(Last Updated On: 12/06/2017)

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine detalha como os pesquisadores têm provocado funções fisiológicas com diferentes níveis de testosterona em homens. Além disso, os pesquisadores descobriram que alguns dos sintomas muitas vezes atribuídos à deficiência de testosterona, são realmente causados pela falta de estrogênio.

Joel Finkelstein e colaboradores, do Massachusetts General Hospital em Boston, EUA, relatam que os níveis da testosterona regulam a massa corporal magra, tamanho muscular e força, ao passo que os níveis do estrogênio regulam o acúmulo de gordura. Ambos os hormônios contribuem para a função sexual, que engloba tanto o desejo sexual quanto a função erétil.

Quando os homens atingem a meia-idade, muitas vezes experimentam mudanças na composição corporal, nos níveis de energia, força e função sexual que são comumente atribuídas a uma diminuição nos níveis de testosterona. No entanto, ninguém avaliou previamente a relação exata entre esses sintomas e os níveis de testosterona. Finkelstein et al. conceberam um estudo para induzir artificialmente a deficiência de testosterona e deficiência de estrogênio em homens saudáveis, e analisaram os níveis de hormônio no qual a disfunção fisiológica ocorreu.

TESTOSTERONA

Este estudo inovador forneceu novas informações sobre os níveis de testosterona necessários para diferentes funções, mas também sugeriu que a deficiência do estrogênio é responsável por alguns dos sintomas de hipogonadismo ( falta de testosterona). Os autores esperam que seus dados sejam úteis para decidir quando usar a terapia de reposição de testosterona. No entanto, eles são cuidadosos ao salientar que a verdadeira natureza da deficiência de testosterona, provavelmente, segue mais diminuição de testosterona ao longo da vida do que valores limiares e a decisão final de tratar cada paciente encontra-se com o médico.

Tradicionalmente, a testosterona e o estradiol foram considerados hormônios sexuais masculino e feminino, respectivamente. No entanto, o estradiol também desempenha um papel fundamental na função sexual masculina. Estradiol em homens é essencial para a modulação da libido, a função erétil e espermatogênese. Os receptores de estradiol, bem como da aromatase, a enzima que converte a testosterona em estradiol, são abundantes no cérebro, no pênis e testículos, órgãos importantes para a função sexual. No cérebro, o estradiol tem a síntese aumentada em áreas relacionadas para a excitação sexual. Além disso, no pênis, receptores de estradiol são encontrados em todo o corpo cavernoso com alta concentração em torno de feixes neurovasculares. Testosterona e estradiol diminuídos aumentam  a incidência de disfunção erétil, independentemente um do outro. Nos testículos, a espermatogênese é modulado pelo estradiol , começando com o eixo hipotálamo-hipófise-gónadas, seguido pelo de Leydig, de Sertoli e as células germinativas, e terminando com o epitélio ductal, epidídimo, e espermatozóides maduros.

  ” A verdadeira natureza da deficiência de testosterona, provavelmente, segue mais sua diminuição ao longo da vida do que valores limiares e a decisão final de tratar cada paciente encontra-se com o médico”

ESTRADIOL E CORAÇÃO

Para determinar se a obesidade pode alterar a função do coração através de alterações nos hormônios sexuais, Drs Maarten De Smet e colegas da Universidade de Ghent, na Bélgica recrutou 20 homens saudáveis com idades entre 20-40 e simulou o perfil hormonal de um obeso num homem saudável, isto é, testosterona baixa e estradiol alto Ao alterar artificialmente estes hormônios sexuais foi demostrado que um perfil hormonal alterado como visto na obesidade pode ser relevante para a função cardíaca. Descobriu – se que depois de aumentar o nível de estradiol e diminuir dos níveis de testosterona em homens durante uma semana, a deformação da câmara do coração esquerdo foi significativamente alterada.

ESTRADIOL E  ANEMIA DO ENVELHECIMENTO

A Hemoglobina no sangue (Hb) diminui com a idade em homens saudáveis com diminuição de testosterona e tem sido considerada como parte do envelhecimento normal. No entanto, a associação entre Hb e estradiol não é completamente conhecida. Neste estudo correlacionou – se estradiol positivamente com o nível de hemoglobina e diminuição estradiol pode explicar em parte o declínio Hb relacionada com a idade observada em homens idosos saudáveis

ESTRADIOL E  CÉREBRO

Como reguladores homeostáticos da função cerebral, alguns hormônios exercem ações neuroprotetoras. Este é o caso do hormônio 17β- estradiol  que sinaliza através de receptores de estrogénos (ERs) amplamente distribuídas no cérebro de machos e fêmeas Descobertas recentes demonstraram que o estradiol não é só um  hormônio ligado a função reprodutora, mas também um fator neuroproteção  cerebral em homens e mulheres e que ERs coordenam vários mecanismos de sinalização que protegem o cérebro contra as doenças e dirtúrbios neurodegenerativos

ESTRADIOL E MEMÓRIA VERBAL

Este estudo examinou prospectivamente as mudanças na cognição em homens hipogonadais que receberam testosterona (T) ou homens hipogonadais mais velhos que receberam gel de diidrotestosterona (DHT). Uma bateria de testes cognitivos que avaliam a memória verbal e espacial, a linguagem ea atenção foi administrada no início (antes da medicação) e novamente nos dias 90 e 180 do tratamento para homens recebendo T gel e no início e dias 30 e 90 de tratamento para homens Recebendo gel de DHT. Para os homens que receberam T gel, a T total circulante e o estradiol (E (2)) foram significativamente aumentados em relação à linha de base, e foi observada uma melhoria significativa na memória verbal. Para os homens que receberam DHT gel, os níveis séricos de DHT aumentaram e os níveis de T diminuíram significativamente em relação à linha de base, e foi observada uma melhoria significativa na memória espacial. Os resultados sugerem que mudanças benéficas na cognição podem ocorrer em homens hipogonadais usando níveis de substituição T e tratamento com DHT, e essas mudanças na cognição podem ser medidas de forma confiável durante um nível relativo de dose no estado estacionário. Além disso, nossos resultados sugerem que a aromatização de T para E (2) pode regular a memória verbal em homens, enquanto que androgênios não-articuláveis podem regular a memória espacial.

REFERÊNCIAS

  1. Nature Reviews Urology 10, 616 (November 2013) | doi:10.1038/nrurol.2013.223
  2. Asian J Androl. 2016 May-Jun; The role of estradiol in male reproductive function.
  3. Short-term changes in serum sex steroid levels and cardiac function in healthy young men  Maarten De Smet1,2, Bruno Lapauw1, Tine De Backer2 & Johannes Ruige1
  4. J Clin Endocrinol Metab. 2014 Jul. Serum estradiol associates with blood hemoglobin in elderly men: the MrOS Sweden study. Lewerin C1, Nilsson-Ehle H, Jacobsson S, Johansson H, Sundh V, Karlsson MK, Lorentzon M, Barrett-Connor E, Vandenput L, Ohlsson C, Mellström D.
  5. Nat Rev Neurosci 2015 Jan; 16 (1): 17-29. doi: 10.1038 / nrn3856. Epub 2014 26 de novembro.As acções neuroprotectoras de estradiol receptores e estrogénios. Arevalo MA 1 , Azcoitia I 2 , Garcia-Segura LM 1 .

Dr. Roberto no Instagram

Visualize as dicas e informações para uma vida mais saudável direto no Instagram


Acessar

Dr. Roberto no Facebook

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Médico CRM: 111370

121 Comentários

  1. Hamilton disse:

    Bastante esclarecedor este estudo.

  2. Marcelo disse:

    Muito interessante este estudo. Aos 23 anos comecei a apresentar desinteresse sexual, libido muito baixa e problemas de ereção nas poucas vezes em que tinha desejo de transar. Procurei um urologista e este me solicitou uma série de exames, dentre eles, todos os relacionados aos hormônios sexuais. Nem ele acreditou quando viu Meus exames. Minha testosterona livre e total estavam ótimos para minha idade segundo ele, meu DHT estava um bastabte alto (provavelmente por isso eu estava perdendo tanto cabelo). O que chamou a atenção foi o Estradiol, que estava menos da metade do valor de referencia mínimo. Ele me encaminhou para um endocrinologista, o qual também achou meu exame muito diferente do normal. Solicitou que eu repetisse o exame, preferencialmente em outro laboratório. Fiz e o resultado do exame de estradiol foi o mesmo, bem abaixo do normal. Para minha surpresa, ele me prescreveu Finasterida 1mg, com o objetivo de diminuir o DHT é aumentar o Estradiol. Um mês após o início do tratamento meu perfil hormonal era totalmente diferente. Testosterona continuou alta, o DHT baixou bastante e… O Estadiol atingiu o nível ligeiramente acima do mínimo, o que resultou no restabelecimento total do meu desejo sexual, além de ter recuperado praticamente todo o cabelo que havia perdido. Hj com 29 anos sigo com o tratamento e faço o monitoramento dos hormônios sexuais, tireoidianos e hepáticos semestralmente. Meu perfil hormonal permanece estável até então. Um caso bastante atípico segundo os médicos que tomaram conhecimento do meu caso. Nem tudo no corpo de um homem é somente Testosterona.

  3. Boa tarde doutor Roberto!
    Gostaria de saber se o estradiol diminui o libido? ou causa impotência? obg. bruno

  4. Luciano Júnior disse:

    A testosterona ‘deposteron’ é bioidêntica? Se sim, é possível o uso de deposteron em doses fisiológicas?

  5. Alexandre disse:

    Olá Dr, tenho 31 anos. Meu estradiol está elevado 49,9 pg/ml . Está mto fora do normal? Se sim, oq vc me recomendaria? Tem algum medicamento que eu posso estar tomando?
    Minha testosterona deu 376 ng/dl.
    Fui na Endocrino e ela me receitou Anastrozol, mas n tenho condições de estar comprando isso, aqui na minha cidade está 420 reais. Tem algum outro medicamento mais em conta Dr?

  6. Alexandre disse:

    Faço uso com de deposteron para ganho de massa muscular. As doses elevadas dessa testosterona aumentam também os niveis de estradiol. Minha testosterona está em 3.200 ng/dl e o estradiol 253 pg/ml. Preciso baixar esse estradiol com algum inibidor de aromatase. Ou esse nivel é aceitavel pela quantidade de testosterona? 600mg a cada 10 dias de deposteron. Obrigado!

    • Está MUITO alto seu estradiol e testo tambem! Procure um médico para te ajudar

    • marcos disse:

      amigo e loucura aplicar essa quantidade com um prazo tao grande entre uma aplicaçao e outra o ideal pra nao ter niveis de oceilaçao no plasma sanguineo e aplicaçoes mais frequentes com menores quantidades mantendo o nivel de testo mais estavel sem picos o estradiol se mantera controlado niveis bons em torno de 30 a 35 pg/ml caso fique muito acima use anastrozol 1mg dsdn de farmacia nao conpença arriscar com inibidor de aromatase manipulando e cuidado com a ginecomastia e nao esqueça de fazer o desmame do anastrozol pois se cortar de uma vez o risco de um rebote de estrogenio e muito alto! sorte ai Men

  7. Flaviano disse:

    Doutor fiz um exame recentemente onde o resultado foi :

    ESTRADIOL
    59,00 pg/mL
    Material: Soro
    Coleta: 23/06/2016 – 11:35:19
    Método: Quimioluminescente automatizado
    Atenção aos novos valores de referência a partir de 09/11/2015:
    Homens: até 47 pg/mL

    Me parece que esta bem acima do normal, estou certo ? Isso é bom ou ruim ?

  8. C C S C disse:

    Boa tarde DR Roberto

    Recentemente realizei alguns exames hormonais e obtive alguns resultados que me intrigaram.

    1º Testosterona, considero que houve uma queda abrupta nos niveis de testosterona total.

    Em 2014 realizei um exame, e o valor foi de 766 NG.

    Agora o ultimo resultado foi 365 NG (menos da metade em um período de 02 anos)

    Agora o que mais me impressionou foi o estradiol, 234 PG quase 6 X mais que o normal.

    Isso é normal?

    Marquei uma consulta com um Andrologista

  9. ALisson disse:

    Bom dia Doutor!
    minha testosterona livre baixou de 15,13ng para 8,95ng em dois anos , mas não sinto nenhum efeito como queda de libido falta de energia etc.. pelo contrario não tenho o que reclamar, lembrando que minha testo total foi de 442 em ambos os exames nesse intervalo, qual sua opinião sobre isso ?

  10. Gustavo disse:

    Olá Dr. Roberto. Gostaria de saber se pode me ajudar.
    Tive uma queda importante de libido e disposição nas duas ultimas semanas. Procurando um Endocrinologista, fiz os exames e verifiquei que os níveis de testosterona, LH e Estradiol estavam acima da referência. Os resultados foram os seguintes:
    H TIROESTIMULANTE (TSH) 2,4 mUI/L
    H LUTEINIZANTE (LH) 13,2 UI/L
    H FOLICULO ESTIMULANTE (FSH) 4,7 UI/L
    TESTOSTERONA 1210 ng/dL
    SHBG 61 nmol/L
    ESTRADIOL 9,3 NG/dL
    PROLACTNA 6 microg/L
    IGF1 165 ng/dL
    DHEA-S 274 micrig/dL

    O médico disse que está bem e falou apenas para acompanharmos, mas realmente não tenho me sentido bem. Essa relação está normal mesmo.
    Grato pela auxilio.

  11. Gustavo disse:

    Bom dia, venho fazendo uso de testosterona bioidêntica em creme há 1 ano e o nível atual é de 862 diferente de antes que era em torno de 450, em contra partida o meu Estradiol que era 25 esta hoje em 58, venho sentindo baixo libido e queria saber se esse quadro corresponde a essa relação entre meus níveis de Estradiol x Testosterona, e se sim o que vc indicaria?

  12. Rodrigo Melo disse:

    Dr, recebi o resultado ontem de.alguns exames e deu 440 de testo contra 50,5 de estradiol, existe alguma proporção ideal? Devo procurar um especialista ou os dados são tolerantes?

  13. weder pereira duarte disse:

    Doutor.faço musculação pesada a 18 meses.fiz uso de DHEA . primeiro mês 50mg. Outros 5 meses 25mg. Tenho hoje 40 anos.tem 20 dias que parei de usar dhea. Fiz o exame e deu . ferritina sérica 17,5ng/ml.testosterona 514 ng/DL.testosterona livre calculada 13,46ng/DL.acido urico3,6ng/DL.dehidroepiandrosterona 324,0 ng/mL
    Prolactina 7,45 ng /ml.estradiol:38pg/ml.hormônio luteinizante.9,01 mui/ml. Então vou fazer outro daqui a seis meses. Sem usar o DHEA. Estou tomando magnésio quelato.vit b6 .zinco quelato . saw paumeto .mucuna pluriens .acido alfa lipoico.Citrulina .triptofano .GABA .lisina ornitina .Arginina .osteo bi flex . tbn alimentação . 6 ovos caipira por dia .será que com alimentação e treinamento pesado meus níveis de testosterona continuaram bons sem o DHEA.

  14. lucas disse:

    o FSH BAIXO causa a impotencia ?

  15. Alysson disse:

    boa tarde, meu urologista receitou anastrozol para controle do estradiol. Tenho tomado nos ultimos meses anastrozol 2 mg ao dia e meu estradiol continua alto, esta ainda em 69 e minha testosterona esta em 585.
    Ele esta muito alto ainda o estradiol, vc poderia me passar alguma orientação? Obrigado

  16. Ronaldo disse:

    Doutor, tenho 21 anos e tenho alguns sintomas de ter a testosterona baixa, como desanimo, mal humor, auto-estima baixa, leve diminuição da libido, ginecomastia, musculos fracos. Inclusive eu estava achando que tinha sindrome de Klinefelter, mas possuo os testiculos desenvolvidos. Porém, fiz o exame que o médico me receitou, e mostrou que minha testosterona livre está normal, entre 400, e o estradiol está com 56. Quando vi esse resultado logo me identifiquei porque achei que o estradiol alto estava atrapalhando minha vida, mas quando mostrei ao endocrinologista, ele me disse que está normal e que é normal o estradiol estar alto, mas mesmo assim, está dificil acreditar que está realmente normal, pois faz 3 anos que nao consigo ter relação sexual por conta da ejaculação precoce e parece que vivi minha vida inteira com sintomas assim, quando era criança, fui raquitíco e tive que ir ao psicologo pois nao tinha vontade de conversar muito. Queria saber a sua opinião, pois a testosterona está normal, só o estradiol está bem acima (no exame diz que o permitido é até 30), o doutor me disse que não precisa de medicamentos.

    • Absurdo alguem achar este estradiol normal em homens. Nem valor de referencia de laboratorio eles tratam mais, imagine sintomas. Deve ter falado que é stress ou te mandou para o psquiatra. Deve ser falta de sertralina, sildenafila, venlafaxina, protese peniana..

  17. Kelly Cristina disse:

    Dr. Sou mulher transexual não operada, estou em terapia hormonal MtF há seis meses com Aldactone 200mg, estradiol 2mg e finasterida 5mg dia. Há dois meses estou sentindo mais deprimida, e choro constantemente. Há uma possibilidade de ocorrer problemas na recepção de estradiol? Minha testo livre era de 13 e agora é de 2 ng/dl de sangue em seis meses. A endócrino me disse que está tudo normal. Meu estradiol esstá estável de 59 antes da terapia hormonal, para 63. Queria uma opinião

  18. Gabriel mourad disse:

    Boa tarde doutor Roberto
    Estou há mais ou menos um mês com libido zero fiz os exames e todos normais exceto estradiol
    Testosterona 1204 ng/dl
    Testosterona livre 726,0 pmol/L
    Estradiol inferior a 0,5 ng/dL (Sexo masculino: 2,6 a 6,0 ng/dL)
    Somente essa alteração seria motivo pra essa queda brusca na libido ?
    Grato pela atenção

  19. C C S C disse:

    Boa tarde Dr. Roberto

    Tenho 29 anos e por motivos de uma vertiginosa queda na líbido e desmotivação em outros aspectos da vida, resolvi buscar tratamento com um andrologista.

    Embora o médico seja conceituado e experiente, acho ele um tanto enigmático. Minha pergunta é sobre o hormônio Beta Estradiol.

    Meus últimos exames realizados entre Julho e Agosto desse ano apresentaram os seguintes valores:

    Julho 2016 – 248 NG

    Agosto 2016 – 234 NG

    Na sua opinião, sem compromisso com qualquer diagnóstico, esses números estão muito acima da normalidade.

  20. Jcs disse:

    DR Roberto tenho uma duvida

    tenho 23 anos, fiz exames hormonais estradiol deu 56 e testosterona em torno de 650 a 700, tomando dhea 50 mg 1 vez a cada 4 dias, sao numeros para me preocupar e procurar orientaçao??

  21. Marcus Ferreira disse:

    Bom dia, Dr.!

    Tenho 29 anos e há alguns meses venho notado uma queda substancial em minha libido e disposição. Sempre fiz musculação e tenho uma boa quantidade de massa magra no corpo.
    Acontece que venho perdendo força nos treinos, variação de humor, ganho de gordura abdominal, ausência de ereção matinal e diversos outros sintomas de baixa testosterona.

    Em exame recente constatei que estou dentro da normalidade (Testosterona Total = 494 ng/l), com exceção dos seguintes exames:
    Estradiol: 16,44 pg/mL
    Prolactina: 17,2 ng/mL

    O que você acha que pode estar acontecendo?

  22. Pai preocupado disse:

    279,10 ng/dl de testosterona total,
    7,91 de testosterona livre,
    Inferior a 20 pg/ml de estradiol ,
    Para um adolescente de 17 anos, é muito baixo para o desenvolvimento peniano? Ou não há relação entre tamanho de pênis e níveis de testosterona? Segundo o urologista, os testículos estão em tamanho normal, no entanto acho pequeno o tamanho do pênis.

  23. Maurício Silveira disse:

    Boa tarde Dr Roberto!
    Estou fazendo uso do Axeron a um mês, e a minha lebído foi pro saco, quer dizer baixou muito, já estava ruim e agora piorou, agora nem o Sidenafila 50mg funciona direito, o pouco efeito dela(sidenafil) ta pior que antes de fazer o uso do Axeron, pois um dos motivos de estar usando o mesmo é a disfunção erétil. Por favor me da uma luz.

    • Possivelmente está convertendo testosterona em estradiol e este horm. em excesso pode diminuir a libido. Alguns médicos parecem não saber disso, infelizmente!

      • Maurício Silveira disse:

        Boa noite Dr. Roberto.
        Peguei os resultados dos exames e pra minha surpresa a Testosterona após 25 dias de uso do AXERON, caiu de 195.31ng para 179ng , O senhor pode me explicar o que acontece? O estradiol esta 18pg , não tenho testes anteriores, pois nunca foi pedido, este fiz por conta.

        • Tenho minhas dúvidas em relação ao Axerom. De qq forma, algumas vezes o uso tópico de testosterona não reflete no sangue e sim na saliva.Porém ,mais do que tratar um exame de sangue ou de saliva, temos que tratar pessoas e daí sinais e sintomas teriam que ser avaliados antes e depois do uso do hormonio.

          • Maurício Silveira disse:

            Desculpe! mas acho que não ficou muito clara minha colocação em relação aos exemes e o senhor acabou não entendendo:
            195.31ng Testosterona = Antes do uso do Axeron
            179ng Testosterona = 25 dias após o inicio do tratamento com Axeron

            18pg Estradiol = no vigésimo quinto dia do inicio do tratamento com Axeron
            Obs: Não tenho exames anteriores do ESTRADIOL.

  24. Eduardo Bardelli disse:

    Dr. Roberto gostaria de tirar uma dúvida, fiz uso de anabolizantes (durateston)
    um período atrás sem fazer controle algum com exames laboratoriais.
    E durante o uso pediram para usar anastrozol pra controlar a conversão
    da testo em estradiol. (Sei que o que fiz foi uma loucura)
    Após o período que utilizei venho tendo sintomas bem desagradáveis como
    momentos durante o dia de agressividade sem motivo, ansiedade como
    se algo de ruim estivesse pra acontecer, momentos de tristezas sem motivo, e
    muita fadiga. Esses sintomas podem ter relação com o eixo testo x estradiol?
    Pois fui a um clinico a única coisa que ele relatou foi que o uso de anabolizantes pode
    levar a depressão e prescreveu 2 antidepressivos sem ao menos passar exames.
    Mas acabei conhecendo o site do
    Sr. e acredito que os sintomas tenha mais relação com isso do que qualquer outra coisa,
    gostaria da opinião do Sr. Obrigado desde já.

  25. Kleber disse:

    Doutor, bom dia.
    Uma pergunta simples, faço uso de fina a 7 meses e notei um aumento da gordura abdominal, voltei pra academia e fiz uma dieta rigorosa, porem, o peso está demorando MUITO pra abaixar, vc acha que pode ser excesso de estradiol? uma vez que a finasterida modifica a testosterona?

  26. Rodrigo disse:

    Saudações Doutor Roberto.
    Meu nível de hormônio Estradiol esta 58 pg/ml, estou ingerindo Aromasin ou Exemestano (25 mg) com intento de baixa-lo.
    Pergunto:
    Estradiol em níveis séricos altos diminuem ou alteram os níveis dos Hormônios Folículo Estimulante, Luteinizante, SHBG e Tiroxina?
    Aguardo retorno, agradeço atenção.

  27. Ronaldo disse:

    Fala Doutor, ja postei aqui antes, e ainda não resolvi meu problema, fui a 2 endócrinos e 1 urologista e nenhum deles conseguiu me ajudar, dizem que está normal. O meu estradiol deu 56 e testosterona deu 420 total. Estou pensando em me automedicar com anastrozol, começar testando 1mg por semana pra ver o que dá, e ir fazendo exames e eu mesmo ir avaliando, voce acha que correrei perigo? Uma pena eu não ter condição de bancar um acompanhamento com voce.. abraços

    • Fisiologia hormonal para quê né Ronaldo? Vc já sabe mais que muito médico..

      • Ronaldo disse:

        Hahaha, na ultima consulta paguei 300 reais, fiquei 2 horas sentado esperando, pra chegar e a médica falar pra eu ir no psicólogo, brincadeira né hahaha
        estou conversando com um “coach”, são treinadores de atletas que estudaram e manjam muito de hormônios e sabem as drogas certas.. mas ainda não iniciei o tratamento.
        Abraços

  28. Álvaro disse:

    Dr. Roberto,
    Testosterona Total: 1.009 ng/dL
    Testosterona Livre: 358.1 ng/dL
    SHBG: 101
    Estradiol: 4,5 na/dL
    FSH: 4,4 UI/L
    LH: 3,1 UI/L
    Vitamina D: 38ng/mL
    Meus resultados estão normais? Achei baixa a minha Testosterona Livre em função da Total. Como posso elevá-la? Estou aromatizando?
    Tenho 47 anos, 184 cm e 121kg. O que devo fazer?

  29. Álvaro disse:

    Dr. Roberto,
    Testosterona Total: 1.009 ng/dL
    Testosterona Livre: 358.1 ng/dL
    SHBG: 101
    Estradiol: 4,5 na/dL
    FSH: 4,4 UI/L
    LH: 3,1 UI/L
    Vitamina D: 38ng/mL
    Meus resultados estão normais? Achei baixa a minha Testosterona Livre em função da Total. O SHGB elevado é um problema? Como posso elevá-la? Estou aromatizando?
    Tenho 47 anos, 184 cm e 121kg. O que devo fazer?

  30. Ricardo disse:

    Dr. Roberto estou em tratamento de inducao com anastrozol 1mg e clomifeno 50mg, e vitaminas c, e , zinco e coenzima q10. Motivo: melhorar a contagem de espermatozoides, 1 exame 7 milhoes, apos tratamento de infeccao com tamiram, por 14 dias, subiu para 12 milhoes. Ainda nao repeti o espermograma para saber como esta a qtde apos tomar estes medicamentos.

    o resultado de testosterona total, antes do tratamento era de 363, e estradiol 32, agora 50 dias
    apos o tratamento, testosterona total foi a 813, e estradiol esta em 34, tenho percebido perda de erecao algumas vezes, outras vezes dificuldade em obter erecao, ou seja demora muito, e tambem um atraso no orgasmo/ejaculacao, esta demorando muito para ejacular e tambem uma perda de libido, esta relacao testosterona/estradiol e saudavel? Pode causar estes sintomas?

  31. Walisson vieira disse:

    Boa noite Dr.

    Sofro com o DHT. Tenho meu nivel de testosterona normal com reações normais para o jovem de 24 anos. Quero melhorar meu redimento muscular com um suplemento aumentando o nivel de testosterona. Caso faça uso deste suplemento irei também aumentar o nível de DHT no meu organismo ?

    Desde de ja , muito obrigado

  32. Dionizio disse:

    Boa Tarde Dr. Roberto,

    Já acompanho seu trabalho a um tempo e te acho fera nos conhecimentos. Parabéns! Tenho 26 anos, malho e faço acompanhamento com nutricionista, nunca usei anabolizantes e de uns 3 meses pra cá passei a sentir cansaço excessivo e perda da libido. Uso formulas manipuladas de vitaminas e DHEA 50 mgs, mas nada hormonal. Fiz uns exames a 15 dias e os níveis de DHT, Estradiol,Prolactina e Androstenediona estão todos a cima do normal, inclusive o estradiol 59 e o DHT 1127. Essa alteração vem me deixando com baixa libido e dificuldades de ereção. O Dr acha que controlando meu DHT os outros hormônios também serão controlados e minha libido volta ao normal? Não estou habituado com os sintomas e estou até digamos desesperado pelo meu desempenho sexual afetado.

  33. Thiago disse:

    Boa tarde Dr. gostaria de lhe parabenizar pelo site! Posts excelentes! Tenho uma pergunta se puder dar sua opniao: Qual seria a proporcao ideal entre testo e estradiol?

  34. CLAUDINEI MARUCCI disse:

    BOA NOITE

    TENHO 50 ANOS DE IDADE E MEUS EXAMES DE SANGUE COMO TESTOTERONA TOTAL E LIVRE ESTÃO NORMAIS PARA MINHA FAIXA DE IDADE E DEMAIS EXAMES TB. NÃO SOU DIABETICO E NEM HIPERTENSO E TENHO UMA VIDA SAUDAVEL E PRATICO EXERCIOS FISICOS PELA MANHA. POREM TENHO DITO DIFICULDADE EM MANTER MINHA EREÇÃO E TEVE MOMENTOS EM NEM CONSEGUIR. NOTEI QUE ESTEVA COM MANCHAS AMARELAS EM MINHAS CUECAS E FIZ UMA EXAME DE SECREÇÃO URETRAL E CONSTATOU STAFILOCOCCOS VERIDANS E MEU ESPERMATOZOIDE TEM CHEIRO DE PEIXE PODRE, POREM O LABORATORIO ME INFORMOU QUE É BACTERIA DA PELO E NÃO TEM ANTIBIOTICO PARA ISSO. GOSTARIA DE SE COM O RESULTADO DESSE CONFORME MENCIONADO, PODE VIR OU ELE É O RESPONSAVEL PELA MINHA DIFICULDADE D EREÇÃO, APESAR DE TODOS MEUS EXAMES ESTAREM NORMAL. TENHO TOMADO GINSEN E TIRBULUIS, POREM SEM MUITO EFEITO. QUAL A SUA OPINIÃO COM RELEÇAO A ISSO. É POSSIVEL UMA PESSOA APRESENTAR DIFICULDADE MESMO NÃO TENDO NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE?

  35. roberto disse:

    to aplicando testosterona en gel 20 ml ja ten 9 dias; mas nao to centindo efeito na libido como eu tinha antes .meu estradiol na saliva ta 6 no sangue ta 10,antes era 40 parec que tinha mais libido ,so que me deu um pouco de jinecomastia ;nao medi minha testosterona depois do gel,mais antes ficava entre 315 depois veio pra 370.cera que e o estradiol ,na saliva e 2.5 da muita disqrepancia entre saliva e sangue ,e ainda fui no medico anti envelhecimento eli me passol ,indol trescarbinol pidio africano salpalmeto urtiga dioica anastrosol 0;3 tudo isso manipulado.qual sua opiniao obrigado

  36. Lucas disse:

    Doutor, estou fazendo tratamento para hipogonadismo com HCG e tamoxifeno, a testosterona aumentou e o estradiol abaixou, porém o FSH está elevado (acima do nivel do laboratorio), voce acha que da pra curar com esse tratamento ou tem chances de só tratar com TRT? Obrigado

  37. Fabio disse:

    Boa noite Dr. Como aumentar a testosterona TOTAL e Biosdisp sem baixar o Estradiol?

    Test. Total 250 ng/dl, Test. Livre 7,17 ng/dl, Test Biodisp. 168,04 ng/dl, Prolac. 9,01 ng/ml e Estradiol 25,8 pg/ml.
    24 anos.

    Obrigado.

  38. Marcos Fábio disse:

    Olá Dr!
    Nos meus exames os níveis de Estradiol, 17 Beta sempre deram normais.
    Recentemente o resultado foi de 61,42 pg/mL (Valores de Referência Masculino > 20 anos : 0 a 39,8 pg/mL)
    PSA normal
    Testosterona normal
    O que pode ser essa elevação?
    Tenho 41 anos e sempre pratiquei atividades físicas.
    Hoje pedalo no mínimo 3x por semana e em média 100 km

  39. Jandir disse:

    Ola Doutor,
    Primeiramente parabens por dedicar um tempo para compartilhar conhecimento em nivel publico, tenho duas duvidas, qual a sua opiniao sobre o uso do EXEMESTANO como inibidor da aromatase em relacao ao “anastrozol”, e sobre a real eficiencia de fitoterapicos na funcao de aromatase ( crisina, indol3carbinol, acafrao (curcumina). Muito obrigado, forte abraco.

    • Exemestano é mais potente mas o anastrozol faz bem o serviço também.Prefiro o segundo e não vejo este efeito rebote que falam por aí. Talvez com mega doses de testo mais uso diario de anastro possa ocorrer. Utilizando sub deses deste medicamento nunca vi ocorrer. Quanto aos fitos, são menso eficazes,prefiro em mulheres ou em homens que vejo que estradiol fica muito baixo com doses baixas de anastro e usando testosterona. Com a forma transdérmica de testo, podem ser uma opçao mas sempre tem que dosar o estradiol ao longo do uso para avaliar a eficiência.

  40. clayton disse:

    Bom dia Dr. Fiz exames recentemente e ocorreu uma alteração no estradiol, ha algum tempo eu venho percebendo uma perda considerável em minha memória e alterações cognitivas comparado ha pouco tempo atrás, já pensei ate em procurar um neurologista, sei que e necessário uma avaliação melhor para qualquer diagnostico, porem vi que ha relação do estradiol com a a “cuca” ne? Gostaria de saber se você atende pela unimed, se o seu consultório é em BH e qual i valor da consulta particular? Muito obrigado!

  41. Ana Donner disse:

    Olá doutro, o resultado do exame do meu esposo para o estradiol deu
    1,3 ng/dL Sexo masculino : 2,6 a 6,0 ng/dL

    NOTA(1): Para converter ng/dL em pg/mL, multiplicar o valor em ng/dL
    por 10.

    Esse valor pode ser considerado baixo?
    Os demais exames como testosterona e dihidrotestosterona deram normais.
    Mas ele apresenta baixa libido e muito cansaço.

  42. Ana disse:

    Teria algum médico para indicar em Porto Alegre ou região metropolitana?

  43. Daniel disse:

    Tenho ginecomastia, posso tomar anastrozol?

  44. Roberto disse:

    Boa noite Dr. Roberto, desde já agradeço a atenção. Tenho 41 anos e há tempos tenho problema de libido e ereção, a vezes uso tadalafila por conta própria, mas queria saber qual caminho correto a seguir para não prejudicar mais minha saúde sexual. O Sr. recomendo algum profissional em Montes Claros no Norte de Minas?. Grato e aguardo.

  45. Marcos disse:

    Dr.!
    O que pode acontecer se estiver com os níveis de ESTRADIOL alto e não fizer um controle?
    Só afeta a libido ou pode acarretar outros males?

  46. jeferson morais dos reis disse:

    Dr. Roberto Franco do Amaral Neto ,já tive ginecomastia,porem fiz a cirurgia pra retirada das gandulas ,fiz uns exames e o nível de testosterona estavam 314 ng/dl e o Estradiol,17beta estava 60pg/ml com esses nivel corre rico da ginecomastia voltar?

  47. Andrade disse:

    Dr. estou com estradiol alto 97pg/dl, porém os outros níveis estão normais como o de testo 450 pq/dl, faço uso de finasterida, porém não sinto falta de libido nem nada do tipo, a finasterida pode estar causando esse aumento do estradiol ? Grato.

  48. Daniel disse:

    Doutor, o uso de viagra um dia antes da coleta de exames de testosterona pode afetar o resultado?
    O viagra aumenta a testosterona?

  49. Wanderson Charles de Almeida disse:

    Olá Dr. Roberto, boa noite! Tenho 43 anos e minha DHT está 248pg/ml. A referência do laboratório é de 250 a 800pg/ml . Como faço para aumentá-la?

  50. alexandre disse:

    Doutor, tenho 42 anos e venho sentido muita de desejo sexual, libido e muito dificuldade na erecao,
    minha testo total deu 223 minha prolactina e o estradiol deu tudo normal, meu urologista me passou um ant depressivo
    dizendo que aparento muito ancioso e tambem me receito o Tribulus Terrests me disse para usar 3 meses que iria melhorar
    minha libido e ajudaria muito na erecao.
    Te pergunto procede esse fitoterapico. ajuda em alguma coisa.

    obrigado por me ouvir.

  51. douglas disse:

    boa noite Doutor. Interessante é que vários estudos sobre câncer de próstata, dizem que o grande vilão não é a testo, e sim, o estradiol. Desta forma, não seria melhor ter um DHT mais alto, estadiol mais baixo e testo dentro dos padrões?

  52. Douglas disse:

    E quantos aos estudos que dizem que o estradiol é o grande vilão para a próstata, procede Dr.?

  53. Rael disse:

    Dr.roberto boa tarde. Rael
    queria saber porque minha progesterona esta alta inferior de 0,2 deu 0,30 estradiol 20 a 89 deu 20 e testoterona livre de 3,000 a 24,000 deu 9,780

  54. Sandro disse:

    Doutor tenho 47 anos testo 520 e estradiol 24 , seria baixo meu estradiol ? Vejo mt falarem sobre testo mas pouco sobre valores Bons de estradiol homens

  55. Eric disse:

    O uso do anastrozol e para sempre ou tem tempo determinado ?Dr digamos que Estradial se regulariza com uso de remedio, é capaz de voltar a desregularizar e sempre vai necessitar de remédio?

  56. Alex da Silva disse:

    Boa noite, estou fazendo uso de anabolizantes e estou com problemas de ereção, problemas que normalmente apareceriam no final do ciclo,fiz uso de ANASTROZOL para ver se era o Estradiol que estava alto, mais o problema continuou, o Estradiol pode estar baixo? Outra pergunta é se o Doutor pode me indicar um médico em Joinville SC. obrigado

  57. Joao disse:

    Ola Dr. Roberto

    Recentemente fiz uma bateria de exames de sangue entre eles a Testosterona com valor: 627,21 ng/dl e estradiol E2: 365,00 pg/ml (Valor exato conforme resultado) e acho q tem algum problema nesse estradiol…qual sua opinião ate porque e um valor altíssimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *