Progesterona – O que é e para que serve este importante hormônio?

 


Para que serve a progesterona ?

  • Após a ovulação, ela se encarrega de preparar o útero para receber um embrião e garantir que a gestação seja bem-sucedida.
  • A queda  deste hormônio quando não ocorre a gravidez, determina a menstruação
  • Porém, quando ocorre a gravidez, ela aumenta para preparar o endométrio para o feto ( como um cama dentro do útero)
  • Prepara a mama para a amamentação
  • Foi provado que ela estimula a ação dos osteoblastos (células responsáveis pela formação dos ossos), dessa forma, sua ação na prevenção e controle da osteoporose é indiscutível.
  • Tem funções cerebrais como regulação do humor e controle de ansiedade por  ativar o neurotransmissor GABA
  • Alguns  autores defendem que a deficiência dela na segunda fase do ciclo menstrual , pode ser responsável pela TPM ( síndrome disfórica pré menstrual)

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Como aumentar a progesterona?” img_alt=”” css_class=””] Suspender pílula caso esteja usando ou através da reposição deste hormônio pela via oral, creme transdérmico ou via vaginal [/sc_fs_faq]

 


HORMÔNIOS  E MAMA:

PROGESTERONA

 


CONCENTRAÇÃO DE PROGESTERONA EM MULHERES:

  • FASE FOLICULAR ( PRIMEIRA FASE DO CICLO  MENSTRUAL: 0.10 – 1.60 ng/mL
  • FASE LÚTEA ( SEGUNDA FASE DO CICLO MENSTRUAL : 2.50 – 32.0 ng/mL
  • PÓS-MENOPAUSA: 0.06 – 1.60 ng/mL
  • GRAVIDEZ: > 250 ng/mL

 


HORMÔNIOS ESTERÓIDES:

PROGESTERONA

 


CICLO MENSTRUAL:

Note que o pico de progesterona acontece depois da ovulação

progesterona

 


PROGESTERONA É DIFERENTE DE PROGESTOGÊNIOS ! 

Se  referir as pilulas anticoncepcionais como pílulas de progesterona causou uma ENORME confusão em todos!

Progesterona favorece a fertilidade , progestôgenios impede, ou seja , tem efeito contrário.

Mulheres que usam  anticoncepcionais, não usam progesterona e sim derivados de progesterona ( progestogênios) que tem efeito oposto ( ver abaixo)

Progesterona favorece a fertilidade e gravidez, sendo um tratamento para isso inclusive!

Progestogênios como é de se esperar, bloqueia a ovulação  e assim tem efeito anti -concepcional.

SINÔNIMOS:  Progestina, Progestógeno/progestágeno, progestagénio/progestogénio ou progestagênio/progestogênio, ou ainda gestágeno

progestererona


A progesterona isomolecular  ou biodêntica ( mesma estrutura molecular do hormônio produzido pelo organismo)  tem sido usada em várias situações como:

  • Hiperplasia endometrial
  • Síndrome pré-menstrual ( TPM)
  • Distúrbios da ovulação relacionados à deficiência de progesterona, como dor e outras alterações do ciclo menstrual,
  • Amenorréia secundária (ausência de menstruação)
  • Alterações benignas da mama;
  • Insuficiência lútea (diminuição de progesterona na segunda fase do ciclo);
  • Estados de deficiência de progesterona como na menopausa

Progesterona pela via vaginal  é indicada por médicos especialistas em fertilidade nas seguintes situações:

  • Suporte  durante a insuficiência ovariana ou carência ovariana completa de mulheres com diminuição da função ovariana (doação de oócitos);
  • Suplementação da fase lútea durante ciclos de fertilização in vitro ou ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides);
  • Suplementação da fase lútea durante ciclos espontâneos ou induzidos (uso de indutores da ovulação), em caso de subfertilidade ou infertilidade (dificuldade de engravidar) primária ou secundária particularmente devido à anovulação (suspensão ou cessação da ovulação);
  • Ameaça de aborto precoce ou prevenção de aborto devido à insuficiência lútea (durante os primeiros três meses de gravidez).

Progesterona (natural , isomolecular ou biodêntica)  não aumenta a chance câncer de mama.

De acordo com Lieberman & Curtis (2017), há uma confusão na literatura médica mundial entre pesquisadores que confundem progesterona ( mesma estrutura química da encontrada no corpo humano ) com progestogênio ( com estrutura química bastante diferente daquela encontrada nas mulheres, resultando em diferentes ações no nível celular) .

São exemplos de progestogênios: acetato de medroxiprogesterona, levonorgestrel e noretisterona e outros como visto no quadro acima

Tas hormônios são usados em pílulas anticoncepcionais e em terapia de reposição hormonal na menopausa.

Lieberman& Curtis (2017) chegam a defender que a progesterona previne e protege contra o câncer de mama.

Estudos de peso mostram que a progesterona apresenta menor risco, e sugerem proteção contra o câncer de mama (Fournier et al, 2008; Cordina-Duverger, 2013; Asi et al, 2016; Stute et al,2018). Asi et al (2016), em estudo de revisão sistemática, incluindo 86.881 mulheres menopausadas, apresentaram resultados que sugerem maior risco de câncer de mama com uso de progestogênios quando comparados à Progesterona

Recentemente, outra revisão sistemática com Stute et al (2018) diz que há evidências de que: estrogênios combinados com uso oral ou vaginal da PROGESTERONA  não aumentam o risco de câncer de mama por até 5 anos de duração do tratamento e, após 6 anos, há evidências LIMITADA de que aumenta discretamente este risco.

Fonte: Dr Sérgio Cabral 


OUTRAS FUNÇÕES:

  • regula imunidade
  • reduz o inchaço
  • modula inflamações
  • estimula e regula a produção da glândula tireoide
  • mantém os níveis de coagulação do sangue em valores normais.
  • mantém os ossos fortes, produz colágeno, e ajuda a manter o sistema nervoso funcionando de forma adequada já que tem relação com a produção do neurotransmissor GABA.
  • Várias mulheres sofrem de depressão pós-parto, onde a supressão momentânea da produção de progesterona (responsável pela manutenção gravidez) provoca alterações no comportamento semelhante ao na TPM. Nesses casos a terapia à base de progesterona também se mostrou muito eficaz.

É um dos hormônio utilizados na terapia de reposição na menopausa, melhorando a qualidade do sono, trazendo mais calma e funcionando como antidepressivo, ao melhorar o humor das mulheres nesta fase de transição pois aumenta os níveis cerebrais de alopregnenolona e GABA

Além destas aplicações clínicas, atualmente também tem se utilizado a progesterona para o alívio de certos tipos de dor em mulheres.


Efeitos da progesterona intra-vaginal na dor e na contratilidade uterina em mulheres com ameaça de aborto.

Em mulheres que desejam engravidar, uma função adequada do corpo lúteo é importante tanto para melhorar a receptividade endometrial quanto para garantir a manutenção da gestação inicial.

Uma produção deste hormônio de forma  insuficiente pelo corpo lúteo poderia, então, levar tanto à infertilidade quanto a repetidas perdas gestacionais precoces.

Tendo em vista esta problemática, pesquisadores do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas, da Universidade de Nápoles realizaram um estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, com cinquenta mulheres com diagnóstico prévio de fase lútea inadequada e ameaça de aborto, para estabelecer os efeitos do uso da progesterona intra-vaginal  na redução tanto da dor como das contrações uterinas.

progesterona

Os resultados demonstraram que o uso de progesterona foi eficaz tanto no alívio da dor quanto na frequência das contrações uterinas, ​​que diminuíram após 5 dias de administração de progesterona vaginal.

Concluindo, os autores afirmaram que as pacientes com ameaça de aborto podem se beneficiar do uso de progesterona intra-vaginal na redução das contrações uterinas e da dor.

O uso de progesterona vaginal também melhorou o resultado de gestações complicadas por ameaça de aborto e diagnóstico prévio de fase lútea inadequada.


Os efeitos do estradiol e da progesterona na sensibilidade à dor e nos receptores opioides cerebrais

Estudos anteriores realizados pelo laboratório da Dra. Gordon do College of Pharmacy, na Florida A&M University, mostraram que o estradiol e a progesterona afetam os níveis de β-endorfina e metencefalina em regiões cerebrais específicas.

Os resultados obtidos indicam que o tratamento com estradiol e progesterona isoladamente ou em combinação altera significativamente a latência da dor.

Estes achados sugerem que a diminuição da sensibilidade à dor induzida por estradiol ou progesterona não poderia ser explicada por seus efeitos sobre os receptores opioides.

Os efeitos previamente relatados de estradiol e progesterona nos níveis cerebrais de β-endorfina e metencefalina podem contribuir para os efeitos analgésicos desses esteroides.


Eficácia do estradiol transdérmico e da progesterona micronizada na prevenção de sintomas depressivos na transição da menopausa: um ensaio clínico randomizado

Estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, de outubro de 2010 a fevereiro de 2016.

Os participantes incluíram mulheres perimenopausa  e pós-menopausa precoce da comunidade, com idades entre 45 e 60 anos.

Intervenções: Estradiol transdérmico (0,1 mg / d) ou placebo transdérmico por 12 meses. Progesterona micronizada oral (200 mg / d por 12 dias) também foi administrada a cada 3 meses p

Conclusões: Doze meses de   ESTRADIOL  + PROGESTERONA  foram mais eficazes que o placebo na prevenção do desenvolvimento de sintomas depressivos clinicamente significativos entre as mulheres perimenopausa inicialmente sem depressão e pós-menopausa precoce.


Você também podo gostar:

Menopausa – Por que não tratar?


 

REFERÊNCIAS

Modulation by progesterone of pain sensitivity to mechanical and ischemic stimuli in young and healthy women

http://www.repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/26

The effects of estradiol and progesterone on pain sensitivity and brain opioid receptors in ovariectomized rats.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0018506X9690029X

Progesterone metabolites, effective at the GABAA receptor complex, attenuate pain sensitivity in rats.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0006899394900256

Estrogen and/or progesterone administered systemically or to the amygdala can have anxiety-, fear-, and pain-reducing effects in ovariectomized rats.

http://psycnet.apa.org/buy/2004-12681-006

Portal São Francisco: Progesterona

Luteal phase support

http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340105888Femina_v38n5p271-6.pdf

Effects of vaginal progesterone on pain and uterine contractility in patients with threatened abortion before twelve weeks of pregnancy

https://nyaspubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1196/annals.1335.022

Função lútea em adolescentes normais com ciclos menstruais regulares  Luteal function in normal adolescents with regular menstrual cycles

Efeitos da terapia estrogênica transdérmica isolada ou associada à progesterona micronizada nos fatores de coagulação em mulheres menopausadas com e sem sobrepeso

HRT optimization, using transdermal estradiol plus micronized progesterone, a safer HRT M L’Hermite 1

The impact of micronized progesterone on breast cancer risk: a systematic review P Stute

Jama: Efficacy of Transdermal Estradiol and Micronized Progesterone in the Prevention of Depressive Symptoms in the Menopause Transition: A Randomized Clinical Trial
Jennifer L Gordon

 

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

48 respostas

  1. Nossa, eu estou simplesmente encantada com a forma como você trata esses assuntos. Já estou há um ano tratando SOP, e como sofro de enxaqueca crônica, não posso tomar contraceptivo oral para tratar, então, a gineco com quem me consulto receitou Glifage e Utrogestan, já que eu estava há mais de dois anos sem menstruar. Nos anos anteriores nunca havia sido diagnosticada com SOP, e há 1 ano, descobri que tenho. Estou prestes a completar 34 anos e fico preocupada de não conseguir engravidar por causa da ausência da ovulação, mas sigo tratando, na esperança que um dia conseguirei ter um bebê. Parabéns pelo trabalho que você faz, Dr. Roberto, me senti muito mais esclarecida a respeito do meu problema e do tratamento depois que li seus artigos, muito obrigada! Deus te abençoe!

  2. Olá, Dr!
    Primeiro quero parabeniza-lo pela matéria maravilhosa.
    Fiquei com uma dúvida, se puder me esclarecer, serei muito grata!
    Tenho 57 anos e há muito faço uso do Mirena. Gostaria de entender se, no caso, estou repondo Hormônio Progestererona correto necessário para minha idade .
    Grata ! 🙏

    1. Tenho 60anos nunca eles me passaram hormonio ,todo ano eu pesso no geo, o ginecologista disse que eu já perdi os benefícios,
      Tenho artrose hernia de disco, ospetemia.
      Tenho muita dor de coluna.
      Seta que não existe algum hormonio para aliviar, parar um pouco a dor gostaria de algo para repor, fortalecer o corpo e ossos. Obrigado doutor

  3. Boa noite Dr. parabéns pelo trabalho realizado. Tenho 48 anos, já sofro de TPM (todos sintomas possíveis)a muitos anos, e agora começou a fase de suor, muito calorões. Desde nov/2019 , coloquei os implantes de gestrinona e testosterona minha qualidade de vida melhorou muito em todos os sentidos, mas se não fosse por conta de uma alergia (muita coceira mesmo)horrível na região do pescoço e rosto. Depois de 10 meses ,resolvemos alterar os implantes para progesterona e estradiol. Ha 4 dias desde a colocação dos implantes estou com muita dor local , coceira e vermelhidão, Dra. me receitou predsim e diprosone para que aliviassem esses sintomas. A pergunta é : é normal essa dor no local ou esses sintomas são de rejeição? Esses dois implantes na minha idade são bons e válidos para TPM e menopausa? Existe algum risco de alguma doença mais grave? Obrigada pela atenção.

  4. Bom dia Dr Roberto
    Entrei em menopausa precoce aos 38 anos. Faço reposição hormonal com bioidenticos há 3 anos. Gostaria de saber se é normal o estradiol ficar no nível 2ng/dL, é muito baixo não?
    Muito obrigada

  5. Parabéns pela matéria. Tenho 48 anos, fiz exame essa semana e deu progesterona baixa. Estou com sangramento há 2 meses. Será que é menopausa?

  6. Olá Dr Roberto, mestruei dia 24 de setembro e até hj não mestruei…mais de 2 meses…tomei progesterona por 5 dias, 2 comprimidos e ainda nada e tento engravidar há 6 anos, fiz coito programado, ovulo e nada. Fiz todos exames normais. O que poderia tomar pra regular meu ciclo?

  7. Queria muito tirar uma dúvida, depois de ter minha primeira bebê optei por tomar o anticoncepcional injetável trimestral, depois de 14 dias q tomei minha mestruacao veio, desde então nunca mais veio será q tomo o ultrogestam pra regular a mestruacao?

      1. Tenho 60anos nunca eles me passaram hormonio ,todo ano eu pesso no geo, o ginecologista disse que eu já perdi os benefícios,
        Tenho artrose hernia de disco, ospetemia.
        Tenho muita dor de coluna.
        Seta que não existe algum hormonio para aliviar, parar um pouco a dor gostaria de algo para repor, fortalecer o corpo e ossos.

  8. Olá, Dr!
    No Climatério, 53 anos.
    03 meses usando Oestrogel e Utrogestan.
    Foi prescrito modo contínuo ( Prog. 100).
    Porém, auréulas dos seios ficaram escuras.
    Contatei o médico (um clínico, n ginecologista).
    Por sua vez, falou q “n havia problema a n ser estético”.
    Como fiquei descontente com esse efeito, ele mudou p cíclica:
    Usar Utrogestan de 200, nos últimos 14 dias de cada mês.
    Deu certo.
    Auréolas voltaram coloração normal.
    Fiquei tranquila.
    Vendo uma live, uma médica cearense, afirmou que “uso V. vaginal, p o caso de proteção endometrial, no Climatério, NÃO há eficácia. Somente oral”.
    Sou hipertensa, sob controle.

    Perguntas:

    1- O uso de Prog. por 14 dias ao mês é eficaz no início do ciclo ou nos últimos 14 dias?

    2-Procede o que a cearense afirmou?

    3-Se a melhor via é a oral, o que fazer p n haver mudança de cor das auréulas?

    Sou bem clara.
    E ficou bem estranho.
    Dr. desde q ouvi a médica, estou sem paz.
    Muito grata se o Sr puder me responder.

      1. Muito grata, Dr.
        Q Deus lhe abençoe.
        Estava sem paz.
        Por enquanto, continuarei com a V. v.
        Escolho ter um pouquinho mais de trabalho.
        Qdo cansar, posso voltar a V. o.

      2. Dr. Roberto.
        Todas as mulheres que fazem uso da Progesterona (Utrogestan) V. Oral tem escurecimento das auréulas e bicos dos seios?
        Se sim, tem como reverter esse efeito já que, com certeza, é mais complicado a Via Vaginal uma vez que será um tratamento por tempo indeterminado?

  9. Dr.Roberto .

    Qual via (Oral ou Vaginal) traz todos os benefícios da Progesterona (Utrogestan) descritos no seu artigo (acima) na Menopausa/Climatério?

  10. Bom dia Dr.Roberto.Foi prescrito pra mim Oestrgel 0,6 dois pumps pela manhã e um comprimido via oral de utrogestan 100 mg á noite.Só que no quinto dia tive tontu ra.Fiz vários exames e estou com os hormonios todos zerados e fsh 62,63.E já li algumas ginecologistas dizendo que a progesterona transdermica não protege o utero do estradiol.
    Estou muito confusa, o que fazer então em relação ao uso do utrogestan?
    Ficaria imensamente agradecida, se puder me responder.

  11. Bom dia doutor , parabéns pela ótima explicação, fácil de compreensão. Tenho uma dúvida, comecei a tomar utrogestan, 100 mg , e me deu muita irritabilidade, tomava todos os dias , estou na Menopausa a 2 anos , Posso tomar manipulada em menor concentração? Obrigada.

  12. Boa noite Dr.
    O médico me passou 2mg de estradiol transdermica e substitiu a progesterona transdermica de 150 mg para o utrogestan de 100mg via oral ou vaginal
    Fiquei na dúvida se o utrogestan com a dose menor irá proteger o endométrio, já que uso 2mg de estradiol.
    Minha próxima consulta irá demorar e estou preocupada.
    Se puder me ajudar serei grata

  13. Texto extremamente esclarecedor e de fácil entendimento. Parabéns pelo conteúdo. Uma dúvida, usando a progesterona 50 mg via oral terei as alterações normais de temperatura basal nas fases do ciclo? Tem experiência nessa área?

  14. Boa noite Dr. Roberto, acabei de conhecer seu blog, por indicação do meu médico… tenho 46 anos, tenho adenomiose, fiz exames de acompanhamento e minha testosterona está baixa (tanto a total quanto a livre), bem como o sulfato de DHEA, meu médico me passou a reposição de testosterona bioidentica (gel transdérmico) e reposição de DHEA 50 mg… qual sua opinião sobre?

  15. Estou na menopausa a 3 anos e estou fazendo a reposição hormonal …no final do mês passado setembro/23 usei progesterona 200mg via vaginal por 7 dias última semana do mês,e em uma semana depois voltei a menstruar é normal?se continuar usando a progesterona vou voltar a menstruar todo mês?preocupada! Obrigada Dr.🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga