Perda de fome – Perda de massa muscular no envelhecimento. Saiba como quebrar o ciclo vicioso.

Melhore seu apetite para comer com exercícios.

À medida que envelhecemos, tendemos a perder massa muscular, densidade óssea e nosso metabolismo diminui. Ao mesmo tempo, tendemos a perder o apetite e a diminuir a quantidade de alimentos que ingerimos na velhice, conhecida como anorexia ( perda de apetite) do envelhecimento .

A anorexia causa perda muscular, que por sua vez leva a um declínio na atividade física e, finalmente, a uma perda muscular ainda maior. A perda excessiva de massa muscular é conhecida como sarcopenia .

 Sem força muscular suficiente, a sarcopenia pode causar problemas de saúde no futuro se não for tratada, incluindo fragilidade e aumento do risco de quedas em 60% e fraturas em 71% , quando comparado a idosos sem sarcopenia.

Imagem do Ciclo Anorexia-Sarcopenia

O diagnóstico precoce e o tratamento da anorexia podem ajudar a quebrar esse ciclo e melhorar a qualidade de vida na velhice.

Pesquisas recentes demonstraram que há coisas que podem ser feitas para quebrar o ciclo vicioso do envelhecimento da anorexia-sarcopenia.

O estudo de pesquisa

Uma maneira de ajudar a melhorar o apetite e comer melhor à medida que envelhece é o exercício . O exercício não só ajuda a manter nosso corpo saudável, mas pode ajudar a aumentar nosso apetite e nos ajudar a comer mais.

O exercício é uma das coisas mais importantes, pois pode ajudar a preservar a massa e a força muscular. A pesquisa envolveu idosos saudáveis ​​envolvidos em treinamentos de resistência supervisionados da seguinte forma:

  • Duas sessões de ginástica por semana, cada sessão separada por pelo menos 48 horas.
  • Exercícios de resistência : remada sentada, leg press, chest press, leg extension, lat pull down, leg curl e ombro press.
  • Duas a três séries de 10–15 repetições a 65–75% da Repetição Máxima .

Além disso, os adultos mais velhos também consumiram duas porções de shake de proteína de soro de leite de 15g diariamente para apoiar o crescimento muscular.

12 semanas depois, os adultos mais velhos tiveram um aumento de 1,2 kg na massa livre de gordura (um proxy da massa muscular). Eles também consumiram, em média, 133 kcal/dia a mais do que consumiriam antes do treino, e um aumento nas classificações de apetite autorrelatadas em 18% .

O estudo também mostrou que quanto maior o aumento na massa livre de gordura, maior o aumento na ingestão diária de calorias.

Muitos estudos observacionais sugeriram que a massa livre de gordura fornece o “impulso para comer”, e este estudo é o primeiro estudo controlado randomizado de alta qualidade que mostrou que o aumento da massa livre de gordura em idosos leva a um aumento na ingestão de calorias e no apetite.

Em vez de você alimentar os músculos, é mais como se os músculos estivessem exigindo que você os alimente .

No entanto, se você não usar os músculos, eles se degeneram à medida que você envelhece, perdendo a “pulsão de comer”, e o ciclo vicioso da anorexia-sarcopenia começa.

Intervenção Anorexia-Sarcopenia

Discussões

Embora a pesquisa tenha mostrado que o treinamento de resistência + suplemento proteico pode quebrar o ciclo vicioso da anorexia-sarcopenia, a pesquisa incluiu idosos saudáveis ​​que ainda eram capazes de realizar atividades de ginástica .

Em idosos que já apresentam baixa massa muscular, as atividades de academia não são adequadas.

 Portanto, será interessante ver que tipo de exercício é benéfico para reter a massa muscular e o apetite em idosos com aptidão física mínima.

Além disso, o treinamento em academia também é uma atividade de maior risco para idosos e exige supervisão de treinadores, o que pode ser bastante caro. No entanto, estou otimista se um exercício de menor intensidade (como corrida e ciclismo) pode trazer tais benefícios.

É um equívoco que o exercício vai causar perda de peso. Na verdade, o exercício nunca é uma boa estratégia de perda de peso, mas é uma estratégia de recomposição corporal , ou seja, diminuir a massa gorda e aumentar a massa magra.

O shake de proteína é uma maneira eficiente de aumentar a ingestão de proteínas e calorias entre os adultos mais velhos.

Muitos adultos mais velhos acham difícil comer muita comida para manter proteínas e calorias suficientes, mas beber é definitivamente muito mais fácil do que comer . Curiosamente, embora uma dieta rica em proteínas seja geralmente recomendada para perda de peso, apenas tomar um shake de proteína não é eficaz para perda de peso.

Suplementos de proteína podem ajudar idosos anoréxicos a comer mais?

A proteína ajuda jovens adultos e idosos a controlar o peso de maneira diferente, de maneiras muito únicas.

Além disso, o grupo internacional PROT-AGE recomenda que idosos (idade > 65 anos) consumam:

(i) 1,0 g — 1,2 g/kg de peso corporal de proteína;

(ii) 1,2 — 1,5 g/kg de peso corporal de proteína durante uma lesão ou durante condições que resultem em perda de peso não intencional (por exemplo, uma doença);

O grupo PROT-AGE recomendou aumentar a ingestão proteica entre os idosos para combater a sarcopenia. Adultos mais velhos com lesão renal existente são uma exceção.

Conclusões

A melhor maneira de quebrar o ciclo vicioso da anorexia-sarcopenia que vem com o envelhecimento é ter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios.

Por outro lado, se você está com “muito apetite para comer” e atualmente está com excesso de peso corporal para que seus músculos o movam, pode estar interessado no seguinte artigo:

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga