TESTOSTERONA ,REPRODUÇÃO  E FERTILIDADE NA MULHER


Uso de testosterona antes do estímulo ovariano

As mulheres que respondem mal aos estímulos ovarianos (más respondedoras), mesmo com o uso de doses máximas de medicações, representam sempre um grande desafio ao médico especialista. Estes casos representam 9 a 24% das pacientes submetidas a ciclos de fertilização in vitro e independente do protocolo de estimulação usado, os resultados são baixos, com altas taxas de cancelamento e baixas taxas de gravidez.

Um estudo realizado por Bosdou e Colaboradores, publicado na revista Human Reproduction Update avaliou o uso da testosterona previamente a ciclos de FIV na tentativa de aumentar a resposta ovariana em pacientes más respondedoras.

Esta pesquisa demonstrou que o uso de testosterona transdérmica antes do ciclo de FIV parece aumentar a taxa de gravidez em 15% e a taxa de nascimento em 11%. Além disso, diminui a dose de gonadotrofina necessária e o número de dias de estímulo.

Embora ainda sejam necessários mais estudos, este trabalho aponta uma nova possibilidade de tratamento complementar para as pacientes com baixa resposta à estimulação ovariana.
Quatro publicações estudaram o uso da testosterona prévia nos tratamentos de fertilização in vitro: 2 com gel e 2 com patch.

Gel de testosterona:

1- Estudo feito na Coreia do Sul com 110 pacientes más respondedoras, onde metade recebeu testosterona gel 1% – (dose equivalente a 12,5 mg de testosterona com taxa de absorção de 10%), por 21 dias prévio ao ciclo associado a pílula. No grupo controle só deu pílula. Em todas foi usado Cetrotide. Observou: menos doses de gonadotrofina necessárias, menos dias, maior numero de óvulos coletados e fertilizados, mais embriões bons, maior taxa de implantação e maior taxa de gravidez no grupo de testosterona. Não foi observado efeito colateral.

2- Estudo realizado em paris com 50 mulheres, metade usou testosterona 1% 1g/dia (equivalente a 10 mg de testosterona por dia, com absorção de 10%). Usou por 15 a 20 dias antes do ciclo (durante o lupron ou durante uso de pilula), não houve diferença entre os grupos.

Patch (adesivo) de testosterona:

3- Estudo feito em Barcelona com 62 mulheres. Todas tiveram protocolo longo. Quando confirmava a supressão, metade usou 5 dias de patch de testosterona 2,5 mg/d antes de iniciar o estimulo. Houve menor número de ciclos cancelados, menor dose de gonadotrofina e menos dias.

4- Este estudo avaliou 25 más respondedoras e repetiu o protocolo prévio usando também 5 dias de adesivo de testosterona antes do estímulo e das 25, 20 tiveram melhor resposta com aumento de número de embriões e a taxa de gravidez foi de 30%.

CONCLUSÃO:

Apesar de já bastante conhecidas, as disfunções sexuais femininas deixam de ser diagnosticadas, muitas vezes, por inibição da paciente (que não apresenta a queixa) ou do médico (que se constrange de investigar).

O diagnóstico desses quadros é de suma relevância, uma vez que interferem na qualidade de vida, além de estarem geralmente associados a questões de saúde geral.

Analisar a função sexual da mulher auxilia, ainda, na identificação da causa de muitos conflitos psíquicos e relacionais e/ou quadros psiquiátricos.

O tratamento das disfunções sexuais femininas é tanto mais difícil quanto mais precoces a instalação do quadro e a fase do ciclo de resposta sexual atingida.

Comparativamente com os recursos já existentes para as disfunções sexuais do homem, as mulheres disfuncionais contam com menor número deles e menos critérios terapêuticos estabelecidos para fazer frente à saúde sexual de seus parceiros. A investigação clínica de rotina traz à tona a relevância da questão e a necessidade de mais pesquisas.

 


DÚVIDAS COMUNS:

GESTANTE PRODUZ TESTOSTERONA?

Sim e esta produção tende a se elevar ao longo da gestação muitas vezes até aumentando a quantidade de pelos pelo corpo e até melhorando  a libido (desejo sexual)

QUAIS OS EFEITOS DA TESTOSTERONA NA GRAVIDEZ?

Em excesso , oleosidade, queda de cabelo, acne e excesso de pelo.

GESTANTE PODE USAR TESTOSTERONA DURANTE A GRAVIDEZ?

NÃO POIS HÁ CHANCE DE MASCULINIZAÇÃO DO FETO.

TESTOSTERONA ALTA IMPEDE A GRAVIDEZ?

 Caso esteja desregulando o ciclo menstrual e diminuindo  a produção de LH e FSH , SIM!

A MULHER NO PÓS PARTO PODE USAR TESTOSTERONA, ESTRADIOL OU PROGESTERONA?

ENQUANTO ESTIVER AMAMENTANDO NÃO, POIS HÁ RISCO DE PASSAGEM DO HORMÔNIO PARA A CRIANÇA ALÉM DE DIMINUIR A PROLACTINA E SUPRIMIR A PRODUÇÃO DE LEITE NO CASO DA PROGESTERONA.

QUAIS HORMÔNIOS A MULHER PODE USAR ENQUANTO ESTIVER AMAMENTANDO?

Hormônio tiroidiano caso tenha hipotiroidismo, insulina caso tenha diabetes, hidrocortisona caso tenha insuficiência adrenal, ocitocina caso haja  indicação para tal.

HORMÔNIOS COMO OXANDROLONA , ESTANOZOLOL E NANDROLONA ATRAPALHAM A GRAVIDEZ?

Sim , pois tendem a diminuir o FSH e o LH durante o uso assim  como  os anticoncepcionais hormonais.


FONTE http://www.ipgo.com.br/


Formulário de newsletter
Receba meus novos artigos no seu e-mail

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe

49 respostas

  1. Olá Dr. Gostaria de saber se o nível de testosterona baixa na mulher ppde impedir uma gravidez fiz exames e deu que estou com a testosterona baixa minha ginecologia me passou androsten uno tratamento por 4 meses já sou mãe de dois adolescentes quero muito meu terceiro bb fiz vários exames inclusive o isteroslpigografia deu tudo então pode ser essa a causa na qual não estou conseguindo meu positivo testosterona baixa e vc pode mim falar um pouco sobre esse remédio androsten uno 280 obrigada espero por sua resposta

  2. Boa tarde

    Gostaria de tirar uma dúvida, meu marido toma um suplemento vitamínico mineral que contém testosterona, estou tentando engravidar já faz 1 ano quase, este medicamento que ele toma pode estar atrapalhando a gravidez?

  3. Dr. Fitoterápico para melhorar o espermatozoide são as vitaminas: c, d, e , omega3, zinco, tomar durante 3 meses, assim eu engravidei

  4. Dr meu marido está com a testosterona baixa, e estou tentando engravidar, gostaria de saber se por ele estar com a testosterona assim, é mais difícil que eu engravide?

  5. Olá sou um homem trans e estou tentando engravidar , faço o uso da durateston dos 16 até os 18 e fiquei 1 ano sem tomar no final do ano passado comprei três caixas apenas fiz um ciclo . Depois de dois meses e meio venho tentando engravidar . Achou que até consegui porém venho tendo um sangramento depois de um mês, li que o embrião quando se planta no útero ele solta glóbulos vermelhos, e causa pequenos sangramentos em algumas (mulheres ) e São como manchas na calcinha , só que meus sangramentos estão excessivos ,mas sem continuação! Estou totalmente confuso , fiz dois exames de beta e deram negativo! Mas continuo tendo os sintomas isso q n entendo

        1. o ciclo menstrual regulado, assim como o pico de Lh no entre décimo e décimo e quarto dia pós menstruação e a dossagem d eprogesterona na fase lútea são forma e avaliar se o organismo já está preparado para engravidar
          Essas coisas são muito individuais e vai do tempo de uso contínuo, tipo de esteróide e dose de uso também.

  6. Dr. tenho 51 anos inicio da menopausa e fui ao nutrólogo e ele me passou testosterona bioidêntica gel 2% . Na minha família tem histórico de câncer de mama e outros. Isso faz mal? Ou posso usar por 60 dias como ele passou?
    Me ajude por favor!

  7. Dr Roberto!! Tomei stanozolol oral durante um ano 10 mg manha e 10 mg à noite será que nunca mais irei menstruar??? Ou engravidar??? To bem magrinha também. Porfavor estou tao preocupada. Tem alguma opcao natural que me ajude???

  8. Olá dr. faço uso de deposteron (1 ampola) a cada semana, e oxandrolona 15 Mg (uma cápsula por dia.. existe a possibilidade de eu engravidar? Obs: segundo mês de uso!

  9. Utilizo anticoncepcional e pretendo iniciar o uso de 20mg de oxandrolona por dia, porém nao irei parar de tomar o anticoncepcional; corro risco de engravidar?

  10. Dr. a mulher deve interromper o uso do DHEA no dia que iniciar a indulções (pergoveris e gonal) da fiv? Deve interromper tb a coenzima Q10?

  11. Doutor, meu marido fez espermograma e tudo certo com a produção de espermatozoides, porém a LH dele está baixa, isso pode interferir para eu engravidar? Estamos tentando a dez meses já.

  12. Tomei oxandrolona 4 semanas, meu marido usou tribulus terrestris( testosterona) e eu também, menos de 30 dias eu acabei engravidando mesmo já tendo terminado de tomar as cápsulas e ele também. Será que isso terá problema com bebê?

  13. Dr, ciclei oxandrolona (40 mg/por dia) por 7 semanas, depois boldenona (1ml/a cada 5 dias) por 5 semanas e agora estou na segunda semana do dianabol (20 mg/por dia), tem possibilidade de engravidar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais lidAs

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Me siga

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp