Excessiva exposição à luz de smartphones, computadores e doenças crônicas. Qual a relação?

“Sabemos já há algum tempo que utilização excessiva das telas não é bom para o nosso sono, mas as últimas descobertas são esmagadoramente sombrias – e se estendem muito além da insônia…” E. Moore

Um oftalmologista relatou que viu recentemente alguns pacientes de 35 anos de idade, cuja lentes, que são tipicamente claras até cerca dos 40 anos de idade, tão turvas que se assemelhavam às de 75 anos “. Um médico especialista em sono diz que crianças muito jovens estão sofrendo de insônia crônica, que por sua vez afeta o seu comportamento e desempenho na escola e creche. Um cientista descobriu que as mulheres que trabalham no turno da noite são duas vezes mais propensas a desenvolver câncer de mama do que aquelas que dormem à noite.

O que todos esses casos têm em comum? Exposição noturna à luz azul que emana de nossas telas.

Você provavelmente já ouviu um assunto que está dando o que falar nos últimos anos: estar na presença de luz durante a noite perturba os ritmos circadianos naturais do corpo por suprimir a produção de melatonina, um hormônio do sono. Mas melatonina faz muito mais do que nos ajudar a ficar com sono – é também um antioxidante que parece desempenhar um papel fundamental na redução da progressão do câncer e outras doenças.

“Eu passei muito dos meus últimos 20 anos me preocupando com isso”, disse o Dr. Richard Hansler, que durante 42 anos na GE Lighting, desenvolveu “todos os tipos de luzes bonitas e brilhantes” antes da sua transferência para a John Carroll University, em Ohio, onde estudou os efeitos da luz durante a noite, sobre a nossa saúde. Era meados de 1990 e nesse ponto, disse ele, sua preocupação não era amplamente compartilhada. “Eu descobri que o uso da luz durante a noite é ruim para a saúde das pessoas e interfere com o seu sono. Eu senti a obrigação moral de fazer algo sobre isso, especialmente quando eu aprendi que é o componente azul na luz branca comum, que está suprimindo a produção de melatonina. E melatonina não só ajuda a dormir, mas é um material maravilhoso que tem uma influência muito grande sobre a saúde em geral; especificamente, se você não tem o suficiente, você pode desenvolver diabetes, obesidade, doenças cardíacas, e até mesmo alguns tipos de câncer “.

 

O impacto da luz azul sobre a produção de melatonina só recentemente foi confirmado em 2001, quando cientistas descobriram que a luz na faixa azul do espectro, de 415 a 445 nanômetros (1 nm=1 milionésimo do milímetro), desintegra a molécula de melatonina. Por ser tão brilhante, a luz azul é amplamente usada em praticamente todos dispositivos de LED, incluindo smartphones, tablets, notebooks e TVs. E porque é tão intensa, parece estar causando todos os tipos de estragos em nossos olhos, sobre a melatonina e, consequentemente, sobre a nossa saúde.

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As últimas pesquisas, de fato, sugerem fortemente que a produção de melatonina prejudicada devido à exposição à luz azul durante a noite está causando muito mais problemas do que a insônia… De diabetes e certos tipos de câncer ao lúpus e enxaqueca. Os optometristas estão mesmo encontrando altos níveis de estresse da retina em pessoas jovens, que podem levar ao aparecimento precoce da degeneração macular, que em casos extremos pode causar uma quase cegueira.

“Aqui está o que não precisa de pesquisa: a luz de 415 a 445nm é muito intensa, e se ela está realmente perto – por exemplo em um tablet a seis centímetros do rosto de uma criança – isto tem que ser significativo”, disse Dr. William Harrison, um renomado optometrista em Laguna Beach, Califórnia, que tem acompanhado a investigação sobre a luz azul de perto, desde o ano passado.

 

Apesar da maneira que possa parecer, isso não significa que a luz azul é má o tempo todo. Às vezes, é realmente benéfica para a sua saúde. A luz nos diz quando acordar e quando dormir. Quando a luz azul brilhante envia um sinal para que o cérebro pare de produzir melatonina, ele também prepara o cérebro para começar a produção do hormônio novamente mais tarde – em teoria, enquanto você está se preparando para dormir. Especialistas dizem que a obtenção de uma hora de luz solar na parte da manhã ajuda as pessoas a regularem a produção de melatonina e ciclo do sono. Eles recomendam se expor a alguma luz da manhã sem usar óculos de sol, para que a esta chegue através da retina e atinja a glândula pineal, que é a que realmente controla a produção de melatonina.

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Isso é ótimo de manhã, mas quando o uso da tela noturna convence nosso cérebro que é de manhã e não devem produzir melatonina, é que começa a causar estragos em nossos corpos. Como a luz artificial à noite surgiu apenas em torno do século passado, e a luz azul mais brilhante só foi tão intensamente utilizada em nossas fontes de luz nos últimos 10 ou 20 anos (as lâmpadas incandescentes anteriormente populares não emitem a mesma quantidade de luz azul, que é mais forte em lâmpadas fluorescentes compactas, e ainda mais forte em LEDs), o seu efeito a longo prazo sobre os nossos olhos e corpos permanece desconhecido.

Para aqueles que gostam de ler a literatura científica diretamente, aqui vai um rápido passeio por algumas das últimas descobertas, em uma pesquisa sobre a luz azul e melatonina através da ferramenta de busca PubMed da US National Library of Medicine:

  • A luz da sala não apenas suprime a produção de melatonina, mas também pode afetar o sono, a termorregulação, a pressão arterial e a homeostase da glicose.
  • A luz azul é considerada uma “poluição cancerígena” que em camundongos se correlaciona com as taxas de câncer mais altas.
  • A falta de melatonina está associada a maiores taxas de câncer de mama, de ovário e câncer de próstata, enquanto o bloqueio dos raios azuis com óculos cor de âmbar está ligado a taxas mais baixas de câncer.
  • A exposição à luz azul em pessoas parece ter um impacto sobre o humor.
  • Menor quantidade de melatonina em ratos está associada com maiores taxas de depressão.
  • Demasiada exposição à luz pode causar toxicidade da retina.
  • Exposição à luz azul pode estar desempenhando um papel na maior incidência de catarata e degeneração macular vistas hoje.

Além disto, um grupo de pesquisadores do Instituto de Saúde Ambiental, da Universidade Nacional de Taiwan em Taipei, Taiwan, publicou um artigo na Environmental Health Perspectives onde concluem que seus resultados levantam questões sobre efeitos adversos na retina, da exposição crônica à luz de LED, em comparação com outras fontes de luz que têm menos luz azul. Assim, sugere-se uma abordagem de precaução no que diz respeito ao uso de LEDs “brancos” ricos em luz azul na iluminação em geral.

Quanto a Hansler, quanto mais conduziu sua própria investigação sobre o impacto da luz azul sobre vários aspectos da saúde humana e animal, mais ele sentia que tinha a obrigação de fazer alguma coisa. Em 2005, ele e um grupo de físicos na John Carroll University desenvolveu lâmpadas que não emitem luz azul e óculos de proteção que bloqueiam essa parte do espectro, e, desde então, escreveu vários livros sobre o assunto. (Hansler tem agora 90 anos de idade e ainda não se aposentou).

Atualmente existem vários produtores de óculos de proteção e óculos que bloqueiam a luz azul, incluindo a Lighting Science da Flórida. Na verdade Dr. Michael Breus, o “Sleep Doctor”, que aparece regularmente em programas como Dr. Oz está tão convencido, que comprou lâmpadas “Good Night” da Lighting Science (com baixos níveis de luz azul) para o seu quarto e a lâmpada “Awake & Alert” (com mais luz azul para energizar de manhã) para o seu banheiro.

Até mesmo os astronautas usam as lâmpadas para ajudar a regular seus ciclos de sono na Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a cada 90 minutos.

Ainda não está claro se as nossas telas em breve emitirão menos luz azul – Hansler é pessimista, porque diz que a mudança da quantidade de luz azul será como admitir que as telas estão causando problemas de saúde, e daí poderiam resultar ações judiciais. Por enquanto, há telas para tablets que se propõem a filtrar a luz azul, assim como aplicativos que permitem que você coloque o seu dispositivo em modo de dormir onde a luz contém menos azuis e mais âmbares. Hansler desconfia se essas telas e aplicativos realmente funcionam, e quer que mais pesquisas sejam feitas.

Não podemos deixar de lado nossos smartphones, computadores e tablets o tempo todo. Mas devemos tentar limitar a nossa exposição à noite. Às vezes, o uso de óculos cor de âmbar que bloqueiam a luz azul ou usar aplicativos que limitam a quantidade de luz azul vindo de nossas telas podem ajudar.

 

Atualização do Windows 10 traz luz noturna

A mais recente atualização (06.11.2017) do Sistema Operacional da Microsoft Windows 10 trouxe  uma nova funcionalidade para evitar a exposição à luz branca padrão. É a luz noturna, que ajuda a dormir exibindo cores mais quentes e suaves na tela do seu PC à noite, automaticamente ou em horário que você determinar, evitando assim a exposição noturna à luz azul.

 

O resultado é o que aparece abaixo:

 

Então, para quem tem o Windows 10, aproveite esta nova funcionalidade e tenha uma boa noite de sono!

 

Referências

https://gigaom.com/2014/09/01/what-is-the-blue-light-from-our-screens-really-doing-to-our-eyes/

White light-emitting diodes (LEDs) at domestic lighting levels and retinal injury in a rat model.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24362357

The possible ocular hazards of LED dental illumination applications.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24611218

Protective effects of bilberry and lingonberry extracts against blue light-emitting diode light-induced retinal photoreceptor cell damage in vitro.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24690313

The effect of visual blue light on mitochondrial function associated with retinal ganglions cells.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25193034

Biological effects of blocking blue and other visible light on the mouse retina.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24304494

Visible light alters yeast metabolic rhythms by inhibiting respiration.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24297928

Definir o monitor para a noite no Windows 10

https://support.microsoft.com/pt-br/help/4027563/windows-10-set-your-display-for-night-time

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

10 respostas

  1. Como proteger uma bebe de 2 anos com doença CRONICA,NEVO MELANOCITICO GIGANTE CONGENITO da luz AZUL e de todas as outras luzes prejudiciais?
    Existe um protetor ou bloqueador completo que protege de todas essas luzes?

  2. Minha filha não consegue dormir de luz apagada. Sei que isso prejudica sua produção de melatonina.
    Existe alguma coloração de luz que não interfira nesta produção natural?

  3. Doutor, tudo bem? Gostaria de saber qual site ou ótica você indica para comprar os óculos que bloqueiam a blue light.
    Muito obrigado!

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