O que é ser “falsa magra”?
A chamada “falsa magra” é aquela pessoa que, mesmo com o peso considerado normal na balança, apresenta pouca massa muscular e excesso de gordura corporal.
Esse desequilíbrio causa flacidez, celulite e aparência de corpo “mole”, mesmo sem sobrepeso.
Por que isso acontece?
- – Falta de massa muscular faz com que a pele perca sustentação e o corpo pareça sem firmeza.
- O metabolismo fica mais lento, dificultando a queima de gordura.
- O peso pode até parecer “adequado”, mas a composição corporal está desequilibrada.
Como reverter essa situação:
✅ Aumente a massa muscular.
-É o “recheio” que dá firmeza ao corpo e melhora a aparência da pele.
-O foco não deve ser apenas “emagrecer”, mas recompor o corpo com mais músculo e menos gordura.
✅ Evite dietas muito restritivas.
-Elas causam perda de massa magra e flacidez.
-Coma bem, com qualidade — e de preferência com orientação nutricional.
✅ Reduza o excesso de aeróbicos.
-Priorize a musculação, pois é ela que constrói músculo e mantém o metabolismo ativo.
-Corridas longas e intensas aumentam o cortisol (hormônio do estresse) e reduzem a testosterona, que é essencial para formar massa magra.
✅ Treine com intensidade.
-Opte por exercícios que aumentem a frequência cardíaca e desafiem seus músculos:
agachamento, leg press, cadeira extensora, flexora, stiff e levantamento terra e agachamento búlgaro por exemplo
🔥 Efeito EPOC — o bônus do treino bem feito!
Após um treino intenso, seu corpo continua queimando gordura por várias horas.
Isso ocorre por causa do EPOC (Excess Post-Exercise Oxygen Consumption), ou “consumo excessivo de oxigênio após o exercício”.
Enquanto o organismo trabalha para voltar ao estado normal, o metabolismo permanece acelerado , e você continua gastando calorias mesmo em repouso.
✔️ Faça #HIIT.- Treinamento Intenso Intervalado onde alternam -se períodos com atividade física intensa e elevada frequência cardíaca com períodos de descanso ativo quando diminui-se a frequência cardíaca.
A frequência cardíaca ideal pode ser calculada pelo Teste Ergoespirométrico visando prescrição de treino.
Exemplo de HIIT:
✔️ Anticoncepcionais hormonais diminuem DHEA, testosterona total, livre, hormônio do crescimento e elevam a SHBG. Repense o uso com sua ginecologista, DIU de cobre e Mirena ( a base de hormônio) são boas opções sem impacto nos níveis hormonais pela minha experiência.
✔️ Se parar de tomar a pílula, muito cuidado caso não queira engravidar. Sempre converse com seu médico antes de suspender alguma medicação prescrita por ele.
✔️ Se não parar de tomar, converse com seu médico sobre repor testosterona, ainda mais se estiver sem libido , cansada e desanimada.
✔️ Coma bons carboidratos como batata doce, batata inglesa, arroz, feijão, abóbora, lentilha, grão de bico, aveia, banana e mandioca.
✔️ Use Whey, creatina, indicados por um especialista. Idealmente deve se usar 2g/ kg de peso de proteína ao dia somando todas as fontes de proteinas como carnes, frango, ovos e peixes por exemplo.
✔️ Durma bem, pois no sono você libera GH, hormônio que facilita a queima de gordura e atua com a testosterona aumentando a massa muscular. Uma boa noite de sono também sensibiliza a insulina e a leptina que favorecem queima de gordura e maior controle sobre o apetite. Durma e acorde cedo de preferência!
✔️ Se assegure que sua tireóide está dia. o exame usado para este fim se chama TSH ( hormônio tireo estimulante)
✔️ Coma gorduras boas como abacate, chia, coco cru, azeite, salmão, atum, linhaça e óleo de coco.
✔️ Pratique treinos resistidos ( musculação é o melhor exemplo ) 5 a 6 dias por semana.
✔️ Tome sol: vitamina D aumenta a testosterona mas cuidado com excessos.
✔️ Não tome diuréticos, sua retenção é porque a falta da massa muscular altera o equilíbrio hídrico fazendo você urinar com frequência e reter água em seguida.
✔️ Sua pressão é baixa por causa da pouca massa muscular e tomar diurético pode te colocar em risco.
✔️ Não tome remédios para emagrecer: como já disse, vocês têm que comer!
✔️ Paciência: ninguém ganha massa muscular em 1 mês.
DIAGNÓSTICO FÍSICO:
A melhor forma de diagnosticar a falsa magra é a análise visual da composição corporal associada a biompedância In Body, pregas cutâneas por adipômetro e Índice de massa corpórea ( IMC) que tende estar normal nestas pacientes.
Além das queixas clínicas como flacidez e fraqueza por exemplo.
Veja este bate papo com um ex falsa magra sobre o assunto:
Referência:
27 respostas
Olá Adriane, mas casos específicos não podem ser respondidos aqui, desculpe
fala serio entao o senhor remova meus comentarios daqui
Muito bom o texto, me ajudou muito.
Olá doutor! Seguindo as instruções consegui ganhar uns 5 quilos de massa magra, porém a barriguinha não vai embora… Alguma dica?
Obrigada!
Mantenha a pegada e o foco que ela se vai , é sempre o ultimo foco de gordura a ceder
Eu me encaixei em todos os topicos! Sou falsa magra, tenho 54 kg e 1,70 de altura, mas meu indice de gordura é de 31%! tenho percentual baixo de musculos, mta dificuldade em ganhar massa magra. Há anos tomo pilula. Nao importe o que eu coma, parece que meu corpo queima tudo rapido (o que eh bom se vc quer emagrecer…
Nossa!!!Amei o site e as dicas!!!
Muito Obrigada!!!
Muito bom, super esclarecedor. Também recomendo. Continue com o seu bom trabalho. Valeu 😉
Boa tarde,
Muito bom o seu conteúdo. Perder peso não é fácil quando bem feito sem estragar a nossa saúde. Bela dicas, que concerteza irei seguir.
Obrigado
Um abraço
Muito obrigado
Ola Dr. Roberto sou uma falsa magra peso 64 tenho 160 de altura e minha barriga e muito grande posso fazer a dieta que for nao consigo mim livra dela, mim ajuda pir favor.
A ajuda que posso dar on line esta toda descrita no post
Nossa Dr. Goatei muito das dicas. À medida que eu lia, era como se estivesse me descrevendo. Parabéns pelo trabalho e obrigada!
Achei ótimo esse tema,tá falando de mim.
Eu já sou magra,mas tenho barriga saliente,comecei a caminhar 1 hora por dia,corridinha,caminhada mais rápida,emagreci tudo,menos a barriguinha.
Fiquei esquisita,flácida.
Esse artigo foi pra mim.
Oi doutor sou falsa magra , e tenho 13anos peso 45kg não sei oque fazer faço aula de ballet clássico e de condicionamento físico . Por favor me dê uma dica
Obrigada
Olá Aninha, as dicas estão todas no post ! grande abraço
Adorei as informações, me encaixo perfeitamente nas descrições
Gostei muito do post e recomento a leitura às todos deste artigo pois com certeza será de grande valia…
Bom saber!
Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.
Obrigado
Tenho 35 anos, não praticava exercícios físicos e não cuidava da alimentação. Estava acima do peso, não tinha energia para nada, estava sempre cansado. Até que em um exame de rotina descobri problemas graves de saúde. Mudei meus hábitos, comecei a praticar exercícios toda manhã, e me dedicar a dieta Low Carb. Passei a me alimentar de forma saudável, mas ao mesmo tempo gostosa. A dieta Low Carb não só contribuiu para um emagrecimento rápido, mas aumentou minha auto estima e minha disposição
Bom saber !
Tomo oxandrolona 10 mg por dia e faço uso da injeção depo-provera trimestral há risco de engravidar ? oxi corta ofeito da injeção?
Negativo
Boa noite.
Tenho menopausa precoce, gostaria de uma consulta só para tratar desse assunto. O senhor atenderia?
Atendo sim , basta entrar com contato com meu pessoal