Ioimbina – Fitoterápico que favorece queima de gordura e melhora de libido.

Como usar ioimbina

 

NESTE ARTIGO você vai entender porque a ioimbina é um suplemento fitoterápico usado para tratar a disfunção erétil ( impotência)  e promover a perda de peso com queima de gordura

 

O Cloridrato de Ioimbina é um alcaloide da casca da árvore africana Corynanthe yohimbe, e é encontrado também na Rauwolfia Serpentina (L) Benth.

O Cloridrato de Ioimbina bloqueia receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos; tendo ação vasodilatadora ( dilatação de vasos)

O efeito do Cloridrato de Ioimbina sobre o sistema nervoso autônomo periférico é o aumento da atividade parassimpática (colinérgica) e a diminuição da atividade simpática (adrenérgica).

No desempenho sexual masculino, a ereção está ligada à :

1- atividade colinérgica

2- bloqueio alfa-2 adrenérgico

Tais ações podem resultar em aumento do tônus peniano, diminuição do esvaziamento do fluxo sanguíneo no pênis ou ambos, provocando a estimulação erétil sem aumentar o desejo sexual.

Uma revisão de sete estudos controlados indica que a afirmação pode ser verdadeira.

Neste estudo, a ioimbina foi claramente mais eficaz do que um placebo no tratamento da disfunção erétil 

Um dos estudos na revisão examinou os efeitos da ioimbina em 82 veteranos do sexo masculino com disfunção erétil 

Após um mês de tratamento, 34% dos pacientes que tomaram ioimbina experimentaram pelo menos uma melhora parcial dos sintomas, enquanto 20% dos pacientes relataram ereções completas e sustentadas. Apenas 7% dos veteranos que tomaram um placebo relataram alguma melhora.

 

Qual a diferença de ioimbina para oxandrolona?” img_alt=”” css_class=””]  VEJA MAIS ABAIXO

 

Veja mais sobre o assunto:

https://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/impotencia-disfuncao-eretil/

 

Qual a diferença de ioimbina para oxandrolona?

Oxandrolona é um hormônio derivado de testosterona que também é usado para queima de gordura. É  um esteróide anabólico androgênico  necessitando de acompanhamento médico e prescrição para uso. Já a Ioimbina, como falado no artigo, não é um hormônio e muito menos esteróide

 

 


Emagrecimento

Como os receptores alfa 2 tem o papel de inibir a queima de gordura (lipólise) no tecido gorduroso branco e a termogênese no tecido marrom, a ioimbina favorecer o emagrecimento através a utilização de gordura como fonte de energia.

A ioimbina atua promovendo um aumento da atividade do sistema nervoso simpático (SNS), com uma mobilização de gordura mais eficaz e sem efeitos significativos sobre o sistema cardiovascular.

A principal função dos receptores adrenérgicos do adipócito ( células de gordura) é controlar a atividade da lipase hormônio-sensível e regular o processo de lipólise (queima de gordura) .

A ativação do receptor ALFA 2 adrenérgico leva à inibição da adenilciclase e da produção de AMP cíclico pela ativação de uma proteína G inibitória (G1).

Na minha prática com o uso da ioimbina injetável , o uso é bem tolerado mas a prescrição e acompanhamento médico  é importantíssimo.

Dose recomendada pela via oral : 5 mg 3 vezes ao dia por no máximo 10 semanas

Se ocorrerem reações como náusea, tontura ou nervosismo, a dosagem pode ser reduzida para 1/2 comprimido, três vezes ao dia. Posteriormente, a dose deve ser aumentada gradualmente para 1 comprimido três vezes ao dia.

Os principais efeitos colaterais do cloridrato de ioimbina incluem aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, irritabilidade, vertigens, náuseas, vômitos, dores de cabeça, transpiração excessiva, urticária, vermelhidão na pele ou tremores.

Siga a orientação de seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Pacientes recebendo ioimbina devem estar sob supervisão de especialistas habituados ao seu uso.

Deve ser usado com cautela em pacientes com história de úlcera gastroduodenal.

 


Você também pode gostar:

Meus 13 conselhos mais eficientes para o emagrecimento.

 

 

 

 

[Qual a diferença de ioimbina para oxandrolona? Oxandrolona é um hormônio derivado de testosterona que também é usado para queima de gordura. É  um esteróide anabólico androgênico  necessitando de acompanhamento médico e prescrição para uso. Já a Ioimbina, como falado no artigo, não é um hormônio e muito menos esteróide

“Qual os benefícios da ioimbina?” img_alt=”” css_class=””] A ioimbina pode favorecer a queima de gordura bloqueando receptores alfa adrenérgicos na massa de gordura e estimular e ereção e entumecimento do clítoris [/sc_fs_faq]

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Ioimbina precisa de receita?” img_alt=”” css_class=””] Não , ela pode ser encontrada em qualquer farmácia com o nome de Yomax [/sc_fs_faq]

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”A ioimbina pode ser feita de forma injetável?” answer-0=”Sim, na Clínica Franco do Amaral temos larga experiência com esta aplicação, entre em contato conosco” image-0=”” count=”1″ html=”true” css_class=””]

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Quais os efeitos colaterais?” img_alt=”” css_class=””] Tendo em visto o efeito vasodilatador: rubor facial, aumento da frequência cardíaca secundária a queda de pressão, tontura e dor de cabeça [/sc_fs_faq]

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Ioimbina melhora celulite?” img_alt=”” css_class=””] Tudo que favorece queima de gordura , sim ! Mas ela funcionará dentro de um contexto de exercícios físicos e dieta visando perda de peso e diminuição da massa de gordura. [/sc_fs_faq]

 

 


 

REFERÊNCIAS:

21. Kucio C, Jonderko K, Píiskorka D. Does yohimbine act as a slimming drug? Isr J Med Sci 1991;27(10):550-6.

Eficácia e Tolerabilidade das Substâncias Calorigênicas: Ioimbina, Triiodotironina, Aminofilina Combinada a Efedrina e Fenilpropanolamina no Tratamento da Obesidade a Curto Prazo Rascovski A

Bula do Yomax

Yohimbine for erectile dysfunction: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials E Ernst 1, M H Pittler
 
Susset JG, Tessier CD, Wincze J, Bansal S, Malhotra C, Schwacha MG. Effect of yohimbine hydrochloride on erectile impotence: a double-blind study. J Urol. 1989 Jun;141(6):1360-3. doi: 10.1016/s0022-5347(17)41308-5. PMID: 2657105.
 
Morales A, Condra M, Owen JA, Surridge DH, Fenemore J, Harris C. Is yohimbine effective in the treatment of organic impotence? Results of a controlled trial. J Urol. 1987 Jun;137(6):1168-72. doi: 10.1016/s0022-5347(17)44436-3. PMID: 3295302.
 
Sonda LP, Mazo R, Chancellor MB. The role of yohimbine for the treatment of erectile impotence. J Sex Marital Ther. 1990 Spring;16(1):15-21. doi: 10.1080/00926239008405962. PMID: 2370671
 
Morales A. Yohimbine in erectile dysfunction: the facts. Int J Impot Res. 2000 Mar;12 Suppl 1:S70-74. PMID: 10845767.
 

Akhondzadeh S, Amiri A, Bagheri AH. Efficacy and Safety of Oral Combination of Yohimbine and L-arginine (SX) for the Treatment of Erectile Dysfunction: a multicenter, randomized, double blind, placebo-controlled clinical trial. Iran J Psychiatry. 2010 Winter;5(1):1-3. PMID: 22952481; PMCID: PMC3430403.
 
Ostojic SM. Yohimbine: the effects on body composition and exercise performance in soccer players. Res Sports Med. 2006 Oct-Dec;14(4):289-99. doi: 10.1080/15438620600987106. PMID: 17214405

.

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

80 respostas

  1. Boa tarde,
    Quero comecat a usar a ioimbina mas tenho duvidas. Pode me ajudar….
    Eu li que o ideal é tomar em jejum… mas se sao 3 comprimidos por dia, quais seriam os melhores horários entao?
    Outra duvida… posso tomar durante a semana e beber cerveja/vinho no findi?
    Eu li tambem que deve diminuir o consumo
    de carboidrato e acucar em geral . É correto?
    O xilitol.pode ser uma saída pro consumo de acucar?
    Agradeco desde ja e aguardo ansiosa as respostas
    Cristiane

    1. Se está usando-a como objetivo de queimar gordura não faz sentido comer açúcar. O consumo de carbo deve estar mais baixo também, idealmente 2g/kg de massa magra podendo aumentar conforme a intensidade do treino
      Álcool também não combina com emagrecimento mas bom senso sempre é válido
      Xilitol é uam boa opção
      Se tomar 3 vezes ao dia, seria de 8/ 8 horas

      1. Oi Doutor, obrigada pelo artigo.
        Só tem uma dúvida que não consegui esclarecer. A meia vida da iombina é rápida, então ela tem um efeito cumulativo ou apenas quando ingerida? A pausa seria por conta do organismo acostumar, certo?

      2. Na verdade a pessoa deve tomar quantas vezes ao dia o comprimido, eu estava tomando 1 vez ao dia em jejum , depois indo pra academia treinar. ( não fazia cardio pq não dava tempo) por conta do trabalho.
        A minha dosagem e 5 m.
        Meu objetivo é perde gordura e definir.
        Devo tomar ioimbina com termôgenico? Ou cafeína.
        Me tira essa duvida.

  2. Bom dia doutor!

    Obrigada pelo post bem explicativo sobre a ioimbina

    Estou amamentando um bebê de 6 meses que já consome alimentos 3 x ao dia.

    Minha dúvida é se posso tomar uma dose única de 5mg de ioimbina Via oral em jejum pela manhã. (No intervalo de 3 horas não iria amamentar após a ingestão)
    Ela será excretada no leite?

  3. Quem tem problema na tireóide (hipertireoidismo) pode tomar Ioimbina?
    Se pode, a recomendação é 10 semanas, e depois disso por quantas semanas deve parar ate recomeçar o ciclo?

  4. Para emagrecer, tomo todo dia ou só nos dias de atividade física? Atividade física pela manhã ou noite, tomo dose única com 3 comprimidos antes ou fraciono ao longo do dia?
    Obrigado.

  5. Vou começar a tomar peso 77kg e pela dosagem tenho que tomar 15mg que equivale a 3 comprimidos. É para tomar em jejum então tomo os e comprimidos todos na mesma hora ou pode ter um intervalo ?

  6. Doutor, qual a maneira correta de tomar a iombina? Somente em Jejum ou antes do treino? eu treino a tarde. Obrigada

  7. Tomar 3 comprimidos ao dia de 8h/8h horas? Mas o ideal é tomar em jejum. Não é contraditório? Então os demais que não tomarei em jejum de nada auxiliarão no emagrecimento.

  8. Olá, há uns 40 dias que já tomo 2 comprimdos de Ihoimbina 6 mg cada ( total 12 mg ) de manhã em jejum e antes do treino, junto com whey protein, e desde que comecei tenho tido reação alergica com quantidade enorme de bolinhas vermelhas por todo corpo e minha pele parece que fica um pouco sensivel. Nao tenho notado coceiras, mas os peitos, barriga, costas e parte das coxas tudo está bem cheio de manchas vermelhas. Seria a Ihoimbina que esteja causando isto ?

  9. OBS: a dose que tomo é dose unica com 2 comp de 6 mg , ou seja 12 mg de uma vez em jejum para potencializar a perda de gordura durante o treino.

  10. Boa tarde,

    tenho pressão alta controlada com 100mg de losartana potássica + 5mg de anlodipino besilato.
    Posso tomar ioimbina?

  11. Olá boa noite doutor poderia tira uma dúvida
    Porquer quem tem diabetes não pode tomar Ioimbina?
    Eu só diabético e passo usa de insulina nph de 25 horas! Estou fazendo academia pouco mais de 2 meses, tem alguma problema, e sem tem quais as consequências? Desde já muito obrigado pela atenção.

  12. Boa noite Dr. Roberto! Já tomo ioimbina 10mg a 3 meses, só que de um tempo pra ka tenho tido tonturas e tremor na boca, mas no começo não tinha isso! Com o final de ano tenho tomado mais caipiroscas com açúcar, será que tem a ver? Não queria parar mas tenho sentido à vista embaçada quando tomo!

  13. Para a ioimbina poder dar resultado no emagrecimento. Seria necessário consumir a mesma TODOS OS DIAS ou somente nos dias que for praticar cardio em jejum?

  14. olá, quem fez cirurgia bariatrica, pode usar Ioimbina 5mg? faço academia e gostaria de melhorar o desempenho nos treinos.

  15. Parabéns Dr., o artigo é muito elucidativo, e é ainda mais fascinante vê-lo gradualmente perdendo a paciência com certos leitores extremamente folgados

  16. Amo seus artigos! Mas esse povo é muito espaçoso ! Vc pesquisa perde tempo fazendo o blog e ainda reclamam ou querem consultas! Parabéns Dr pela paciência e por nos ensinar coisas novas!

  17. Pode-se ingerir até 15mg de Iombina ao dia, correto? Tem que ser necessariamente 1 comprimido no café da manhã, 1 comprimido no almoço e 1 comprimido no pre treino?
    Ou posso optar por tomar os 3 comprimidos logo antes do treino?

  18. Ótimo artigo para pessoas leigas como eu. Estou tomando Ioimbina por prescrição do meu nutri, vamos esperar os resultados. No começo tive reações, como tontura, tremedeira, mas já passou haha

  19. Oi boa noite ,eu tenho hipertireoidismo graves estava controlada mais a médica decidiu continuar com medicação eu posso tomar msm fazendo o tratamento para o hipertireoidismo ainda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga