____________________________________________________
O risco de infarto e AVC em idosoa aumenta significativamente em idosos, especialmente após os 60-65 anos, devido ao enrijecimento natural das artérias (aorta), calcificação das válvulas cardíacas e acúmulo de gordura
___________________________________________________________________
Escala de Risco Coronário Sistemático 2 para Idosos (SCORE2-OP) é recomendada pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) para avaliar o risco de eventos cardiovasculares (ECV) fatais e não fatais em 5 e 10 anos em pacientes aparentemente saudáveis com 70 anos ou mais.
A Associação Americana do Coração (AHA) recomenda a ferramenta de Equações de Coorte Combinadas (Pooled Cohort Equations), mas observa que ela subestima o risco de ECV aterosclerótica em certos subgrupos e, portanto, recomenda-se a utilização de fatores adicionais para orientar a tomada de decisão, incluindo o sistema SCORE.
Fonte: Veja
_________________________________________________________________________
Qual é a pressão arterial ideal para pacientes com idade entre 65 e 80 anos?
As diretrizes do American College of Cardiology e da AHA, as diretrizes da Sociedade de Cardiologia de Taiwan/Sociedade de Hipertensão de Taiwan e da Academia Americana de Médicos de Família recomendam uma pressão arterial alvo < 130/80 mmHg para pacientes com 65 anos ou mais.
No entanto, isso pode variar dependendo da região. Por exemplo, as diretrizes atualizadas da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) recomendam uma pressão arterial sistólica alvo < 140/80 mmHg para pacientes de 65 a 79 anos.
Embora a pressão arterial sistólica alvo ideal em pacientes com 80 anos ou mais seja baseada em muitos fatores individuais, alguns benefícios têm sido observados com a manutenção de níveis < 130 mmHg .
______________________________________________________________________
Qual classe de medicamentos está associada ao aumento do risco de quedas e deve ser evitada no tratamento de pacientes idosos com hipertensão?
Bloqueadores alfa e alguns diuréticos devem ser usados com cautela (ou evitados) em pacientes idosos devido ao aumento do risco de quedas.
Especificamente, os bloqueadores alfa podem causar hipotensão ortostática ( pressão baixa ao levantar), que predispõe a quedas, e estudos demonstraram que os diuréticos tiazídicos aumentam o risco de quedas agudas nos primeiros 45 dias de tratamento.
Dados recentes indicam que os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) como rapimirpil e enalapril por exemplo, não estão associados ao risco de quedas .
Os betabloqueadores seletivos , por outro lado, apresentam evidências inconsistentes quanto ao risco de quedas.
Embora os dados sejam inconsistentes para os bloqueadores dos receptores de angiotensina como valsartana, olmersartana e losartana, eles são recomendados pela AHA para aqueles que são intolerantes aos inibidores da ECA.
____________________________________________________________________________
Qual a consequencia cardiovascular mais comum em pacientes com 70 anos ou mais com níveis elevados de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade)?
Um estudo de coorte publicado no The Lancet constatou que pacientes com idade ≥ 70 anos e níveis elevados de colesterol LDL apresentavam o maior risco de doença aterosclerótica e infarto agudo do miocárdio.
Além disso, uma metanálise recente revelou que a redução dos níveis de colesterol LDL em pacientes idosos levou a uma redução significativa de eventos cardiovasculares maiores; é importante ressaltar que os desfechos não foram significativamente diferentes daqueles observados em pacientes mais jovens.
As diretrizes atuais geralmente utilizam as mesmas recomendações para redução do LDL tanto para pacientes idosos quanto para pacientes mais jovens, com o objetivo de alcançar uma redução de 50% ou mais nos níveis de colesterol LDL em indivíduos de alto e muito alto risco.
______________________________
Fonte adaptada: Medscape



