Saiba tudo sobre os benefícios da Vitamina K2-MK7 para a saúde.

VITAMINA K2-MK7, para que serve, como tomar e benefícios.


Se há uma vitamina que você precisa saber mais a respeito, é a vitamina K2-MK7.

A primeira razão é que você provavelmente não está obtendo o suficiente.

A segunda é que ela não recebe a atenção que merece e até há pouco tempo atrás era realmente difícil encontrar informações confiáveis sobre ela.

A vitaminas K1 também são conhecida como a vitamina anti-hemorrágica recebeu esse nome exatamente pela palavra dinamarquesa koagulation, ou coagulação.

Esse processo que ocorre no sangue é responsável por parar o sangramento impedindo que nós tenhamos uma hemorragia. As vitaminas K são pertencentes ao grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, para serem absorvidas pelo nosso corpo precisam estar vinculadas a gorduras (lipídeos).

Existem três tipos de vitamina K:

  1. Fitomenadiona, ou K1, que pode ser encontrada em vegetais de cor escura – PARTICIPA DA COAGULAÇÃO, SENDO PRÓ COAGULANTE, PESSOAS COM BAIXA INGESTÃO DESTA  VITAMINA TENDEM A TER SANGRAMENTOS COMO NASAIS E DEVEM FAZER UM EXAME CHAMADO COAGULOGRAMA
  2. Menaquinona, ou K2, produzida por bactérias ou presente em alimentos fermentados  – NÃO TEM CORRELAÇÃO COM A COAGULAÇÃO
  3. Menadiona sintética, K3, a qual não é recomendada suplementação .

FONTES DE ALIMENTOS RICO  EM K2-MK7.

A principal fonte de vitamina K2. Além disso, a substância é produzida por bactérias que colonizam o cólon saudável.

Também é encontrada :

  • soja fermentada,
  • fígado,
  • gema do ovo,
  • leite,
  • fermentação de queijos,
  • iogurte
  • óleos de peixes.

IMPORTÂNCIA  DA VITAMINA K2-MK7 PARA O CORAÇÃO :

Apesar das três trazerem benefícios para a nossa saúde, a que tem tido destaque nos últimos anos é a menaquinona (K2), estudos científicos tem mostrado que ela é essencial para o nosso corpo.

Segundo o Estudo Rotterdam realizado em 2004, pioneiro na demonstração dos efeitos da vitamina K2, a substância é capaz de estender a nossa sobrevida.

Nele, os indivíduos que ingeriram altas doses de vitamina K2-MK7. apresentaram 50% menos chances de morte por doença coronariana e menor nível de calcificação das artérias, quando comparadas aos indivíduos que ingeriram pouca vitamina K2.

A quantidade produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino pode não ser suficiente, principalmente com o passar dos anos, causando a deficiência dessa vitamina que pode prejudicar nossos ossos e coração, por isso muitas vezes é necessário repor essa vitamina através de suplementos.

A vitamina K2 tem sido apontada como um nutriente capaz de combater diversos males, como as doenças cardíacas e a osteoporose.

Esta substância ganhou a atenção dos cientistas nos últimos anos, e tem sido considerada uma grande potencializadora da vitamina D, quando ambas são usadas juntas.

Diversas pesquisas têm analisado os benefícios da associação entre a vitamina K2 e a vitamina D3, que juntas fortalecem os ossos e contribuem para a saúde cardiovascular.

A menaquinona impede que o cálcio fique depositado em locais que não são apropriados, como as artérias (aterosclerose), articulações (artroses) e órgãos (cálculo renal, cálculo vesicular e catarata).

Quando o nosso corpo sofre uma microlesão, a resposta se dá por meio de reações inflamatórias crônicas e o cálcio  vai se depositando no tecido lesado como ocorre em nossas coronárias (vasos do coração). As placas de cálcio formadas ao longo da vida podem se romper através destes  processos inflamatórios causando  infarto do coração ou acidente vascular cerebral


OSTEOPOROSE E  VITAMINA K2-MK7.

Todos os tecidos vivos requerem nutrientes essenciais, tais como aminoácidos, ácidos graxos, minerais, vitaminas e água. O esqueleto requer nutrientes para o seu desenvolvimento e manutenção, mantendo massa óssea e densidade.

Se os requisitos nutricionais esqueléticos não forem satisfeitos, as consequências podem ser bastante severas. Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente na promoção da saúde óssea e inibição da calcificação vascular pela vitamina K2.

Esta vitamina regula a remodelagem óssea, um processo importante e necessário para manter o osso adulto. A remodelagem óssea envolve a remoção de ossos antigos ou danificados por osteoclastos e sua substituição por osso novo formado por osteoblastos, sendo este processo rigorosamente regulado, para a manutenção da densidade mineral óssea (DMO) adequada.

A vitamina K2 é muito importante para a produção de certas proteínas como a GLA ou osteocalcina, que representa até 2% da nossa estrutura óssea e é responsável por se ligar ao cálcio deixando nossos ossos mais fortes. A absorção do cálcio é beneficiada pela vitamina D, fator que contribui para a saúde dos ossos.


DIABETES, OBESIDADE E VITAMINA K2-MK7.:

A vitamina K2 pode melhorar a sensibilidade a insulina evitando o  ganho de gordura abdominal/ visceral e diabetes tipo 2.

Isso significa que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue  protegendo contra diabetes e evitando os problemas metabólicos que muitas vezes surgem como consequência da obesidade.

Essas funções são mostradas no infográfico abaixo.

vitaminak2

Além das funções já descritas para a vitamina K2 anteriormente, outras estão sendo atualmente pesquisadas.

Um estudo realizado por cientistas búlgaros e publicado em dezembro de 2016 no periódico científico Folia Med (Plovdiv), demonstrou que a vitamina K2 impediu o desenvolvimento de ansiedade e depressão, mas não melhorou o déficit de memória causado pela síndrome metabólica*.

A síndrome metabólica é um transtorno socialmente reconhecido como um fator predisponente ao desenvolvimento de depressão, ansiedade e comprometimento cognitivo nos seres humanos.

De acordo com os autores, pode ser que o efeito ansiolítico de vitamina K2 seja, pelo menos em parte, devido aos seus efeitos sobre a glicose no sangue, enquanto que o efeito antidepressivo seja independente de glicose.


SÍNDROME METABÓLICA E  VITAMINA K2-MK7.

A síndrome metabólica (SMet) é um conjunto de anormalidades metabólicas e está associada com aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares.  Um  estudo acompanhou 625 participantes por 10 anos e os pesquisadores concluíram, após este período, que uma alta ingestão de menaquinonas estão associados a uma menor ocorrência de eventos da SMet.

*O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes.

A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos,  excesso de peso (principalmente na região abdominal) , má alimentação e ausência de atividade física.

O diagnóstico é dado quando três ou mais fatores de risco estiverem presentes numa mesma pessoa.
Veja, a seguir, quais são eles:

Fatores de Risco

  • Circunferência abdominal aumentada – Em homens cintura com mais de 102cm e nas mulheres maior que 88cm.
  • Nível baixo do HDL (“bom colesterol”) – Em homens menos que 40mg/dL e nas mulheres menos do que 50mg/dL.
  • Triglicerídeos elevado  – 150mg/dL ou superior
  • Pressão sanguínea alta – 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão
  • Glicose elevada – 110mg/dL ou superior.

Vitamina K2 e Mitocôndrias

 A vitamina K2 não é encontrada tipicamente em uma dieta ocidental porque são encontradas em uma variedade de alimentos fermentados.

“A vitamina K2-MK7 em particular demonstrou restaurar a função mitocondrial e tem um papel chave na produção de ATP mitocondrial”

Assim, é razoável supor que a suplementação dietética com vitamina K2 poderia aumentar a função do músculo com alto conteúdo mitocondrial (por exemplo, músculos esquelético e cardíaco). 


VITAMINA K2-MK7 MELHORA  PERFORMANCE CARDÍACA  SEGUNDO ESTUDO

O objetivo de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Norte do Texas e publicado em julho de 2017 na revista Alternative Therapies in Health and Medicine foi determinar se 8 semanas de suplementação dietética com vitamina K2 poderiam alterar as respostas cardiovasculares em um teste ergométrico.

Os participantes eram 26 atletas treinados dos sexos masculino e feminino que receberam vitamina K2 (nas semanas 1 a 4, 300 mcg/d e nas semanas 5 a 8, 150 mcg/d), enquanto eles mantiveram seus hábitos de exercício típicos.

Antes do teste, os participantes tiveram seu consumo de oxigênio, produção de dióxido de carbono, taxa respiratória e taxa de troca respiratória,  débito e a frequência cardíaca medidas.

A suplementação com vitamina K2 foi associada a um aumento de 12% no débito cardíaco máximo, com tendência para aumento da AUC cardíaca.

Nenhuma alteração significativa ocorreu no volume cardíaco.

Os cientistas concluíram que embora a suplementação de vitamina K2 já tenha sido relatada em pacientes doentes, este estudo foi o primeiro a relatar seus benefícios em indivíduos ativos saudáveis. Mais pesquisas são necessárias para avaliar completamente os efeitos potenciais dos efeitos observados.

                                  


 


[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Pra que serve a vitamina k2?” img_alt=”” css_class=””] Melhorar massa óssea com a vitamina D e cálcio Prevenir ateroesclerose Melhorar a função mitocondrial [/sc_fs_faq]

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Quais os efeitos colaterais da vitamina k2?” img_alt=”” css_class=””] Nas dose recomendadas de 50 a 200mcg ao dia, não são vistos efeitos colaterais [/sc_fs_faq] 
[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Qual a quantidade de vitamina k2 por dia?” img_alt=”” css_class=””] 50 a 200mcg conforme indicação médica [/sc_fs_faq]

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Qual a diferença entre vitamina K e k2-MK7?” img_alt=”” css_class=””] A primeira principalmente acelera o processo de coagulação e sua deficiência está relacionado a perda de sangue pelo nariz e gengivas por exemplo. A vitamina K2 mk7 não ação sobre a coagulação [/sc_fs_faq]


Você também pode gostar :

Para que serve, como tomar e benefícios da Vitamina D?


Formulário de newsletter
Receba meus novos artigos no seu e-mail

 


 

Referências:

The Ultimate Vitamin K2 Resource

Vitamina K2: Benefícios e Alimentos que a Contém

Vitamin K2 Improves Anxiety and Depression but not Cognition in Rats with Metabolic Syndrome: a Role of Blood Glucose?

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28068285

A high menaquinone intake reduces the incidence of coronary heart disease

http://www.nmcd-journal.com/article/S0939-4753(08)00209-3/abstract

Dietary intake of menaquinone is associated with a reduced risk of coronary heart disease: the Rotterdam study.

http://jn.nutrition.org/content/134/11/3100.long

In vitro vitamin K(2) and 1α,25-dihydroxyvitamin D(3) combination enhances osteoblasts anabolism of diabetic mice.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0014299915302806

Vitamin K2 Supplementation Improves Insulin Sensitivity via Osteocalcin Metabolism: A Placebo-Controlled Trial

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3161300/

Association Between Vitamin K and the Metabolic Syndrome: A 10-Year Follow-Up Study in Adults.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25835288

Hepatoma-derived growth factor: A survival-related protein in prostate oncogenesis and a potential target for vitamin K2.

http://www.urologiconcology.org/article/S1078-1439(16)30108-9/abstract

Does vitamin K2 play a role in the prevention and treatment of osteoporosis for postmenopausal women: a meta-analysis of randomized controlled trials. 

http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00198-014-2989-6

Vitamin K2 Ameliorates Damage of Blood Vessels by Glucocorticoid: a Potential Mechanism for Its Protective Effects in Glucocorticoid-induced Osteonecrosis of the Femoral Head in a Rat Model.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4910597/

Distribution of vitamin K2 in subchondral bone in osteoarthritic knee joints.
http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00167-012-2239-4

Therapeutic effects of systemic vitamin k2 and vitamin d3 on gingival inflammation and alveolar bone in rats with experimentally induced periodontitis.
http://www.joponline.org/doi/abs/10.1902/jop.2015.140467?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3 Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&

Effect of vitamin K2 on the recurrence of hepatocellular carcinoma.
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hep.24430/abstract;jsessionid=FCFCDCE46D623936BAA1491F4ED546A0.f04t01

Bone quality and vitamin K2 in type 2 diabetes: review of preclinical and clinical studies.
https://academic.oup.com/nutritionreviews/article-abstract/69/3/162/1843704/Bone-quality-and-vitamin-K2-in-type-2-diabetes?redirectedFrom=fulltext

Oral Consumption of Vitamin K2 for 8 Weeks Associated With Increased Maximal Cardiac Output During Exercise.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28646812

 

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

113 respostas

      1. Olá dr , eu tenho calcificação nas artérias, carótida e articulações. Estou tomando a vitamina K2 Mk7 menaquinona de 65mcg e magnésio de glicinato quelato 250mg que para remover as calcificações. Eu posso tomar também a vitamina D3 ? Agradeço por sua devida atenção! Mari Paes.

        1. Dr., qual seria a provável causa do organismo não absorver Vit D. A dosagem ingerida é 12.000 ui+Vit MK7 150 mcg. Carência de magnésio?

      1. Dr Roberto acredito que a um erro no texto quando falam de uma dosagem de k2 de 200mg qdo deveria ser 200 mcg. Verifique se realmente houve um engano.

  1. Caro Dr. ROBERTO RETIREI AS GLÂNDULAS DA TIRÓIDES E TOMO 200 MG DIÁRIA DE SINTROID JUNTO COM 1 G DE CÁLCIO QUE ME PREOCUPA,RECENTEMENTE COMECEI A TOMAR POR CONTA 500 MG DE MAGNÉSIO,PERGUNTO SERÁ NECESSÁRIO TOMAR SUPRIMENTO DE VITAMINA k2 Para sair do comprometimento da injesta do CÁLCIO.

  2. Doutor Roberto tudo bem?
    Quem tem pré disposição a coagulação do sangue ou trombose pode tomar a vitamina K2 MK7 menaquinona?

  3. Boa tarde, Dr. Tenho osteoporose, osteopenia, fibromialgia , sinto muitas dores….tomo cálcio e vit.D, posso complementar com K2 ?

  4. Entre no you tube do Dr Lair Ribeiro , a maioria dos médicos o detestam pois ele é um estudioso da medicina , é formado em cardiologia e nútrologo, tem médicos que nem conhece a k2 dizem que nunca existiu conhecem só a k1, uma vergonha nacional. Muitas perguntas que fazemos aos médicos que não sabem e tem horror quando vc fala do Lair Ribeiro. Mesmo a indústria farmaceutica quer mais é matar este medico dos medicos . Meu cardiologista até chegou a falar que ele é um charlatão. kkkkkk pois é eu sai de 118 pra 88 kg com orientação em trocar óleos vegetais por gordura de porco ou óleo de coco extra virgem, parar com tudo que vem da farinha de trigo, ””pão é o maior veneno ””, troquei o sal por himalaia, cortei uns 50% de carboidrato , faço academia há mais de 3 anos , tomo solução de lugol. Sinto como jovem e tenho 67 anos , corro na esteira 30 ‘ todos os dias com inclinação de 15%, faço musculação 60 ‘ todos os dias . Passo no cardiologista só pra pegar exames

  5. DR ,BOM DIA
    TENHO ATEROMATOSE AORTICA, VITAMINA K2JUNTAMENTE COM VITAMINA D3 ,NA PROPORÇÃO EXATA SERÁ BENEFICO?
    SDS;
    ENES F ASSUNCAO

  6. Dr. Roberto moro na Alemanha e a pediatra do meu filho de 10 anos nunca ouviu falar da vit k2. Um absurdo a meu ver. O meu filho tem um defeito no esmalte de alguns dentes e é supersucetivel a cáries, no caso dele seria interessante suplementar com a k2? Ele já faz suplementação de magnésio e vit D3, como a maioria de nós que moramos no hemisfério Notre.
    Dankeschön!

  7. Tenho osteoporose nos 2 fêmur e na coluna. Estou com 62 anos. 1.65 altura e 68 quilos. Trabalho e sou ativa.
    Estou tomando a partir de hoje a vitamina k2 50mg por dia
    Tenho uma placa de 40% na carotida esquerda. E uma psoríase a 17 anos so nos tornozeloa e pés.
    E, infelizmente estou com o colesterol alto.
    O senhor acha que esta correto eu injerir esta dosagem? E ela e benéfica ao quadro?
    Obrigada
    Tânia

  8. Conversei com uma médica bem nova de um Hospital Grande e comentei de alguns médicos que tratam pacientes com doses um pouco elevadas de algumas vitaminas como: K2, D3, Metilcobalamina, Ácido Fólico e Vit. A.
    A doutorinha disse que apenas a Vit. D3 era comprovada cientificamente como eficaz em tratamentos, mas o resto não havia nenhuma comprovação científica dos benefícios. Putz, chamou grandes nomes da medicina no mundo de burros e de gente que não tem o que fazer e ficam inventando estórias na internet, sem contar que desconstruiu o Dr. Lair Ribeiro, falando cobras e Lagartos e disse que ele cancelou seu CRM para não ser mais processado, sem contar que disse que era mentira que ele não tinha nenhum trabalho publicado e que cada um fala o que quer.
    Cheguei em casa e fui dar uma pesquisada e achei em PDF o Currículo do Lair bem detalhado e que não é pequeno, vi em PDF seus 38 livros, um por um, e também vi seus trabalhos publicados que a doutorinha novinha disse que não tinha nenhum e que era tudo mentira.
    Fiquei pensando em imprimir e dar de presente p/ ela, para comparar com o portifolio dela mas seu nariz empinado não iria suportar.
    E agora achei esse artigo COM REFERENCIAS muito interessante sobre a K2.
    Muito bom Dr. Roberto, obg.

  9. DR.todos os alimentos de origem animal tem k2 ? guais são as necessidade diária ? Tem como bater a meta com a alimentação ocidental (NATTÕ é difício encontrar no rj e comer figado todos os dias não da.) Guantas mg de k2 tÊm um ovo ? AGRADEÇO POLA INFORMAÇÃO.

  10. Boa noite Dr, primeiro gostaria de agradecer pelo artigo bastante esclarecedor sobre a vitamina k2.
    Gostaria de saber existe alguma contraindicação no uso da vitamina k2 mk7 junto com anticoagulante, tipo AAS e cloperidrol? Minha mãe fez angioplastia, está com obstrução total em uma artéria, a outra estava com 98% de obstrução. Está fazendo acompanhamento com vascular.

  11. Tenho 36 anos uso diu ….. Não se influencia , pergunto principalmente pq tenho medo da menopausa . Posso tomar essa vitamina p prevenção , qndo chegar a menopausa ?

  12. Dr. Roberto Franco, há 1 ano sofri um infarto, com obstrução de 99% de uma coronária. Coloquei 1 stent farmacológico e faço uso de AAS e Clopdogrel. Suplemento Vit. D3 e Magnésio. Posso suplementar a K2 mk7?
    Grata.

  13. Fico feliz ao ver médicos como você, que buscam o conhecimento que gere resultados positivos na vida do paciente. Espero que a medicina nos próximos anos seja desregulamentada, até pouco não podia se fazer telemedicina o que é completo absurdo. Por mais liberdade na escolha dos tratamentos, classificação de competência dos profissionais, prescrição online, outros conselhos de medicina pra haver maior concorrência entre as boas idéias. Parabéns pelo trabalho!!

  14. Bom dia Dr. Roberto, parabéns pelo seu belo trabalho em prol da saúde, sua dedicação ao estudo e conhecimentos atualizados. Faz toda diferença. Tb sou da área de saúde, graduada há 42 anos. Nunca deixei de estudar, pesquisar, sempre em busca de novos conhecimentos.

    Sigo o Dr. Lair Ribeiro, ao qual tenho o maior apreço e respeito. Vi que vc fez pós graduação com ele, que privilégio. Infelizmente ainda existem muitos que o menosprezam, desfaz do seu alto potencial de conhecimentos. Acredito que um dos fatores é a sua linguagem, rsrsrs. Na minha visão o maior antídoto contra a ignorância é a informação. A sabedoria, a humildade e a gratidão nos tornam melhores. E tão enriquecedor quando nos colocamos à disposição para servir ao próximo com amor, atenção e acima de tudo nos colocando no lugar do outro.
    Estou inscrita para receber novos artigos.

    Gratidão em qualquer circunstância
    🙏👏👏👏

  15. Olá doutor.
    Li comentários anteriores, onde as pessoas perguntam sobre k2 pra quem faz uso anticoagulante, porém suas respostas são que não interferem, somente a k1.

    Minha mãe usa Xarelto e eu gostaria de dar k2 pra ela junto com a d3. Porém todos os estudos que li mostram que é contra indicado pra quem faz uso de anticoagulante. Por isso nunca comprei, ela tem fibrilação e taquicardia ventricular causada por uma cicatriz de chagas.

  16. Bom dia Dr Roberto!

    Tomo d3 10.000ui para somente manter minha imunidade todos dias,posso associar K2 E MK7, 149MCG DE k2 e K7 e muito!!

  17. Dr. tomei vitamina D e vitamina K2 MK-7 120mcg manipulado durante 90 dias
    Refiz exame de vitamina D-
    A vitamina D de 31ng/3l foi para 114ng/ml
    Parei pois subiu muito
    posso continuar so com a vitamina K2 MK-7 120mcg.

  18. Dr. tomei vitamina D e vitamina K2 MK-7 120mcg manipulado durante 90 dias
    Refiz exame de vitamina D-
    A vitamina D de 31ng/ml foi para 114ng/ml
    Parei pois subiu muito
    posso continuar so com a vitamina K2 MK-7 120mcg.

  19. Quais exames laboratoriais devo fazer para dosar as vitaminas k2 e D3 ?. Os laboratórios que consultei aqui na minha cidade dosam as vitaminas k e D , mas isto não leva a informações erradas ?, afinal , conforme o senhor diz no texto existem três tipos de vitamina k , aliás, a k2 pode ser a MK4 ou MK7, com referência ao numero de carbonos na sua molécula, devo dosar também a MK4 ?. E a vitamina D que é efetiva é a D3.

  20. Boa tarde Dr Roberto, parabéns por disponibilizar de seu tempo em tirar dúvidas e orientar pessoas. Trabalho nóbre, sem remuneração, raro de se ver.
    Sei que não pode fazer prescrições via internet sem conhecer o paciente.
    Caso possa me orientar.
    Fiz um exame de ecocardiograma com doppler colorido exatamente há 1 ano em dois laboratórios diferentes, sendo que no primeiro, minha aorta deu 45 mm (ectasia) . No segundo já deu 41 mm (ectasia também).

    Essa semana fiz novamente o mesmo exame só no segundo laboratório que fiz ano passado (que havia dado 41 mm) e para minha surpresa, deu 46 mm.
    Fiquei desesperado.
    De 41 mm para 46 mm no mesmo laboratório no intervalo de 1 ano.
    Porém havia dado 45 mm no outro laboratório ano passado.
    Em qual confiar?
    Aumentou 1 mm?
    Ou
    Aumentou 5 mm?

    Desde já agradeço sua atenção.

  21. Boa tarde, parabens pela sua disponiblidade em trazer informações dessas vitaminas k2 e D3.
    Tenho diabetes varia 166 a 400.. tem dia ta 166..dia seguinte 283 e assim por diante.
    Pergunto: Posso tomar essas vitaminas? Tem contraindicação?
    Agradeço deste já pela resposta. Abraços.

  22. Parabéns Dr. Roberto por sua disponibilidade e conhecimento partilhado!
    Faz um ano que comecei a caminhar e fazer intervalados…todos os dias …descobri que estou com placa de ateroma na carótida,
    Lendo na internet descobri a vit.k2 mk7…
    Fiquei bastante entusiasmada!!
    Essa semana comprei k2, magnésio e vit D…
    Espero que pelo menos possa impedir o avanço do problema!!
    Gratidão e sucesso Dr.Roberto Franco Neto

  23. DR Roberto esta capsula de vitamina k2 mk7 deve ser obrigatoriamente gastro resistente para melhor absorcao pelo organismo(interrogacao)

  24. Olá Doutor Roberto! Gostaria que me respondesse uma pergunta: há algum risco de suplementar a vitamina K2 aleatoriamente sem se ter a certeza da necessidade. Por conta da minha idade, 63 anos e pólipo intestinal que retirei, suponho que meu intestino não é saudável. Gostaria suplementar K2, D3 e Magnésio – porque estou com dificuldade de dormir. Obrigada

  25. Bom dia.Gostaria de saber se existe como repor a vitamina K1 em comprimidos. Preciso fazer essa reposição, mas só encontro comercialmente a K2. A K2 não tem nenhuma função anti-hemorrágica?

  26. OLÁ DR. ROBERTO. TENHO 62 ANOS, E A 2 ANOS E MEIO TIVE ENDOCARDITE. SUBMETIDO A UMA CIRURGIA DE EMERGENCIA, E TIVE IMPLANTADA UMA PROTESE VALVAR AORTICA MECANICA. FAÇO USO DE MAREVAN 5MG E MEU RNI ESTÁ ENTRE 2,8 A 3,4. DIANTE DISSO, POSSO SUPLEMENTAR COM A K2? DESDE AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.

  27. Diariamente aço uso de D3 10000 ui juntamente com k2mk7 120 mcg , ambas sublinguais. Associando magnésio dimalato 300mg, Metilcobalamina(b12). Alfatocoferol (vit E) 500mg, Eventualmente Coenzima Q10 + Acido alfa lipóico ambos 300mg, e uso diário de oleos nobres misturados ao café como óleo de coco extra virgem, azeite de oliva, manteiga ghe, oleo de peixe, cúrcuma, gengibre e canela, tudo misturado em um mixer e claro atividade fisica todos os dias, hoje aos 40 tenho mais energia do que quando com 20 anos

  28. Boa tarde Dr.! Parabéns pelos excelentes esclarecimentos! Comprei uma k2mk7 achando que a dosagem era de 65mcg. Tomei um frasco inteiro e só no segundo percebi que eram 65mg e não mcg… fiquei apavorada e parei. Devo comprar a de 100mcg e continuar tomando ou devo dar um tempo, já que a k2 é lipossoluvel e acumula no organismo? Se sim, quanto tempo devo ficar sem tomar? Qual a sua opinião? Muito obrigada!

  29. Dr. Roberto … Parabéns pela excelente matéria e pela atenção dedicada em responder aos inúmeros questionamentos … Tenho 69 anos e estou suplementando com Cloreto de Magnésio (400 mg por dia – 2 doses de 200mg), juntamente com vitamina k2 Mk7 (120mcg por dia – 2 cps de 60mcg) e vitamina D3 (2000ui por dia), porém, não sei se tomo ANTES, ou DEPOIS DAS REFEIÇÕES … Poderia me esclarecer isso, por favor? … Muito obrigado … Att.

      1. Carlota Canudo disse:
        outubro 10, 2021 às 12:03 pm
        O seu comentário está aguardando moderação.
        Boa tarde caro Dr.
        Sou portuguesa e vivo em Portugal.
        Tomo Vitamina D ( EGOSTAR 22.400 UI – 1 comprimido por mês) e tenho actualmente 23 na análise. Nunca tomei vit K2- MK7 porque me dizem que não posso tomar, porque já tomo edoxabano ( Liliana) 60 para ter o sangue fluído .
        Será que nesta circunstância posso tomar K2-MK7 e Magnésio ?
        Grata por uma resposta.
        Mariana

  30. Boa tarde caro Dr.
    Sou portuguesa e vivo em Portugal.
    Tomo Vitamina D ( EGOSTAR 22.400 UI – 1 comprimido por mês) e tenho actualmente 23 na análise. Nunca tomei vit K2- MK7 porque me dizem que não posso tomar, porque já tomo edoxabano ( Liliana) 60 para ter o sangue fluído .
    Será que nesta circunstância posso tomar K2-MK7 e Magnésio ?
    Grata por uma resposta.
    Mariana

  31. Heitor prospero. Itapolis sp. Tenho 3 ponte desafena e 8 stenter quando fiz mina ultima cintilografia aindatina sobrado uma veia com30 e outra com45 por cento faem 2 anos que etou k2 120 mg ed3 agora noa tenho mis nenhuma veia entupida constou na ultima cintilografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga