Obesidade Sarcopênica : como a medicina resolverá esta problema que só tende a se agravar?

Ganho de massa gorda e perda de massa muscular, pode sucintamente resumir a condição de obesidade sarcopênica, um tipo de obesidade que afeta principalmente os idosos, mas começa a se instalar em torno dos 40 anos.

Este é o tema do artigo científico, publicado em julho deste ano na revista Future Science OA por pesquisadores das Universidades de Iowa e da Carolina do Sul, nos EUA, visando esclarecer a definição de obesidade sarcopênica e destacar a necessidade de investigação desta que é uma doença, cuja prevalência poderá aumentar consideravelmente com o  rápido crescimento da população idosa na maioria dos países desenvolvidos, o que resulta em uma potente confluência epidemiológica dos fatores de risco para numerosas condições relacionadas com a saúde e envelhecimento. A combinação de alta massa muscular e baixa massa gorda é geralmente considerada uma combinação saudável.

                                     obesidade sarcopênica x composição corporal

  Obesidade Sarcopênica x Composição Corporal (Lee, 2016)

Mas atualmente vivenciamos uma ascensão meteórica da epidemia de obesidade em todo o mundo! Somente nos Estados Unidos em 2014, cerca de 35% da população dos adultos mais idosos foi considerada obesa. Um estudo realizado com mais de 3.000 pessoas com mais de 65 anos na Espanha determinou que 15% delas possuem a denominada obesidade sarcopênica. Calcula-se que o ser humano perde, por cada década de vida, entre 10 e 13% de sua massa muscular.

Mas no quadro clínico da obesidade, até agora, pouco sabemos da influência da sarcopenia. A redução de massa muscular pode agravar o quadro, ou pelo menos acelerar o desenvolvimento da obesidade por redução na frequência da realização das atividades físicas.  Esta redução na massa e força dos músculos é parte do envelhecimento normal, mas por falta de prevenção, pode levar a uma mudança nas atividades diárias, perda de autonomia e dependência. Se a condição afeta agora cerca de um em cada cinco europeus com mais de 55 anos (20%), a sua prevalência pode aumentar até 63% em 2045. O Grupo de Trabalho Europeu sobre sarcopenia em Pessoas mais velhas (EWGSOP) recomenda a utilização da presença de baixa massa muscular aliada à baixa força muscular ou má função física para o diagnóstico da sarcopenia.

No entanto a sarcopenia permanece como uma condição diagnóstica mal definida, com base em baixa massa muscular, baixa força muscular (força de preensão em particular) e uma “má” função física (particularmente caracterizada por um caminhar lento). A definição de sarcopenia varia de um clínico para o outro, a partir de uma região do mundo para outra. Os próprios limiares variam de um país para outro: a massa muscular é considerada baixa ou alta, de acordo com diferentes limiares em asiáticos ou caucasianos, e essas diferenças existem quaisquer que sejam os critérios.

Com base nas definições sarcopenia sugeridos por diferentes grupos de trabalho, os valores de corte para baixa massa muscular para homens e mulheres que usam massa magra apendicular divididos pelo quadrado da altura  são ≤7,0 kg/m2 e ≤5,4 kg/m2 em asiáticos e ≤7.23 kg/m2 e ≤5.67 kg/m2 em caucasianos, respectivamente. Os valores de corte recomendados para a baixa força de preensão manual para os homens e as mulheres são <26 kg e <18 kg em asiáticos e <30 kg e <20 kg em caucasianos, respectivamente. Os valores de corte mais comuns para caminhada lenta é ≤0.8 m/s em homens e mulheres, independentemente da raça e etnia. No entanto, há uma vasta gama de variações na definição, avaliação e diagnóstico de OS para os estudos avaliados.

Para conseguirmos uma melhor compreensão desta condição precisamos de uma definição do diagnóstico de sarcopenia, que seja universal.      

A Obesidade Sarcopênica (OS) é a combinação de baixa massa muscular e alto teor de gordura, portanto é a coexistência de sarcopenia e obesidade, sendo um problema de saúde pública grave e crescente. Estudos epidemiológico associam OS com problemas de mobilidade, hipertensão, doenças metabólicas, cardiovasculares e morte prematura, em última instância.  A prevalência média de OS é de cerca de 5-10%. Adultos mais velhos com OS têm maiores riscos de incapacidade funcional, doenças cardio-metabólicas e mortalidade. Os problemas médicos relacionados ao OS são muito maiores do que em sarcopenia ou obesidade sozinhas. A obesidade sarcopênica está associada com a hipertensão, enquanto baixa massa muscular também está correlacionada com a hipertensão, independente da obesidade abdominal. Obesidade abdominal e sarcopenia podem potenciar uma à outra, para induzir hipertensão.

OS é uma condição médica multifacetada com uma complicada etiologia e várias consequências para a saúde. A causa central do OS em adultos mais idosos é o declínio relativo à idade, na massa muscular e acumulação de massa gorda, direta ou indiretamente através alterações na atividade física e a dieta. OS, no entanto, podem também ocorrer em adultos jovens. Por exemplo, devido a dietas extremas repetitivas para a perda de peso (dieta yo-yo), seguidas por restrição calórica excessiva e dieta desequilibrada pode, pode ocorrer perda de massa muscular, a recuperação do peso e da obesidade. No entanto, a distribuição de gordura pode ser diferente na OS em adultos mais idosos com maior infiltração intramuscular (infiltração de gordura no músculo) e aumento de gordura visceral com diminuição de gordura subcutânea conforme vão envelhecendo.

Entre as possíveis razões para o declínio na atividade física aeróbica e fortalecimento muscular pelo envelhecimento estão a diminuição da atividade profissional após a aposentadoria, osteoartrite e lesões musculares esqueléticas, medo de cair e risco de fraturas devido à osteoporose, diminuição do interesse e capacidade física em esportes e exercícios. Além disso, a diminuição do apetite e da função gastrointestinal pelo envelhecimento também podem reduzir a ingestão e digestão de proteínas, que leva à perda de massa muscular devido à diminuição da síntese de proteínas nos músculos, levando à sarcopenia e OS.

Os mecanismos potenciais do desenvolvimento da Obesidade  sarcopênica   e seus problemas de saúde, incluem;

  1. aumento da resistência à insulina

  2. aumento da inflamação crônica

  3. diminuição hormônios anabólico

  4. diminuição da função neuromuscular

  5. diminuição do gasto energético e oxidação de gorduras devido ao envelhecimento.

 

Tratamento 

  1. Prática  regular de exercícios de força
  2. Prática regular de atividade aeróbias
  3. Dieta equilibrada em relação as proteínas , carboidratos e gorduras  dando preferência a dieta de baixo  carboidrato conforme os níveis de insulina, glicemia, leptina e índice Homa
  4. Carboidrato de preferência complexos e próximos ao horário de exercícios de força
  5. Sensibilização da insulina   com alopáticos,  minerais e fitoterápicos conforme grau de resistência a insulina  leptina
  6. Otimização de hormônios anabólicos

Em suma, temos que ter em mente a importância do desenvolvimento de estratégias eficazes de saúde pública para prevenir, retardar e tratar OS em pessoas idosas, em particular a atividade física, reconhecida como um fator chave no estilo de vida, que pode prevenir e retardar a perda muscular e obesidade com o envelhecimento.

 

Referências

Physical activity and sarcopenic obesity: definition, assessment, prevalence and mechanism

http://www.future-science.com/doi/pdf/10.4155/fsoa-2016-0028

Obésité Sarcopénique: Mieux définir la maladie pour mieux la gérer

https://www.santelog.com/news/obesite/obesite-sarcopenique-mieux-definir-la-maladie-pour-mieux-la-gerer_16038_lirelasuite.htm#lirelasuite

The effect of age on protein metabolism.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Short+KR%2C+Nair+KS.+The+effect+of+age+on+protein+

metabolism.+Curr.+Opin.+Clin.+Nutr.+Metab.+Care+3(1)%2C+39%E2%80%9344+(2000).

An Overview of Sarcopenic Obesity.

http://www.clinicaldensitometry.com/article/S1094-6950(15)00052-9/abstract

Higher levels of physical fitness are associated with a reduced risk of suffering sarcopenic obesity and better perceived health among the elderly: the EXERNET multi-center study.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Higher+levels+of+physical+fitness+are+associated+with+a+ reduced+risk+of+suffering+sarcopenic+obesity+and+better+perceived+health+among+the+elderly.+The+EXERNET+multi-center+study.+J.+Nutr.+Health+Aging+19(2)%2C+211%E2%80%93217+(2015).

Sarcopenic obesity as an independent risk factor of hypertension.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Park+SH%2C+Park+JH%2C+Song+PS+et+al.+Sarcopenic+obesity+

as+an+independent+risk+factor+of+hypertension.+J.+Am.+Soc.+Hypertens.+7(6)%2C+420%E2%80%93425+(2013).

Sarcopenia. European consensus on definition and diagnosis: report of the European Working Group on Sarcopenia in older people.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20392703

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga