiro grande estudo que mostra que o hormônio funciona e é seguro na prevenção da enxaqueca. É uma base científica consistente para que os médicos passem a recomendar a substância no tratamento do problema”, afirmou Peres.

Na enxaqueca, níveis diminuídos de melatonina e alteração na sua curva de secreção foram detectados. Clinicamente, crises podem ocorrer à noite, mudanças de ritmo de sono desencadeiam crises de enxaqueca, pacientes com enxaqueca dormem menos, têm latência de sono maior,e mais despertares noturnos. Estudo em duzentos pacientes com enxaqueca episódica e crônica revelou que pacientes que mudaram seu horário de sono, ou relataram viagens cruzando fusos horários, relataram piora das crises. Foi relatada em pacientes com enxaqueca crônica alteração dos níveis de melatonina com avanço do seu pico, níveis menores em insônia, apontando para uma disfunção cronobiológica.

MELATONINA E OBESIDADE

Evidências experimentais demonstram que a melatonina é necessária para a síntese, secreção e ação apropriadas da insulina. A melatonina age regulando a expressão da GLUT4 e/ou disparando, via receptores de membrana acoplados à proteína G, a fosforilação do receptor de insulina e seus substratos intracelulares, ativando a via de sinalização da insulina.

Além disso, a melatonina é responsável pelo estabelecimento de um balanço energético adequado, principalmente pela ativação do tecido adiposo marrom e pela participação no processo de transformação do tecido adiposo branco em marrom.

A redução na produção da melatonina, como durante o envelhecimento, turnos de trabalho noturnos e/ou de madrugada ou ainda ambientes iluminados durante a noite, induzem resistência à insulina, intolerância à glicose, distúrbios do sono e desorganização do metabolismo circadiano, caracterizando um estado de cronorruptura que leva à obesidade.

Os pesquisadores do departamento de Fisiologia e Biofísica do instituto de Ciências Biomédicas da USP, do Laboratório de Farmacologia do Instituo Butantan e do Departamento de Biologia Celular e Estrutural do UT Health Science Center, San Antonio, no Texas (EUA) concluíram, em um trabalho publicado no J. Pineal Res. 2014, que as evidências disponíveis apoiam a sugestão de que a terapia de reposição da melatonina pode contribuir para restaurar um estado mais saudável do organismo

MELATONINA E CÂNCER

As primeiras correlações entre a glândula pineal e o combate ao câncer datam do final do século XIX , quando alguns médicos já ofereciam extratos de pineal a seus pacientes oncológicos. Em estudo pioneiro realizado em 1981, foi injetado o DMBA (7, 12-dimetil-benzo-antraceno), substância que estimula o aparecimento de câncer de mama, em um grupo de ratas divididas em um grupo que receberia a MELATONINA e outro não. Ao fim de noventa dias, 50% das ratas que não receberam MELATONINA apresentaram tumores, ao passo que nenhuma rata que recebeu o hormônio desenvolveu tumores. Cessada a administração de MEL ao grupo tratado, 20% dos animais apresentaram tumores. Foi observada a redução de 31% da MEL na urina de mulheres com câncer de mama, além da redução do pico noturno do hormônio em pacientes com esta doença. Observou-se crescimento de tumores e tendência à metastatização após a pinealectomia ( retirada da glandula pineal) . Em 1987 o primeiro ensaio clínico para avaliação da resposta do hormônio em humanos foi realizado por Lissoni et al., que utilizaram a MEL no tratamento de 20 pacientes com tumores avançados, com resposta positiva em 6 pacientes.

 

MELATONINA E CÂNCER DE MAMA

Uma pesquisa realizada por cientistas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) em colaboração com colegas do Hospital Henry Ford de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos, e publicado em janeiro na revista PLoS One, esclareceu que essa capacidade do hormônio se deve ao papel que ele pode desempenhar no controle da formação de novos vasos sanguíneos a partir da vasculatura já existente do tumor, denominada angiogênese.O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto “Avaliação da angiogênese em resposta ao tratamento com melatonina no câncer de mama: estudo in vitro e in vivo”, realizado com apoio da FAPESP.“Constatamos que a melatonina consegue inibir o crescimento tumoral e a produção de células cancerosas, além de bloquear a formação de novos vasos sanguíneos do tumor em modelos animal [in vivo] e celular [in vitro]”, disse Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari, professora da Famerp e coordenadora do projeto, à Agência FAPESP.

A melatonina inibe as células-tronco no câncer de mama

As células-tronco cancerígenas (CSCs) representam um desafio no tratamento do câncer, uma vez que estas células podem impulsionar o crescimento tumoral e são resistentes à quimioterapia. A melatonina exerce os seus efeitos oncostáticos através da via do receptor de estrógeno (ER) em células cancerosas, no entanto a sua ação em CSCs não está clara. Um trabalho realizado por pesquisadores da UNESP conjuntamente com pesquisadores da Michigan State University, avaliou o efeito da melatonina sobre a regulação do marcador de células-tronco OCT4 pelo receptor de estrógeno em células-tronco tumorais mamárias, após o tratamento com estrógeno (E2) e bisfenol A (BPA). Para o estudo, as células de câncer de mama humano MCF-7 e MDA-MB-231 foram submetidas ao cultivo tridimensional de mamosferas, representando as células-tronco. Foram avaliados o crescimento celular bem como a expressão de OCT4 e ERα, assim como a atividade de ligação de ERa ao OCT4. O aumento no número e tamanho das mamosferas induzidos por E2 ou BPA foi reduzido pelo tratamento da melatonina. Além disso, a ligação de ERa ao OCT4 foi reduzida, acompanhada por uma redução da expressão de OCT4 e ERα. Assim, o tratamento com melatonina se mostrou eficaz contra a proliferação de BCSCs in vitro atuando na a via do receptor de estrógeno, demonstrando o seu potencial uso terapêutico no câncer de mama.

MELATONINA E DIABETES TIPO 2

Mas uma pesquisa feita no Hospital Brigham and Women, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que a diminuição da secreção de melatonina, está relacionada a uma chance maior de desenvolver diabetes tipo 2 em adultos. Segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez em que a produção do hormônio é associada à doença. A melatonina é um hormônio fundamental para regular o relógio biológico de uma pessoa e assim, controlar o sono, a fome e diversas funções do organismo. Os autores relataram no artigo que mesmo entre pessoas que não apresentam diabetes, baixos níveis noturnos de melatonina estão relacionados a um aumento da resistência à insulina. A conclusão foi publicada no periódico The Journal of the American Medical Association (JAMA).

MELATONINA, DERMATITE ATÓPICA E DISTÚRBIOS DO SONO

Distúrbios do sono são comuns em crianças com dermatite atópica (DA), mas ainda está faltando uma gestão clínica eficaz para esta problemática. Níveis séricos reduzidos de melatonina foram associados aos distúrbios do sono e ao aumento da gravidade da doença em crianças com DA. A melatonina também tem propriedades indutoras de sono e anti-inflamatórias, portanto, pode ser útil para a gestão clínica da DA.

Para avaliar a eficácia da suplementação de melatonina na melhora dos distúrbios do sono e gravidade da doença em crianças com DA, pesquisadores de Taiwan realizaram um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado com placebo, para estudar crianças e adolescentes entre 1 e 18 anos de idade, com diagnóstico médico de DA envolvendo pelo menos 5% de área da superfície corporal total. Quarenta e oito crianças foram tratadas com melatonina (3mg/d durante 4 semanas) ou placebo, sendo que 38 destas (79%) completaram o período de testes.

O principal resultado avaliado foi o grau de gravidade da DA, utilizando-se o Índice de Dermatite Atópica (SCORAD), com escores variando de 0 a 103 e os maiores escores indicando piores sintomas. Os resultados secundários incluíram variáveis do sono medidas por polissonografia e por actigrafia, alterações subjetivas no sono, níveis urinários noturnos de 6-sulfatoximelatonina e níveis séricos de IgE.

A polissonografia registra as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, assim como os movimentos dos olhos e nas pernas durante o estudo. Ajuda a diagnosticar distúrbios do sono e é usada para ajustar o plano de tratamento, em pacientes diagnosticados com distúrbio do sono. A actigrafia, por sua vez, é um método não invasivo de monitoramento do ciclo atividade-repouso. O actígrafo é semelhante a um bracelete ou relógio de pulso pequeno, que deve ser usado pelo prazo de dias a semanas. Assim se obtém informações sobre os horários habituais de sono a partir da movimentação do paciente. Terminado o estudo, o actígrafo é devolvido à clínica, que analisa os dados gravados e interpreta seu significado. Usado também para investigar certas formas de insônia, ou em situações onde a polissonografia não é possível.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores demonstraram que após o tratamento com melatonina entre as 48 crianças incluídas no estudo, o índice SCORAD diminuiu 9,1 em comparação com o placebo.  Além disso, a latência para o início do sono diminuiu em 21,4 minutos após o tratamento com melatonina em comparação com o placebo. A melhora no índice SCORAD não se correlacionou significativamente com a alteração na latência do início do sono. Nenhum paciente retirou-se devido a eventos adversos e nenhum evento adverso foi relatado ao longo do estudo. Os autores do estudo concluíram que a suplementação com melatonina é uma maneira segura e eficaz para melhorar a latência do início do sono e a gravidade da doença em crianças com DA.

Referências

Melatonin Secretion and the Incidence of Type 2 Diabetes

http://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/1674239

Melatonina, aminoácidos e a fisiopatologia da enxaqueca:a ponta ou o fragmento do iceberg?

http://miltonmarchioli.com.br/artigos/neurologia/cefaliatria/MELATONINA,AMINOACIDOSEAFISIOPATOLOGIADAENXAQUECA-APONTAOUOFRAGMENTODOICEBERG.pdf

A Glândula Pineal e o Metabolismo de Carboidratos

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302000000400009&script=sci_arttext&tlng=pt

Melatonina e câncer – revisão da literatura Melatonin and cancer – a review of the literature

http://www.medicinabiomolecular.com.br/biblioteca/pdfs/Cancer/ca-3188.pdf

Melatonin, energy metabolism, and obesity: a review. 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24654916

Effect of Melatonin on Tumor Growth and Angiogenesis in Xenograft Model of Breast Cancer.

http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0085311

Pesquisa esclarece como a melatonina pode inibir o câncer de mama

http://agencia.fapesp.br/pesquisa_esclarece_como_a_melatonina_pode_inibir_o_cancer_de_mama/18843/

Melatonin Supplementation for Children With Atopic Dermatitis and Sleep Disturbance: A Randomized Clinical Trial. 

http://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2470860

Melatonin decreases estrogen receptor binding to estrogen response elements sites on the OCT4 gene in human breast cancer stem cells

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4979593/

Dr. Roberto no Instagram

Visualize as dicas e informações para uma vida mais saudável direto no Instagram


Acessar

Dr. Roberto no Facebook

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Médico CRM: 111370

332 Comentários

  1. Sou diabético tipo 2. A melatonina me ajudara equilibrar o açúcar? Tenho 65 anos. Obrigado

  2. michelle disse:

    Se necesita receta medica para comprar? Cualquiera puede tomar?

  3. Maria Irene disse:

    Olá Dr, tenho 54 anos estou na menopausa e com muita insonia.Eu poderia tomar esse hormônio sem prejudicar a minha saúde? quais os riscos que eu corro, se e que eles existem? Desde já muito obrigada.Irene.

  4. Mary Clair Vitory disse:

    Dr. Roberto
    O meu problema é excesso de sono. O ideal para mim, é dormir todos os dias 9 horas. E se desse, eu ainda dormiria após o almoço, por umas 2 a 3 horas. É normal?? Adoro quando chega a noite para poder dormir. Estou preocupada, é normal querer dormir tanto?? Aguardo sua resposta. Grata. Mary
    Não estou na menopausa.

  5. Mary Clair Vitory disse:

    Minha mãe tem 76 anos e tomava Stilnox durante alguns anos, ela viu que Stilnox pode ocasionar demência, e então passou a tomar Melatonina 5 mg, faz 10 dias. Após o uso da melatonina, ela disse que acorda de hora em hora e depois tenta voltar a dormir. Com o Stilnox, ela dormia direto, sem acordar de hora em hora. Será que após algumas semanas com o uso da melatonina, ela vai voltar a dormir direto?? Outra coisa: O Stilnox causa mesmo a demência??? Ficar com esse sono picado faz mal à saúde?? Pode ocasionar algo grave, ao coração? Agurado resposta. Grata Mary

  6. orestes delvecchio disse:

    Dr. tenho dificuldade para dormir, tomo rivotril, será que dá para substituir por esse hormônio? Onde consigo comprar esse medicamento?

    • Converse com o medico que te prescreveu este remédio. Ele poderá avaliar melhor

    • Regiane disse:

      Orestes, o Rivotril é um medicamento para ansiedade e não indutor de sono, estando ai um primeiro “erro”. Eu tomo rivotril e comecei a tirar e a noite tomar a melatonina, se você tomar e deitar, vai dormir sim. O problema é que hoje o rivotril é um dos medicamentos mais vendidos no Brasil, e é muito viciante, além de te fazer tomar atitudes precipitadas e inconsequentes. Não sou médica. Só minha opinião mesmo.

    • Jesy disse:

      Olá Boa noite .
      Eu era viciada no Rivotril.
      Mas graças a Deus encontrei o melatomim.
      Já faz 3 meses que estou tomando e passando muito bem .
      Espero que aconteça o mesmo com vc .
      Quando tomar .
      Feche seu quarto e não deixe entrar claridade pra ele poder fazer o efeito do sono .
      Espero que tenha ajudado .

  7. Maria das Neves Correia disse:

    So queria saber porque aqui no Brasil é proibido, se faz tão bem pra que tem insônia, pois no Canada e Estados Unidos se compra sem receita.

  8. Dolores Boscá Escudero disse:

    Minha mãe tem 84 anos e não dorme.
    gostaria de comprar pra ela.
    Como faço?

  9. Waldirene fernandes disse:

    E quando o excesso é de sono ?! eu durmo 8 horas por dia , mas continuo com muito sono durante o dia todo, meus olhos ficam pesados, seria o excesso desse hormonio ?! preciso saber, para procurar ajuda.

  10. celia parison disse:

    Qual o site seguro para comprar este hormonio? Necessito urgente de comprar este hormonio

  11. Rosângela Alves disse:

    Eu conheci a melatonina faz 03 anos e durante este tempo estou tomando sem parar tenho 54 anos. Estou encantada pois tenho 03 casos na família com problemas de depressão, esquizofrenia e bipolaridade. Fiz duas dessas pessoas tomarem e melhoraram muito, voltaram a ter uma vida saudável. A unica que não quis tomar teve um surto. Falei com a médica psiquiatra que me relatou não conhecer os efeitos da melatonina. Fico impressionada como as pessoas (profissionais) não se reciclam. Poderiam ajudar muita gente!

  12. kevin disse:

    gostaria de saber se posso tomar erva de sao joao pela manha e melatonina antes de dormir? obrigado

  13. Thamires disse:

    Olá, há mais de um mês estou com um sono excessivo, durmo bem a noite mas sinto meus olhos pesados o dia todo, com sensação de areia. Estou com medo, preciso de dicas para despertar esse sono e voltar a ser como antes. Tenho 18 anos, me ajudem por favor!

  14. Rosane disse:

    Estou usando melatonina a poucos dias e é impressionante como meu sono melhorou. Mas gostaria de tirar uma dúvida dr, se possível. Eu sinto que ela me deixa com sono. Ao ccontrario do que leio, que não dá sono. Ela dá uma pequena sedação dr? Obrigada e parabéns pelo texto.

  15. Ednaldo disse:

    Dr. em quais situações ou contexto a melantonina pode provocar a perda do sono? existe estudos indicando isso? grato

  16. MARIANA disse:

    OLA…. USO MELATONINA E NÃO VIVO MAIS SEM! DEPOIS DE MUITA PESQUISA ENCONTREI UM SITE SUPER SEGURO, ACEITA PAGSEGURO E PAYPAL. SEM CONTAR A ENTREGA QUE FOI BEM RAPIDA. SUPER RECOMENDO.

    http://WWW.R1IMPORTS.NET.BR

    https://www.facebook.com/pages/Melatonina-DHEA-Vendas/961643777213221?fref=ts

    • Mirela disse:

      Boa noite dr.
      Tomo melatonina e tem me ajudado muito. Fui viajar recentemente e comprei dessa vez umas balas (adult gummy) de melatonin 5mg. O efeito é o mesmo do comprimido? Como tenho o estômago fraco para remédios achei que essa forma poderia agredir menos…

  17. Marcus Fabian C. Antunes disse:

    Dr. Roberto, eu li muito sobre a MELATONINA e resolvi comprar, pois eu tenho insonia e com isso eu fico muito mal humorado e estava chegando a uma depressão profunda, mas sempre tive problemas de insonia só que desta vez estava chegando ao ponto critico. No primeiro dia eu senti muita diferença, tive um bom sono e acordei muito bem , no segundo dia meu sono foi perfeito e acordei perfeitamente bem e me parece que o meu bom humor esta voltando tbm. Pretendo tomar durante um bom tempo e ver se o resultado vai ser ainda melhor. Espero que volte meu bom humor e ter um bom sono com a MELATONINA. Minha dosagem é de 3mg.

    • Espero que continue te ajudando !! Obrigado pelo depoimento

    • alexandre Nogueira disse:

      Gostaria de saber se realmente a melatonina tem mais efeitos positivos ou negativos em relação a depressão ou outros disturbios como bipolar ou depressão profunda ou se pode regulariza meu relógio biológico no meu caso voltar a minha mente a compreender a noção de dia e noite que perdi com a depressão que tive a mais de 17 anos atrás. E fiquei com uma sequela quem psicologos nem psiquiatra conseguem descobrir e me da vários diagnósticos que não batem com os sintomas que eu tenho a todo esse tempo.
      Gostaria que as pessoas que tomaram a melatonina e tiveram efeitos mais positivos e em que patologia foi usada que entrasse em contato comigo para mais esclarecimento e testemunho para saber as veracidade dos fatos.
      Como Marcus Fabian C. Antunes por favor: 8388834903 esse é meu zap e passe para todos que fazem uso da melatonina e se o Dr. trabalha com ela e qual a real opinião sobre esse assunto.

  18. Andreia disse:

    Dr. Boa tarde.
    Minha mãe tem 68 anos e vem se tratando co base tratando contra depressão a 5 meses. O quadro depressivo parece estar começando a melhorar, no entanto ela tem muita insônia e nem os medicamentos tarja preta resolvem. Ela sempre teve dificuldades pra dormir. Piorou com a depressão. Gostaria de saber se ela pode fazer uso da melatonina e qual seria a dosagem? É necessário suspender o calmante ou pode fazer uso junto? Outra dúvida: Ela já teve câncer de mama a 12 anos atrás. Tem algum risco dela tomar melatonina? Gostaria mmuito que ela conseguisse deixar de tomar esses remédios. Obrigada.

  19. Cristiane Souza disse:

    Eu tenho sono demais, durmo muito bem à noite, cerca de 8 horas noturnas e passo o dia todo com sono, muito sono, há como regular a produção desse hormônio?

  20. mary disse:

    Boa noite dr.,gostaria de saber se uso da melatonina e por um determinado periodo,
    Ou a pessoa tem que fazer uso continuo, achei muito interessante
    O produto…tenho muita dificuldade em dormir cedo, meu problema e pegar no
    sono. Ou seja durmo muito tarde e acordo la pras 11:30 da manhã e isso me encomoda muito
    Sera que a melatonina regula o sono?

  21. Claudia Ribeiro disse:

    Caro Dr Roberto, fui diagnosticada com Fibromialgia e estava tomando Amitriptilina prescrita pela reumatologista mas, como estudos comprovam dependência desta droga eu optei por não tomá-la mais até porque já sou obrigada a usar hormônio para-o tratamento do hipotireoidismo. Mas, agora eu estou com o problema de Insônia Inicial e com esta minha aversão aos remédios pois, sei que os mesmos podem até tratar a doença em contrapartida causam muitas reações adversas. Logo, tentei de maneira natural ( exercícios físicos e alimentação correta) tratar os meus problemas de fibromialgia e insônia mas, como estes 2 problemas são interligados acabei ficando sem dormir e, consequentemente, sem energia até para comer. Contudo, resolvi fazer o uso do Suplemento de Melatonina, o que está me devolvendo o meu sono. Entretanto, fico preocupada se um dia conseguirei dormir de novo sem usar nenhum suplemento e, quanto a dose que me faz adormecer que é de 10mg porém, cada comprimido tem 2 camadas onde a externa libera uma dose rapidamente para adormecer e a camada interna libera o restante da dose lentamente para manter o sono. (Caso queira saber mais sobre este comprimido – Avanced Sleep Melatonin 10mg , NATROL).
    Então, a Melatonina vicia o organismo ? E, esta dose de 10mg mesmo com este “mecanismo” gradual de liberação traz algum prejuízo a minha saúde em curto ou a longo prazo?
    Desde já agradeço a sua importante contribuição pública com este site.

    • Melhor usar melatonina para dormir que qq outra droga alopática.Melatonina em geral não vicia como outra drogas convencionais. E se tiver que usar continuamente o benefício será muito maior do que não tomar, melato é um hormonio natural do corpo assim como a levotiroxina que já faz uso.

  22. alexandre Nogueira disse:

    Gostaria que cada um de vc entrasse em contato comigo: para juntos compreendermos os verdadeiros efeitos da melatonina com segurança e assim: não sendo apenas uma propaganda além da realidade e assim: Possamos juntos nos ajudar e ajudar outras pessoas que tenham outros transtornos psicológicos ou de sono ou de depressão ou bipolar ou seja qual for que tira sua saúde e bem estar de viver. Espero que tudo isso seja a vontade de Deus, que diz: que tudo conspira para aqueles que amam a Deus e são chamado para o seu decreto.
    vidafelizjesus@hotmail.com e meu zap mais uma vez é 8388834903 Peço que entre em contanto comigo o mais rápido possível e assim: ajudarmos a todos de uma forma ou de outra.
    meu telefone da tim é :988922885 e oi 83987653119 Mas, só as pessoas que tomam e querem me ajudar ou ajudar outras pessoas e falarem a verdade para não prejudicar a ninguém .

  23. Suzana disse:

    Olá. .estou tomando a dois dias e percebi que a qualidade do meu sono não foi tão boa..foi superficial. Parece que sem ela dormia melhor.
    É normal?Isso pode acontecer, devo insistir.
    Obrigada.

  24. Fernando Ribas disse:

    Insonia existente e a princípio depressão!! A melatonina auxiliaria na cura de ambos e qual a dosagem!??

  25. ELIZA C CUNHA disse:

    Boa Tarde Dr:
    Tenho 54 anos e tomo Puram 100mg todos os dias (o que será para o resto da vida) ando tendo insonia,ou sei la,só consigo dormir depois da 02:hs da manhã,um sono normal sem interrupções,só acordo mesmo de manhã para ira ao trabalho,mas gostaria de dormir mais, e mais cedo.Posso tomar Melatonina uma vez que tenho hipertioridismo.

  26. Preciso ugenti desse hormonio tenho57 anos tomo tarja preta pra dormir como posso comprar por favor me mande endereco msg agradeco vc me ajudar obrigada

  27. Claudia Ribeiro disse:

    Claudia Ribeiro
    01 de julho de 2015 – 04:09

    Caro Dr Roberto, fui diagnosticada com Fibromialgia e estava tomando Amitriptilina prescrita pela reumatologista mas, como estudos comprovam dependência desta droga eu optei por não tomá-la mais até porque já sou obrigada a usar hormônio para-o tratamento do hipotireoidismo. Mas, agora eu estou com o problema de Insônia Inicial e com esta minha aversão aos remédios pois, sei que os mesmos podem até tratar a doença em contrapartida causam muitas reações adversas. Logo, tentei de maneira natural ( exercícios físicos e alimentação correta) tratar os meus problemas de fibromialgia e insônia mas, como estes 2 problemas são interligados acabei ficando sem dormir e, consequentemente, sem energia até para comer. Contudo, resolvi fazer o uso do Suplemento de Melatonina, o que está me devolvendo o meu sono. Entretanto, fico preocupada se um dia conseguirei dormir de novo sem usar nenhum suplemento e, quanto a dose que me faz adormecer que é de 10mg porém, cada comprimido tem 2 camadas onde a externa libera uma dose rapidamente para adormecer e a camada interna libera o restante da dose lentamente para manter o sono. (Caso queira saber mais sobre este comprimido – Avanced Sleep Melatonin 10mg , NATROL).
    Então, a Melatonina vicia o organismo ? E, esta dose de 10mg mesmo com este “mecanismo” gradual de liberação traz algum prejuízo a minha saúde em curto ou a longo prazo?

    Desde já agradeço a sua importante contribuição pública com este site.

    • Olá Claudia. Melatonina é hormonio natural do seu organismo , se depender dela será bem melhor que depender de qq outro remédio. Seria como alguém que precisa de hormonio da tiroide e faz reposição. Independente disso, o que percebemos, é que melhorando a qualidade do sono alguns conseguem ir desmamando da melatonina sem prejuízos ao sono . Isto aconteceu comigo por exemplo. Abraços!

  28. Sofia disse:

    Tenho 50 anos e estou fazendo uso de tibolona. Gostaria de saber se há algum problema usar a melatonina junto com o tibolona. Obrigada!

  29. Wybsem Guterres Santiago Filho disse:

    olá Dr. tenho diabétis tipo 1 posso fazer uso da melatonina? qual a quantidade? tenho q tomar mais insulina? durmindo muito mal!

  30. Andrea disse:

    Tomo melatonina 3 mg há 4 anos e tenho uma noite de sono bastante repousante. Antes disso acordava
    várias vezes durante a noite e passava o dia cansada.meu médico que me receitou pediu Q eu suspendesse o uso contínuo pois meu organismo precisava produzir a melatonina por ele mesmo . O sr concorda que o uso contínuo pode ser prejudicial e afetar a produção da melatonina pelo nosso organismo ?

  31. Kelly brito disse:

    Olá dr. quem toma medicação para colesterol, pressão alta e para o coração também pode tomar melatonina p insônia ? Obrigada

  32. Débora disse:

    Olá Roberto. Podes me indicar uma farmácia nos EUA que venda Melatonina 1mg sublingual? Quero comprar pessoalmente, mas percebo no site da vcs e walgreens vende acima de 3 mg. Grata!

  33. Luciane disse:

    tenho 51 anos, iniciei meu tratamnto de modulação hormonios bioidenticos,mas a insônia continua. tomei no primeiro dia 3 mg de melatonina , naõ dormi nada , seguundo dia tomei 4.5 mg , naõ dormi nada e amanheci muito irritada …. o médico disse para aumentar para 6 mg , ( 2 comprimidos) , estou com medo de tomar porque minha irritação foi muito grande no dia seguinte. estou desesperada, so durmo tomando calmante lexotan… devo tentar as 6 mg ? Obrigada

  34. Fernanda disse:

    Faço uso de um fitoterápico (kawa kawa + hipericum + valeriana) pois sou muito ansiosa e tinha insonia algumas noites, tambem faço acupuntura auricular. Iniciei com melatonina 3mg sublingual devido seus benefícios, não tive mais insonia, porém tenho acordado com muito sono, comecei a partir o comprimido ao meio para diminuir a dose mas continuo com muito sono ainda, meus olhos acordam inchados.
    o que devo fazer?

  35. luiza disse:

    dr roberto minha mãe tem alkzaimer dei um comprimido para ela de melatonina de 10mg e dormiu tranquila, no outro dia ela tomou no mesmo horario e a noite ficou acordada ate de madrugada e conversando sozinha com a irma dela e chamando a irma o tempo todo para dormir com ela. sendo que a irma ja morreu o que ocasionou o resultado da melotonia?

    • imagino esta mais relacionado com Alzheimer do que com melatonina. De qq forma comunique ao médico dela>

      • Maria José Feitoza disse:

        Estou muito interessada em usar a melatonina desde o dia que assisti o Globo Repórter em maio. Tenho uma insônia muito rebelde e há muitos anos tomo remédio controlado. Atualmente tomo Alprazolam, mas há uns 10 anos. A dosagem que tomo é 0,75mg.
        Meu sonho é conseguir dormir bem, como as demais pessoas.
        É horrível a gente fazer uma longa viagem de avião ou ônibus, ver todos dormindo e ficar acordada!
        Quero tomar melatonina, mas tenho dúvidas sobre a dosagem correta. Tenho 64 anos, mas tenho insônia desde antes da menopausa.
        Que dosagem posso tomar, Dr.?

  36. Rose Aparecida disse:

    Tenho insônia a muito tempo, tem períodos que durmo melhor, outros quase nada, li a respeito e resolvi tentar, mas encontrei apenas a dosagem de 10mg,corro risco de começar com essa dosagem? Poderia ser tomado um ou dois comprimidos por semana para fracionar a dosagem?

  37. Marlene Mamed disse:

    Comprei hoje, melatonina 5mg, é muito para começar?Tomo remédio para pressão Diovan e hormonio Anastrozol, tive cancer bilateral nas mamas, tenho tido muita insônia, tomarei o Anastrozol até janeiro.
    Aguardo resposta, obrigadaq.

  38. Adenilton disse:

    Ouvi falar que quem toma betabloquedor não pode tomar melatonina. Eu tomo atenolol de 25 mg, só pela manhã, e nem um dos médicos que já fui até hoje quis me tirar essa dúvida (óbvio por que, né!). Sofro com insônia desde pequeno (hoje tenho 38 anos). Poderia me ajudar? Gostaria muito dormir bem. Obrigado.

  39. Denise Fonseca disse:

    Dr Roberto..nunca tive problemas com insonia ,mas estava sempre cansada ,tensa no outro dia ,nunca gostei de tomar remedios controlados tipos amitipitrilina ,rivotril etc.. mas começei a fazer uso de melatonin que compro em um site da Florida a alguns meses e estou tendo um bom resultado .E tambem sei porque ele não e fabricado e vendido no Brasil. Mas gostaria de saber de que produto natural ele e feito.Obrigado,Denise

  40. Rodrigues disse:

    Comecei trabalhar a noite 12 por 36 nas minhas folgas nao consigo pregar os olhos tou tomando melatonina 3mg nao esta surginndo efeito o que eu devo faset

  41. Rodrigues disse:

    CONTINUAÇÃO : tenho 27 snos o q devo faser almentar a dodagem de melstonina???

  42. Sabrina disse:

    Gostaria de saber se existe alguma contra indicação para tomar melatonina pela manhã, durante 2, 3 dias e alternando.

  43. Maurício disse:

    onde encontro malatonina,qual site confiável?

  44. Michella disse:

    Dr Tenho 45 anos e dificuldade para dormir. Comprei Melantonin 3mg Natrol e tomei umas 4/5 dias. Estou tendo dor de cabeça e hj acordei de madrugada com uma dor de cabeça imensa que nunca tive, acompanhada até de enjoo. Eu usava o Cizax para me ajudar a dormir e me dava bem com ele mas tinha preocupação com seu uso continuo. Isso pode ser efeito colateral da melatonina?

  45. Alex Gonçalves Viana disse:

    Parabéns Dr, fiquei abismado com sua paciência em atender e procurar ajudar a todos.
    Obrigado ! Precisamos de mais pessoas assim…

  46. Samara Bittencourt disse:

    Olá, tenho 26 anos, sempre dormi muito bem, mas infelizmente depois de passar por sérios problemas de saúde com meu pai comecei a ter insonia/ansiedade, comecei então escondido tomar alprazolam da minha mãe, 0,5 mg, hoje continuo não dormindo bem, e dependendo do medicamento, quero parar de tomar, pois já percebo seus efeitos colaterais e psicológicos, comprei ontem a melatonina 3 mg optimum nutrition, tomei um comprimido junto com o alprazolam e não senti diferença, acordei varias vezes durante a noite e despertei totalmente antes das 06:00 da manhã. Será que o alprazolam tem alguma interação farmacológica com a melatonina sintética?

  47. Eliema Cardoso da Rosa disse:

    Olá. Li que o uso de melatonina pode interagir com anticoagulantes. Como eu tomo extrato de semente de uvas, poderia a melatonina interagir com essa substância? Muito obrigada e parabéns pelo site.

  48. walter carlos toledo veiga disse:

    Drº Roberto Amaral,
    Fico satisfeito de ter conhecido o Sr. via este site – bem tenho um sono irregular durmo picado falei com um médico ele não recomendou tomar MELATONINA – mesmo assim pelos depoimento acima muito útil para mim e sua OPINIÃO fará para mim todo o resultado esperado – a pergunta – DEVO TOMAR MELATONINA 3 MG – comprei via USA – tenho 63 anos e sei que a produção da minha melatonina é baixa
    agradeço se o Sr Drº respondesse – obrigado grande abraço walter carlos

    • Desculpe,não posso fazer indicações específicas. Um causa básica de insônia na sua idade é o déficit de testosterona mas temos várias outras causas também como déficit de melatonina a qual vc cita. Maus hábitos com se exercitar a noite, fica no celular a noite, café em excesso, apnéia do sono são outras. Portanto teria que descobrir a real causa do problema antes de indicar melatonina

  49. Regiane disse:

    Bom dia, Dr. Roberto.

    Li acima numa resposta sua que se compra sem receita, mas existe a venda em farmácias comuns ou tenho que mandar manipular? Pq segundo uma amiga, só s encontra fora do Brasil.

    Obrigada.

    Regiane

  50. Gilda Souza disse:

    Dr boa noite .. Tenho 45 anos e estou na menopausa tomo citalopran e p dormir tomava seroquel .. Só q o seroquel pode causar demência uso ao longo prazo .. Sem o seroquel não durmo nada .. Comprei metatonina da sundown 5mg.. To tomando fazem três noites sono picado , artificial , dores de cabeça e pesada no dia seguinte .. Será q tenho q tomar dosagem menor ? Tentei tomar 10 mg na segunda e terceira noite .. Não melhorou ..

  51. Luiz disse:

    Tenho 57 anos e tenho apneia, usando um cpap para dormir. Como não tenho um sono satisfatório, estou querendo usar a melatonina. Existe alguma restrição devido à apneia? Obrigado.

  52. Gilda Souza disse:

    Obrigada pela orientação!
    Tudo de bom !
    Abs

  53. Juliana Nascimento disse:

    Olá, eu trabalho em regime de plantão noturno, em dias alternados e estou com dificuldades para dormir, qual o melhor horário para tomar a melatonina? Parabéns pelo site e pelo artigo, muito esclarecedor.

    • Olá, tome nos dias 10 min antes do horário que deseja dormir. O grande problema que vejo pessoas que fazer plantão é hipocortisolemia matinal, o que bagunça o ritmo circadiano todo e culmina com insonia

  54. Doutor Comprei Melatonina por R$80,00, o senhor disse que ela é barata. Onde tem mais barata? Porque achei muito cara.

  55. Leni orlandini disse:

    Dr tenho 52 anos, estou tomando Metiltestoterona e Angeliq para reposição hormonal, gostaria de saber se posso tomar melatonina.
    Obrigada
    Leni

  56. Glaucia Salvador disse:

    Comecei a tomar melatonina 1mg, hj é o segundo dia e estou acordando muitas vezes durante a noite. Isso vai continuar ? Eu tomava patz e dormia a noite toda. Estou frustrada e agora são 05h14 e estou com insônia.

  57. Eliana disse:

    De gostaria de saber se tem efeito colateral com l tirosina e 5HTP?obrigado

  58. Maria Isabel De Oliveira disse:

    Minha irma faleceu com câncer de mama ,por isso não faço reposição hormonal tenho 56 anos tomo lioran para dormir gostaria de saber se posso tomar melatonina

  59. Renata disse:

    Doutor, a Melatonina é para ser usada todos os dias? E por quanto tempo? Meu problema é que acordo varias vezes a noite…talvez preocupação em perder a hora, mas faz muito tempo que não tenho uma noite de sono completa.
    Outra coisa, se tomei bebida alcoólica á noite, mesmo assim posso tomar a melatonina antes de dormir ou nesse dia não faria uso dela? Obrigada

  60. THAMIRES FERREIRA DOS SANTOS disse:

    Doutor,
    bom dia!

    tomo lexotan 1,5..poderia tomar junto com a melatonina? quanto tempo entre um e outro?

  61. Raquel de alencar disse:

    Li que um dos efeitos colaterais de doses altas seria o aumento do estrógeno.
    Tive CA de mama e tomo Arimidex 1mg por dia. Posso tomar Melatonina?

  62. amelia kowarick disse:

    Já li que o uso da Melatonina como suplemento, pode suprimir a produção fisiológica natural no organismo. Ou seja, pode causar a falta da produção natural a longo prazo e que por isso é proibido. Isso pode ocorrer?

    • Teoricamente sim mas na prática não é o que vemos. Diversos pacientes quando ajustam o sono e passam a dormir bem usando-a, suspendem e continuam da mesma forma.Independente disso não acho ser este o motivo da proibição no país

  63. Nilvande disse:

    Dr. Roberto,
    Qual o site que o Sr. indica para se adquirir o produto nos EUA?

  64. Kyssila disse:

    Não encontro nada para orientar aos profissionais que como eu trabalham em escala noturna…trabalho em escala noturna por 2noites subsequentes,seria interessante tomá-la pela manhã pôs plantão??
    Deixe alguma dica para o uso da melatonina para trabalhadores de escalas noturnas!grata.

  65. Rafael disse:

    Olá, uma duvida que tive é a seguinte, se por exemplo eu tomar Melatonina, a longo prazo o corpo pode parar de fabricá-lo naturalmente? Assim como a insulina ou a testosterona. O corpo entende que não precisa mais fabricar quando “percebe” que tem a melatonina presente no sangue e para de fabricar? a longo prazo isso pode ter um efeito contrário e pode causar dependencia?

  66. Ana Paula Di disse:

    Oi , estava com insonia a meses comprei a Melatonina e estou tomando já faz um mês e estou super bem tinha ansiedade e esta bem melhor , gostaria de saber se pode fazer o uso da melatonina todos os dias e por quanto tempo

  67. walfran disse:

    Dr Roberto, no meu caso, em particular, a suspensão da melatonina esta sendo um martírio. Não é nada psicológico, são sintomas físicos mesmo. Eu durmo a noite, mas acordo me sentindo como se não tivesse dormido, minha pele mudou, estou com olheiras profundas, e nos primeiros dias sem o suplemento senti bastante enxaqueca. Ja tive esta experiência de cortar durante alguns dias, é terrível.. e basta tomar o comprimido para acordar outra pessoa. Mas desta vez vou insistir, pois tenho quase certeza de que não estou produzindo melatonina, ou produzindo muito pouco. Mas caso se passar um mês e eu continuar na mesma, voltarei a tomar, convicto de que dependo dela.

    • Sem dúvida é melhor depender de melatonina do que de remédios para dormir como benzodiazepínico. Mas outros hormônios devem estar equilibrados para melhor avaliação. Menopausa e andropausa causam insonia por exemplo assim como Sindrome da Fadiga Cronica com cortisol baixo. Procure um médico que faça modulação hormonal perto de vc

  68. sandra disse:

    dizem que a melatonina pode agravar a tireoide. isso procede?

  69. Lucilei disse:

    Boa noite, Dr.Roberto!
    Amigos trouxeram Melatonina dos EUA (3mg da Natrol), pretendo iniciar esta noite. Como tenho hipotireoidismo, existe alguma contra indicação?

  70. oliveira disse:

    Estou Tomando melatonin da ON, desde que passei a tormar a quase uma semana, ao acordar nao sinto mais olhos pesados e nem me sinto mais cansado, porem desde que passei a tomar sonho durante toda noite intensamente, continuo a acordar algumas vezes a noite, mas pego rapido no sono, porem com excesso de sonhos loucos e normal isso?

  71. marli torres simões disse:

    Dr. Roberto quem tem colesterol alto e usa sinvastatina, pode fazer uso de melatonina? Obrigada

  72. Fernanda disse:

    Dr. Parabéns pelo trabalho e atenção aos leitores. As pessoas tem mto medo de usar hormônios. Minha mãe diz que não vai fazer reposição hormonal na menopausa. Já ouvi mta gente dizendo isso. De onde vem esse medo? Acho que confundem hormônios com anabolizantes. Usar hormônios (com acompanhamento) é tão arriscado assim?

    • Essa é uma problemática muito grande que venho há anos tentando desmistificar. Explico esse medo dos hormonios da menopausa no post sobre este assunto ( Menopausa), vale a pena mostrar para ela. A própria palavra anabolizante ficou estigmatizada, sua mãe produziu estradiol, Dhea e testo a vida inteira e são hormonios esteróides anabolizantes. O uso abusivo e sem critérios que acabou gerando tudo isso além de estudos mal feitos década atras que acabaram caindo por terra

  73. Simone disse:

    Dr. Roberto, quem usa anticoncepcional, pode fazer uso da melatonina?

  74. Cinara disse:

    Doutor desde que fiquei gravida tenho insonia terrivel ja tentei de tudo e nada passa posso tomar melatolina?

  75. Geraldo Neves disse:

    Dr. Roberto, Uso quetiapina 25mg, um comprimido antes de dormir. Conversei com meu psiquiatra e ele me comentou que poderia usar Melatonina, desde que comprada diretamente no exterior, para não confiar em sites. Existe algum site seguro para a compra da mesma?

  76. magda dias gaspar disse:

    Olá Dr.Roberto!gostaria de saber quantas mg tomar do remédio melatonin para enxaqueca,pois sofro a vários anos, com crises fortíssimas,já fiz vários tratamentos sem resultados.Trabalho a noite semana sim semana não,não tenho horário certo para dormir,e,se tomar o remédio vai me dar sono no horário de trabalho?Nunca fiz nenhum exame para saber se tenho produção suficiente de melatonina no sangue.Obrigada pela atenção.

  77. EUNICIA KOHLER disse:

    OLÁ DR.ROBERTO,BOM DIA,SOFRO DE INSONIA A MUITOS ANOS,FAÇO USO DE ANTIDEPRESSIVO,JÁ TOMEI VARIOS REMEDIOS DE TARJA PRETA,NENHUM ME AJUDOU,ATE QUE MEU MEDICO ME INFORMOU DA MELATONINA.TOMEI APENAS POR DUAS NOITES E JÁ VI RESULTADO.ME FAZ PEGAR NO SONO,ME DEIXA MAIS,CALMA,ME AJUDOU BASTANTE,JÁ POSSO DIZER QUE REALMENTE.FUNCIONA.SEUS COMENTARIOS FORAM OTIMOS.

  78. Cátia Simeão disse:

    Boa noite, Dr. Roberto. Que médico devo procurar para saber se necessito mesmo de melatonina? É algum exame específico? Tenho 55 anos, tive câncer de mama há 10 anos e não tive nenhuma complicação de lá pra cá. Mas tenho tido insônia e ganhei uns quilinhos em 6 anos. Não faço uso de qualquer medicamento. No meu caso, qual seria os benefícios da melatonina?

  79. José Olavo Assis disse:

    Tenho 72 anos. Sou usuário de CPAP a 4 anos. Tenho sonolência persistente. A Melatonina pode ajudar?

  80. Fernnda. disse:

    Dr…
    Eu estou tomando melatonina há um mês e minha vida mudou. Estou dormindo bem, nunca mais tive dor de cabeça. Mas tenho medo do efeito em uso prolongado. Existe um tempo seguro para continuar tomando? Posso continuar já que me faz tão bem?
    Obrigada.

  81. Elizabeth Souza disse:

    Dr. Roberto tenho fibromialgia e pesquisando na Internet fiquei interessada em experimentar a melatonina. Tenho 55 anos e o meu sono não é relaxante, tenho a impressão que durmo tensa, ao mudar de posição acordo por causa das dores.
    O senhor acha válido tomar a melatonina?

  82. fabiana araujo disse:

    Bom dia Dr. Roberto!
    Por gentileza me responda uma dúvida : faço uso da pílula anticoncepcional Mercilon (Desogestrel, Etinilestradiol, é contra indicado eu tomar a melatonina?
    Tenho insônia , nem sempre eu demoro para pegar no sono ,no entanto acordo várias vezes durante à noite e custo a pegar no sono novamente, estou fazendo uso da melatonina Nitrol 0,5 mg a mais ou menos uma semana e não senti diferença alguma. Será que é a baixa qualidade do produto? ou a junção com a pílula?

  83. fabiana araujo disse:

    bom dia!
    Por gentileza me responda uma dúvida : faço uso da pílula anticoncepcional Mercilon (Desogestrel, Etinilestradiol, é contra indicado eu tomar a melatonina?
    Tenho insônia , nem sempre eu demoro para pegar no sono ,no entanto acordo várias vezes durante à noite e custo a pegar no sono novamente, estou fazendo uso da melatonina Nitrol 0,5 mg a mais ou menos uma semana e não senti diferença alguma. Será que é a baixa qualidade do produto? ou a junção com a pílula?

    • Não é contra indicado o uso de pilula por quem toma melatonina ou vice versa. Pode ser a causa do seu problema não seja a falta de melatonina

    • Rose Marie disse:

      Fabiana e Dr Roberto,
      Também sofro de insônia ocasional, mas confesso que o anticoncepcional piorou minha insônia, a ponto de nem a melatonina fazer efeito…
      Essa semana decidi suspender o Mecilon e ficar pelo menos um mês só com a Melatonina pra ver se faz efeito, senão vou ter que recorrer aos temidos remédios pra dormir!
      Por gentileza me informe como você está agora! Continua tomando o Mecilon e a Melatonina? Fez efeito?

      Grata!

      Rose Marie

  84. Elaine Molinari disse:

    Eu tive câncer de mama e não posso com certos hormônios, tomo tamoxifeno (bloqueador hormonal). Gostaria de saber se a melatonina interfere em algo nesse problema. Obrigada

  85. Julieny disse:

    Olá Dr Roberto. Comprei a melatonina porque tenho crises de enxaquecas fortes. Vi na TV e comprei pra testar. Li vários artigos e achei bem promissor. Ontem foi minha primeira dose. Percebi que a minha mente pensou em zilhões de coisas, tive um sono superficial, porém acordei bem, sem sensação de cansaço nem nada. Ah a minha é de 3mg. Poderia tomar somente meio comprimido? Outra dúvida é uso anticoncepcional por ter ovários policísticos e tomo 75mmg de eutirox por ter hipotireoidismo ( sou cagada de hormônios kkkkk). Tem algum problema essas interações medicamentosas? Grata!

  86. Rogério disse:

    Dr. melatonina pode ajudar na melhora de quem tem TE (tremor essencial)
    obg.

  87. SANDRA disse:

    Boa tarde Dr Roberto,
    tenho crises de enxaqueca há 20 anos. Já tentei tratamento com médicos de diferentes especialidades, infelizmente sem retorno satisfatório. Já fiz 2 polissonografias e foi detectado que a qualidade do meu sono é ruim – é um sono não reparador. Durmo com a musculatura muito tensa e acordo com muitas dores tanto na musculatura craniana, cervical, ombros e mandíbula. Hoje tomo alprazolan 2mg + donarem retard 100mg + clo 25mg. Gostaria de saber se posso iniciar o uso da melatonina simultaneamente com estes medicamentos ou devo fazer a substituição?
    obrigada!

  88. Viviane disse:

    Dr Roberto, tenho feito onusto da Melatonina 3mg da marca Nutrol, mas agora vejo umas da marca Puritans Pride. Vc pode me indicar qual acha melhor?

  89. Derlinda Aparecida Pinto disse:

    Parabéns pela iniciativa Dr Roberto. Comprei melatonina da Sundow 10mg, aqui em minha cidade mesmo. Site de remédios cura pela natureza. Há uma semana estou usando. Agora só acordo uma vez a noite. Minha tia com câncer de mama usa há mais de 05 anos e o resultado foi maravilhoso. Porque será que a ANVISA não libera de uma vez?

  90. Maiara disse:

    Olá doutor sofro de enchaqueca a tempo comecei a tomar melatonina …gostaria de saber se posso tomar junto com cloridrato de amitripilina pois foi o qual o médico passou …

  91. Maiara disse:

    C loridrato de amitriptilina**

  92. SANDRA disse:

    SANDRA disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    05/31/2016 às 7:08 PM
    Boa tarde Dr Roberto,
    tenho crises de enxaqueca há 20 anos. Já tentei tratamento com médicos de diferentes especialidades, infelizmente sem retorno satisfatório. Já fiz 2 polissonografias e foi detectado que a qualidade do meu sono é ruim – é um sono não reparador. Durmo com a musculatura muito tensa e acordo com muitas dores tanto na musculatura craniana, cervical, ombros e mandíbula. Hoje tomo alprazolan 2mg + donarem retard 100mg + clo 25mg. Gostaria de saber se posso iniciar o uso da melatonina simultaneamente com estes medicamentos ou devo fazer a substituição?
    obrigada!

    – See more at: http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/hormonios/melatonina-mais-do-que-um-hormonio-do-sono#comment-23264

  93. Giorgio disse:

    Faltou falar que tbm aumenta o nível de GH-hormônio do creacimento.

  94. Giorgio disse:

    *Crescimento

  95. Soares disse:

    Tomo welbutrin pela manhã – seroquel e efexor à noite – lorax para dormir – será que posso substituir o lorax por melatonina?

  96. Luiz Claudio Ferreira disse:

    sobre hormônio do sono, Melatonina.

  97. Tiago Leal disse:

    Dr. Roberto, boa tarde!
    Eu pratico esporte diariamente, mas tenho dificuldade de dormir quando treino no período noturno. Malho às 13:00 horas e treino Jiu-jitsu das 20:30 as 22:00, de segunda a sexta. Quando eu só malho nesse horário que citei, não tenho problemas com sono, mas quando treino o JJ de noite, meu sono não vem. Então quero saber se seria interessante o uso da melatonina para me auxiliar nesse quesito, já que se eu não durmo bem, eu não consigo render legal no outro dia. Como eu gosto muito do Jiu-jitsu e só tenho esse horário de treino, então preciso de um conselho.

  98. Suzana disse:

    Dr. Roberto
    Primeiramente, parabéns pela paciência e boa vontade em responder a todos os questionamentos. É revitalizante ver uma pessoa que realmente ama a profissão e se preocupa com o próximo. Deus abençôe sua atitute e lhe dê em dobro o que pratica de bom.
    Agora minha dúvida.
    Descobri sobre a melatonina pesquisando sobre insônia pois essa me persegue. Sofro de TAG e faço tratamento com Sertralina e esta me causou grande insônia. Faz quase 1 ano que faço uso desse medicamento (que aliás interrompi, na intenção de pedir a minha psiquitra para trocar de medicação). Enfim, odeio tomar remédios, mas por conta da TAG não vi outra opção, tenho um filho de 1 ano que precisa de mim saudável. Por conta da insônia toda noite tomo algo para dar sono (dramim, fenergam, zolpidem, e clonazepam), sei q não é correta minha atitude, mas sem uma noite de sono não t manhã e ainda não dormi)por isso acabo apelando. Acabei de fazer o pedido da melatonia pela internet (ão 6:3 manha e aã e inda náo dormi), gostaria de saber se a melatonina pode reagir maléficamente em conjunto com minha medicação para TAG (pretendo começar o uso de Lexapro)??
    A melotonina a 3mg vai me deixar sonolenta no dia seguinte??
    Agradeço desde já pela atenção.
    Saúde e Sucesso
    AttSuzana Felizx

    • Muito obrigado, reconfortante ler mensagens como essa. Melatonina é bem menos potente que os medicamento citados e provavelmente não a deixará sonolenta mas para que colha bons resultados com ela, outros hormonios teriam quer ser avaliados assim como alguns neurotransmissores. Procure um bom ortomolecular que faça modulaçao hormonal também.

  99. Sergio disse:

    Dr Roberto.
    Minha mãe tem alzaimer e não toma nenhum medicamento para controle da doença devido aos efeitos colaterais apresentados no passado. porem ela dorme bem. já li que a Melatonina é indicada tambem para pessoas com doenças degenerativas. Será que a melatonina pode ajudar de alguma forma pessoas com alzaimer? Quais seriam estes benefícios?

  100. Cláudia Oliveira disse:

    Prezado Dr. Roberto,
    Meu pai tem 69 anos, para mim é bipolar, se recusa a ir ao psiquiatra. Às vezes, dorme apenas um hora na noite. Ele tem pressão alta. Será que ele pode fazer o uso da melatonina?
    Obrigada

  101. EVANDRO FRANÇA CARVALHO disse:

    ÓTIMO ARTIGO! APROVEITO E VENHO FAZER UM RELATO E UM PEDIDO DE AJUDA! TENHO 35 ANOS DE IDADE E DESDE A MINHA PUBERDADE NÃO CONSIGO DORMIR BEM. É AQUELE SONO NÃO SEQUENCIAL ENVOLTO EM PESADELOS E COM ATIVIDADE CEREBRAL FRENETICA. AO ACORDAR PAREÇO ESTAR AINDA MAIS CANSADO. A PRINCIPIO TINHA UMA VIDA SEDENTÁRIA, ONDE NÃO TINHA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E ME IMPUNHA A UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA: FRITURAS, SALGADOS, DOCES,REFRIGERANTES, ETC.. RESOLVI MUDAR OS HÁBITOS E PRATICO EXERCICIOS FISICOS TODOS OS DIAS E ELIMINEI TODOS AOS LIMENTOS QUE POSSAM CONTRIBUIR DE MANEIRA ERRADA PARA MINHA SAUDE.
    PORÉM, A DIFICULDADE PARA DORMIR CONTINUA. QUASE CHEGUEI A FICAR VICIADO EM REMÉDIOS PARA DORMIR. HÁ ALGUMA SAÍDA PARA ISSO?

  102. Simone disse:

    Boa tarde Dr..Faço uso de alprazolam de 2mg. Gostaria de parar. Comprei a melatonina e vou experimentar. Tem algum problema por causa do alprazolam? No caso eu não misturaria. Faria o teste so com a melatonina. Minha dúvida é se há algum problema por eu tomar a medicação por muito tempo. A melatonina da taquicardia? Grata.

  103. Yoni Soares disse:

    Doutor Parabéns em responder pacientemente as pessoas por este veículo..Tive câncer de mama estrogêno dependente e tomo 5 mg de melatonina diariamente,esta quantidade ajudaria a me proteger melhor de uma recidiva?

  104. Boa noite, Dr. Roberto,

    Faço uso contínuo de rivotril, acompanhamento psiquiátrico e psicologico, estou pensando em fazer um desmame gradual do rivotril, substituindo por Melatonina, a pergunta é, o uso dos dois em baixa dosagem não haveria nenhum problema, tomo 2/5 mg de rivotril todas as noites, e tomo também o Luvox durante a tarde. Obrigado ,e parabéns pelo trabalho.

  105. maria paula disse:

    Dr, tenho enxaqueca há 7 anos, tomava amitriptilina desde o início das crises até mês passado quando resolvi parar por conta própria pois não estava vendo resultados.
    Comprei a melatonina de 3mg. Posso tomar todos os dias?

  106. valdir disse:

    FAz mal tomar cerveja e depois a melatonina ou depoi de 12hojras doutor

  107. Valdelice disse:

    Bom dia doutor
    Parabéns por ter um tempo pra ajudar a tantos que precisam tirar suas dúvidas a ter um qualidade de vida.
    Tenho 48 anos e há anos sofro de depressão e insônia. Indo atrás de saber o verdadeiro motivo, descobri que estou com hipotireoidismo e estou tomando levotiroxina sodica e amitryl e tbm remédio pra colesterol que segundo o médico aumentou devido o problema na tireoide. Comprei dhea e melatonina e gostaria de saber se posso tomar. Tem alguma contra indicação. Desde já agradeço e quero lhe parabenizar pela atitude. Deus o abençoe grandemente. Abraços

  108. Valdelice disse:

    Esqueci de dizer que prático atividade física, apesar do desânimo que a doença trás, e quero abandonar esses remédios pois gosto se ter uma vida saudável. E o médico tbm passou fluoxetina. Sou do inteiro, difícil avesso a médicos, por isso recorri a vc.

  109. Rosilene disse:

    Bom dia,dr Roberto.
    Sofro de enxaqueca e tenho insônia e tomo naramig 2,5mg
    Gostaria de iniciar com melatonina de 1 mg
    Pois pesquisas foram feitas que é muito bom para prevenção da enxaqueca gostaria de saber se interfere no efeito do naramig ou do Sumax remédios de enxaqueca.
    Muito obrigado pela atenção e paciência.

  110. Carla r f cota disse:

    Bom dia Doutor. Não tenho dificuldade para pegar no sono. Meu problema é que acordo de madrugada e tenho dificuldade de dormir de novo. Isso pode ser falta de melatonina?

  111. Mári disse:

    Dr. Roberto, parabéns! As informações prestadas aqui são extremamente importantes, especialmente porque a grande maioria dos médicos parece ter receio em falar sobre a melatonina ou desconhecem o assunto e aí só sabem criticar. Outros apenas dizem que é proibida no Brasil e pronto. Por favor, estou com as seguintes dúvidas: há algum problema quem está tentando engravidar tomar a melatonina? Pode causar infertilidade? Perguntei à ginecologista, mas ela não soube responder. Outra dúvida: será que se for tomada somente esporadicamente, a melatonina pode induzir a um sono mais profundo, por exemplo, na noite em que for ingerida? É que no geral meu sono é bom, mas nos dias que não me exercito tenho uma leve insônia e por motivos diversos só consigo fazer atividade física 03 vezes por semana . Obrigada!

    • Fazendo uso de forma racional, conforme a necessidade e descontinuando quando não houver mais necessidade não vejo problemas. Quanto ao uso esporádico,pode fazer efeito mas idealmente não deve ser usada para compensar o que esta fazendo de errado

  112. Celia disse:

    Olá Dr,a melatonina pode ajudar pacientes com quadro depressivo ,ansiedade síndrome do pânico, coisas do gênero? Já ouvi relatos q sim,vejo pessoas sofrerem com esses males e penso pq não ajudar liberando o medicamento no Brasil!? Obrigada

  113. DAVYD disse:

    Dr, zumbido no ouvido, ja havendo a tentativa de tratento de sinusite, em mulher na menopausa, com diabetes, seria uma alternativa?

  114. Danilo disse:

    Dr. tomo citalopran, para síndrome do Pânico. posso tomar Melatonina numa boa?

  115. Rui Martins da Mota disse:

    Prezado Dr. Roberto Franco do Amaral
    Saudações
    Tomei durante anos variados ISRS, por conta de sintomas em grau moderado de fobia social e ansiedade em geral. Recentemente tomava ESC (Oxalato de Escitalopram) 10mg. No entanto, já cansado dos efeitos colaterais, dos riscos à saúde e das dificuldades de compra (prescrição médica), resolvi trocar as drogas sintéticas por medicação “natural”. Então, após consulta com psicoterapeuta, passei a tomar Kawa Kawa 300mg – 02/dia, Hipérico (extrato seco) 300mg – 01/dia e Sominex (Valeriana 40mg + Crataegus 30mg + Passiflora 50mg) – 04 comprimidos ao dia. Enfim, gostaria de saber de sua parte, um profissional especializado, a pertinência, adequabilidade e eficiência dessa substituição, em termos do tipo e dosagem da nova medicação “natural” para os diagnósticos supracitados.
    Cordialmente.
    RMM

    • Imagino que já saiba Rui que qq fito ou aminoácido funciona dentro de um contexto de bons hábitos de vida, nunca terá o mesmo efeito que uma droga alopática que basta tomar que verá melhora mesmo com hábitos de vida lixo. Mas a receita é pertinente, aborda serotonina e Gaba – apena as converse com ela para agregar tambem aminoácidos e vitaminas que favoreçam a produção se serotonina e sempre procure um medico para qq avaliação mais detalhada

  116. Priscila disse:

    Dr. Boa noite.
    Gostaria de saber se um paciente com apneia do sono pode ser sedado.
    O uso de sedativos combinados como por exemplo Haldol e Rivotril, podem aumentar o risco de morte quando o paciente tem apneia?
    Obrigada.

  117. Marcio disse:

    Dr. Roberto Parabéns pelo blog e abordagem humanizada.

    A nível de opinião geral, essa tal fase do “desmame” da melatonina, assim que é regulado o ciclo circadiano do indivíduo, o consumo poderia ser interrompido de maneira imediata ou seria interessante continuar um dia sim, um dia não, um dia sim, dois dias não… para esse encerramento do uso, nesse caso hipotético a nível de reflexão?

  118. Leonice Dias disse:

    Dr. tenho depressão e faço uso de diversos remédios controlados, mas a cada dia estou pior: irritada, sinto que o meu corpo está enfraquecendo e tudo isso porque a 3 mês não consigo dormir bem , eu até fecho os olhos, mas passo a noite inteira vendo os meus sonhos , é uma doença do sono chamada REM, a gente não consegue chegar a um sono profundo, até quando durmo de dia isso acontece,estou enlouquecendo, já falei como o meu psiquiatra, mas ele não dá muita importância. Eu queria saber se a melatonina serve para essa doença. Por favor me ajude.

  119. Kelly Souza disse:

    Melatonina abaixa a pressão?, a minha hoje estava 8×5, estou tomando 3mcg de melatonina toda as noites, pois estava com insônia.

  120. Sarah disse:

    Oi Dr Roberto! Comecei a tomar melatonina 6 mg para enxaqueca a uns 15 dias de lá pra cá tenho notado minha visão um pouco borrada. Tomo também 100 mg Amato e 50mg Pamellor( esses já tomo há uns 5 anos) existe alguma contraindicação tomar esses medicamentos com a melatonina? A causa da visão embaçada pode ser o excesso da melatonina?
    Agradeço a atenção
    Sarah

  121. Juliana disse:

    Bom dia Dr Roberto!
    Faço uso da melatonina de 3mg diariamente há 5 meses e gostaria de saber se existe contra indicação no uso ininterrupto da mesma ou se devo dar algum tempo de pausa e também, gostaria também de saber se preciso parar e quanto tempo antes de tentar uma possível gravidez? Obrigada!!

  122. Luis disse:

    Prezado Dr Roberto boa tarde

    Muitas vezes eu tenho um noite de sono com uma quantidade boa de horas (8 ou +), contudo acordo com a cabeça “quente”, como se apenas o corpo estivesse descansado. Poderia me dizer se a melatonina também auxilia nessa questão de “desligamento/desconexão “?
    Agradeço antecipadamente seus comentários.

  123. Haline Lopes disse:

    Ola Dr. Roberto! Tenho 32 anos e problemas com sono desde a adolescência. Não tenho dificuldade em pegar no sono, mas costumo ter o sono muito leve e frequentemente perco o sono de madrugada, por volta de 3 ou 4h da manhã, o que me faz acordar irritada e com dores no corpo.
    Este ano fui diagnosticada com hipoglicemia e pré diabetes.
    Gostaria de saber se o seguinte: A melatonina pode me ajudar?
    Eu durmo todo dia por volta de 23h, posso tomar este horário? Na intenção de dormir bem até as 7h.
    Corro o risco de prejudicar meu quadro com a insulina?
    Comprei a melatonina Natrol 3mg, esta dosagem é mto alta pra começar? Deveria cortar o comprimido pela metade?
    Desculpe tantas perguntas, tenho feito tudo o que posso para dormir melhor há vários anos, já tentei td tipo de tratamento natural e não houve melhora. Preciso muito dormir e recarregar meu corpo, quem sabe a melatonina poderá me ajudar.
    Obrigado por dividir seu conhecimento. Deus o abençoe!

  124. YASCARA CHRISTIANE SERAFINI disse:

    DR, tenho sérios problemas com insônia tomo RIVOTRIL a muitos anos e seu os problemas futuros que posso ter. Minha pergunta é: posso tomar MELATONINA sendo que em Janeiro vou fazer uma inseminação in vitro, tenho que parar com o Rivotril urgente. Me ajude posso tomar a MELATONINA?

    Obrigada.

  125. Milton disse:

    Boa noite Dr. Roberto, meu filho tem 32 anos e é diabético e autista. Ele dorme por volta das 03:30 da manhã e acorda 10:00 hs. Já faz 3 anos que ele toma olanzapina 5mg, ele pode tomar melatonina junto?
    Desde já agradeço.

  126. Jailene disse:

    Dr Roberto, comprei a melatinina mas tomo sivastatina , existe alguma contra indicação..

  127. Eder disse:

    Dr. Eu tenho 55anos tenho hiperplasia prostática benigna, posso fazer uso da melatonina?

  128. ORLANDO disse:

    TENHO 29 ANOS, E MUITA DIFICULDADE PARA DORMI, DURMO POUCO E MUITA MAL, SERA QUE A MELATONINA ME AJUDARIA COM ESSE PROBLEMA ?

    • Existem varias causas de insonia na maioria das vezes são comportamentais como dormir ao longo do dia, tomar muito café,se exercitar a noite, ficar no comp. até tarde da noite e etc. Depois de afastar tais causas, um medico poderia pensar em te receitar melatonina

  129. Janaína disse:

    Sinceramente, eu vejo muita gente citando EFEITOS COLATERAIS como irritabilidade, falta de sono e pesadelos , dor de estômago e enjoo e esse sonso tratando como se fosse um problema do paciente. Que escrotice. Eu tomei essa desgraça, e só piorou minha insônia, irritação matinal e mesmo dormindo minutos, tenho pesadelos e sonhos que atrapalham muito. Para, cara…fica defendendo essa merda que você nem tomou e induz os outros a tomarem, sendo que isso faz mal às pessoas. Eu nem tenho idade de menopausa e tive muita irritabilidade, fui na endócrino e a médica mediu meu cortisol e essa bosta aí aumentou meu cortisol, ainda mais de manhã (que normalmente já é alto para o despertar) e isso causa a irritabilidade. Tem noção como é grave esse tipo de irritabilidade? Fora as reações estomacais e intestinais.
    Mas brasileiro se auto medica e a indústria ama isso, todos ganham suas comissões e quem toma , ferra com a saúde. Quando a ANVISA faz algo que presta, vcs vem com essa.

    • Efeitos colaterais podem acontecer com qq medicação, sem duvida nenhuma. Na minha pratica e uso pessoal, colho bons resultados em geral! Um problema comum é a dose que tem sido usada, tipo quanto mais elevada melhor e não é bem assim podendo dar efeito contrario se for excessiva inclusive. Fique em paz!
      Obs. Faço uso desde 1997 de forma cíclica

  130. paula disse:

    Boa noite!

    Dr gostaria de fazer duas perguntas?

    A melatonina se usada a longo prazo pode causar dependência?

    Outra pergunta é se quem tem artrite reumatóide e está em uso de corticóide pode usar a substância?

    Obrigada!

  131. luciana jordani de oliveira disse:

    Boa tarde DR,comprei a Melatonina, par ver se realmente funciona até hj sempre dormi com remédios controlados, tempo depressão,tenho esperança que eu melhore,porque é terrivel querer dormir e não conseguir,sento na cama e choro de vontade de dormir e nao consigo,tomava CLONAZEPAM,RIVOTRIL,NEOZINE e nada. Trabalho na area da saúde!!!! muito agitada

  132. Elaine disse:

    Olá……gostaria de saber se há alguma interação do uso da melatonina concomitante Pristiq e anticoncepcional?
    Desde já agradeço.

  133. CELSO DE FREITAS disse:

    Dr. Roberto Franco tem problemas de insônia , quero tomar melatonina qual o médico que devo procurar para tirar duvidas quanto a dosagem certa. clinico geral , neurologista ou psiquiatria. tenho 53 anos.
    porque vendem melatonina 3ml sem receita.

  134. Danillo Bartolomeu disse:

    Como ter certeza se os níveis de melatonina estão baixos?

  135. fernanda horta disse:

    Boa tarde dr. Roberto. Li o seu artigo sobre fadiga adrenal e me identifiquei c a maioria dos sintomas lá descritos. Para tratamento vc fala de mudanças alimentares e comportamentais. O sr. acredita q a melatonia poderia tb ser uma aliada no tratamento? Mto obrigada.

  136. Fernanda disse:

    Ok, mto obrigada dr. Roberto.

  137. Luis disse:

    Comecei a tomar,1 noite,mexi bastante na cama e fiquei meio areo parece no dia seguinte,,pode isso!!!!

  138. Luis disse:

    estou tomando de 3 mg

  139. Maria Aparecida Modesto disse:

    Tomo sinvastatina 20 mg. Posso tomar melatonina?

  140. Tania disse:

    Parabéns pela tua pesquisa, bem completa e instrutiva. Tenho apnéia grave, faço uso de cpap já por cinco anos e também tinha crises fortíssimas de enxaqueca. Uso melatonina por um ano. A qualidade do meu sono melhorou bastante, as crises de enxaqueca ficaram mais suportáveis e meus pensamentos ficaram mais claros. Para mim deu muito certo, mas como a causa dos problemas variam de uma pessoa para outra é necessário muita pesquisa e informação especializada para decidirmos fazer uso de um suplemento. Não penso em parar de tomar melatonina, pois uma noite bem dormida não tem preço.

  141. Fred Rocha disse:

    Ola! Tudo bem Dr. Roberto? Tenho 42 anos e eu acordava pelo ao menos uma vez durante a madruga, nunca consegui ter um sono direito. Comecei há uma semana a tomar melatonina 3mg e acontece agora estou acordando durante toda a madrugada e ficando letárgico durante o dia. A dose inicial está alta? Abraço e obrigado!

  142. Eder disse:

    Eu tomava 3mg. mais comecei a ter uma leve dor de cabeça, por isso parei de tomar.

  143. Ótimas dicas. Adorei o seu conteúdo. Muito esclarecedor. Tenho certeza que ele vai me ajudar bastante aqui. Parabéns!

  144. Liliane disse:

    Bom dia, dr Roberto!
    Agradeço desde já sua atenção e boa vontade em clarear nossas dúvidas!!
    A melatonina pode exercer, em algumas pessoas, efeito contrário? Piorar a insônia?

  145. Monica disse:

    A melatonina sintética eh um antigo inflamatorio hormonal?

  146. Wagner Augusto disse:

    Boa tarde. Meu filho tem 10 anos de idade, é autista e nunca engoliu um comprimido na vida. Por indicação médica, vai tomar um comprimido de melatonina à noite, substituindo a risperidona. Por enquanto não conseguimos fazê-lo aceitar o comprimido, e pensei em dilui-lo no leite, ou no suco, ou com algo que ele goste de comer. Isso é possível?

  147. ANA LUCIA disse:

    DR. uso zolpidem porem ainda nao consegui fica somente com a melatonia faz algum mau toma os dois juntos

  148. Andrea Vitola disse:

    Olá! Comecei a tomar melatonina por indicação médica a 07 dias e foi muito bom para mim. Agora vi como eu dormia mal que nem sonhava mais. Porem esta noite acordei com uma forte tontura sem poder me virar de lado, podendo ficar somente de barriga para cima. Quando levantei pela manhã a tontura continuou. Estou tomando de 3mg. Este efeito colateral será sempre ou isto passa com o tempo? Ficarei bem triste se tiver que parar de tomar.

  149. Lucia Maria Saldanha Magalhães disse:

    Dr. essa melatonina de 500mg é a mesma a de 5mg? qual diferença? e qual a dosagem que o senhor recomenda?

  150. Rodrigo disse:

    Olá, por favor, a melatonina da marca da loja walgreens é boa? Eu poderia comprar de 5 mg e dividir no meio, ou ocorre perda da eficácia? obrigado.

  151. Gabryel disse:

    Eu tenho 17 anos, posso tomar melatonina? Tem algum efeito colateral por causa da minha idade?

  152. Paulo Luz disse:

    Olá Dr.Roberto Franco, naveguei por praticamente sua pagina inteira e achei fantástico a atenção que dá a todos os leitores. Parabéns. No meu caso, estou com insonia moderada desde o final do ano passado, digo moderada pois as vezes consigo dormir, mas tem dias consecutivos que a batalha é grande. Procurei várias alternativas, e por último fui até um neurologista que me encaminhou para a polissonografia do sono, e acabou me receitando recentemente Tolrest 50mg. Comecei a administrá-lo no sabado, por ainda se passar 03 dias os efeitos ainda não foram percebidos. Antes deste processo, comprei a Melatonin da Natrol 5mg sublingual. Acontece que hora ela me proporciona um sono interessante, com sonhos e tudo mais, mas tem horas que não faz efeito algum. Porque será. ||Já até aumentei a dose para 10mg. O que o Sr pode me recomendar ou orientar neste caso?

  153. Mariângela Pachioni disse:

    Gostaria de receber novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *