Vitamina C e seus Múltiplos Benefícios para a Saúde

 

A vitamina C , também conhecida como ácido ascórbico e ascorbato, é um composto básico que pertence ao grupo de vitaminas hidrossolúveis.

Pode ser produzida pela maioria dos animais e plantas a partir de d- glicose e d- galactose, enquanto que não é produzida em humanos devido à falta daenzima L- gononolactona oxidase; e, portanto, deve ser tomada externamente. 

A importância biológica da vitamina C é que ela desempenha um papel de cofator, como agente redutor, em várias reações enzimáticas. 

Por ter um baixo potencial redox de 280 mV, ele pode reagir com quase todos os outros radicais livres oxidados. 

Portanto, é usado como um antioxidante. A vitamina C também é um composto que desempenha um papel importante na síntese de colágeno.  A vitamina C também é responsável na síntese de carnitina e vários neurotransmissores , bem como no metabolismo da tirosina e no metabolismo microssomal. 

Como está disponível em altas concentrações nas células imunológicas e é rapidamente consumido no organismo em caso de qualquer infecção, acredita-se que também esteja associado ao sistema imunológico


VITAMINA C REDUZ TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PACIENTES COM INFECÇÃO GENERALIZADA

A administração de vitamina C reduz o tempo de ventilação mecânica em pacientes críticos, de acordo com uma revisão publicada recentemente no Journal of Intensive Care .

Harri Hemilä, MD, Ph.D., da Universidade de Helsinque, e Elizabeth Chalker, da Universidade de Sydney, conduziram uma pesquisa sistemática na literatura para identificar ensaios controlados que analisaram o efeito da vitamina C no tempo de ventilação entre pacientes em terapia intensiva. unidade de atendimento.

Com base em oito estudos (685 pacientes) incluídos na metanálise, os pesquisadores descobriram que a vitamina C reduziu em 14% o tempo de ventilação mecânica em média. 

Houve heterogeneidade significativa no efeito da vitamina C entre os ensaios, o que foi totalmente explicado pelo tempo de ventilação no grupo controle não tratado. Para os pacientes com ventilação mais longa, correspondendo aos pacientes mais graves, a vitamina C foi mais benéfica.

 Entre 471 pacientes (em cinco ensaios) que necessitam de ventilação por mais de 10 horas, uma dosagem de 1 a 6 g / dia de vitamina C reduziu em média o tempo de ventilação em 25%.

“Dada a forte evidência de benefício para pacientes mais severamente doentes em terapia intensiva, juntamente com a evidência de níveis muito baixos de vitamina C em tais pacientes, pacientes em unidades de terapia intensiva podem se beneficiar da administração de vitamina C”, disse Hemilä em comunicado.


VITAMINA C E ASMA

Dependendo da idade das crianças asmáticas, da exposição a fungos ou umidade no quarto e da gravidade da asma, a vitamina C tem um efeito benéfico maior ou menor contra a asma, de acordo com um estudo publicado na revista Clinical and Translational Allergy. .

As propostas de que a vitamina C pode ser benéfica no tratamento da asma datam da década de 1940, mas os resultados de ensaios controlados têm sido conflitantes.

Os médicos Mohammed Al-Biltagi, da Universidade de Tanta, no Egito, e Harri Hemila, da Universidade de Helsinque, na Finlândia, analisaram o efeito de 0,2 gramas por dia de vitamina C em 60 crianças asmáticas com idades entre 7 e 10 anos.

 O efeito da vitamina C no volume expiratório forçado por um segundo (VEF1) foi modificado pela idade e exposição a bolores ou umidade. Nas crianças menores de 7,0 a 8,2 anos, sem exposição a bolores ou umidade, a administração de vitamina C aumentou o nível de VEF1 em 37%.

 Nas crianças mais velhas de 8,3 a 10 anos com exposição a bolores ou umidade no quarto mais de um ano antes do estudo, a vitamina C aumentou o nível de VEF1 em apenas 21%.


VITAMINA C EM ALTAS DOSE E CÂNCER

A maioria das terapias com vitamina C envolve tomar a substância por via oral. No entanto, os cientistas da IU mostraram que administrar vitamina C por via intravenosa – e contornar as vias normais de metabolismo e excreção intestinal – cria níveis sanguíneos que são 100 a 500 vezes mais altos que os níveis observados com a ingestão oral. 

É essa alta concentração no sangue que é crucial para a capacidade da vitamina C de atacar as células cancerígenas.

Trabalhos anteriores do especialista em biologia redox da UI Garry Buettner descobriram que, nesses níveis extremamente altos (na faixa milimolar), a vitamina C mata seletivamente células cancerígenas, mas não células normais no tubo de ensaio e em ratos.

 Agora, os médicos dos hospitais e clínicas da UI estão testando a abordagem em ensaios clínicos para câncer de pâncreas e câncer de pulmão, que combinam altas doses de vitamina C intravenosa com quimioterapia ou radiação padrão. 

Os estudos anteriores da fase 1 indicaram que este tratamento é seguro e bem tolerado e sugeriram que a terapia melhora os resultados do paciente. Os estudos maiores e atuais têm como objetivo determinar se o tratamento melhora a sobrevida.

Em um novo estudo, publicado recentemente na edição de dezembro da revista Redox Biology , Buettner e seus colegas estudaram os detalhes biológicos de como a vitamina C em altas doses (também conhecida como ascorbato) mata as células cancerígenas

Vitamina e Câncer de Colon

Nossos resultados mostraram que as concentrações farmacológicas de VITAMINA C ( ÁCIDO ASCÓRBICO)  induzem efeitos antiproliferativos, citotóxicos e genotóxicos em três linhas celulares de câncer de cólon em estudo. Também descobrimos que a VITAMINA C pode induzir a morte celular por um incremento do estresse oxidativo , mas também mediando um mecanismo independente de ERO, como observado nas células LS1034


O QUE É ALTA DOSE DE VITAMINA C?

O consenso geral entre os profissionais é que a dose alta de vitamina C por via intravenosa  é maior que 10 g / infusão e a dose baixa de vitamina C por via intravenosa  é menor que 10 g / infusão.


VITAMINA C REDUZ  MARCADOR DE INFLAMAÇÃO CRÔNICA OU SUB CLÍNICA QUE PREDIZ DOENÇA CARDIOVASCULAR .

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, acrescenta evidências de que os suplementos de vitamina C podem diminuir as concentrações de proteína C reativa (PCR), um biomarcador central de inflamação que demonstrou ser um poderoso preditor de doenças cardíacas. doença e diabetes. O mesmo estudo não encontrou benefício com doses diárias de vitamina E, outro antioxidante.

 O tratamento com vitamina C é ineficaz em pessoas cujos níveis de PCR são inferiores a 1 miligrama por litro, ou seja normal,  mas muito eficazes para aqueles com níveis mais altos”,

Os pesquisadores disseram que, para pessoas com níveis elevados de PCR, a quantidade de redução de PCR obtida com o uso de suplementos de vitamina C neste estudo é comparável à de muitos outros estudos sobre medicamentos para baixar o colesterol chamados estatinas.

Eles observaram que vários ensaios maiores com estatinas reduziram os níveis de PCR em cerca de 0,2 miligramas por litro; Neste último estudo, a vitamina C reduziu a PCR em 0,25 miligramas por litro.

Evidências da ligação entre níveis elevados de PCR e um maior risco de doença cardíaca aumentaram nos últimos anos, mas não estava claro se os efeitos benéficos da redução da PCR eram independentes dos efeitos da redução do colesterol.

No estudo da UC Berkeley sobre vitamina C, os participantes que começaram com níveis de PCR superiores a 2 miligramas por litro apresentaram níveis 34 por cento mais baixos de PCR com vitamina C em comparação com um placebo.

OBESIDADE ELEVA INFLAMAÇÃO E PCR

O estudo da UC Berkeley também encontrou uma forte ligação entre obesidade e níveis elevados de PCR

Os pesquisadores descobriram que, enquanto 25% das pessoas com peso normal tinham níveis elevados de PCR, esses níveis foram encontrados em 50% do excesso de peso e 75% dos obesos.

“Acredita-se que a inflamação de baixo grau que caracteriza a obesidade contribua para vários distúrbios, incluindo aterosclerose e resistência à insulina


VITAMINA C  E JEJUM PODEM SER EFICAZES EM ALGUNS TIPOS DE CÂNCERES

Cientistas da USC e do Instituto do Câncer do IFOM em Milão descobriram que uma dieta que imita o jejum pode ser mais eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer quando combinados com a vitamina C.

Em estudos com ratos, os pesquisadores descobriram que a combinação  JEJUM + VITAMINA C  atrasava a progressão do tumor em vários modelos de câncer colorretal. Em alguns ratos, causou regressão da doença. Os resultados foram publicados na revista Nature Communications .

“Pela primeira vez, demonstramos como uma intervenção completamente não tóxica pode efetivamente tratar um câncer agressivo”, disse Valter Longo, autor sênior do estudo e diretor do Instituto de Longevidade da USC da Escola Leonard Davis de Gerontologia e professor da USC. de ciências biológicas no USC Dornsife College of Letters, Arts and Sciences.

 “Tomamos dois tratamentos que são estudados extensivamente como intervenções para retardar o envelhecimento – uma dieta que imita o jejum e a vitamina C – e os combinamos como um tratamento poderoso para o câncer”.


VITAMINA C MELHORA IMUNIDADE EM PACIENTES COM HIV E TERAPIA ANTI RETROVIRAL 

 Foram avaliados: a carga viral do HIV-1, linfócitos CD4+, CD8+, relação CD4/CD8, percentual de células vivas, em apoptose e mortas, globulinas, IgA, IgG, IgM e b-2 microglobulina.

Participaram do estudo 38 pacientes; destes, 13 foram suplementados com ascorbato 2g/dia, 10 suplementados com NAC, 800 mg/dia, e 15 fizeram uso de placebo.

Os resultados obtidos demonstraram:

  • significativa diminuição da carga viral em todos os grupos, em decorrência da terapia antirretroviral
  • um aumento significativo no número de linfócitos CD4+ e relação CD4/CD8,
  • diminuição significativa dos níveis de globulinas, IgA, IgG, IgM.

Os resultados demonstraram ainda, um efeito significativo da suplementação com ascorbato sobre o percentual de linfócitos vivos, em apoptose, e sobre os níveis de b-2 Microglobulina.

Neste estudo, conclui-se que a suplementação com ascorbato, 2g/dia, via oral, associada à terapia antirretroviral, propiciou um aumento na viabilidade dos linfócitos circulantes em pacientes HIV+, o que sugere um efeito benéfico na reconstituição do sistema imune nos pacientes que fazem uso do ascorbato.

A NAC, entretanto, não apresentou nenhum resultado significante.


 VITAMINA C E IMUNIDADE : por  Dr Leonardo Higashi

Saiba que a deficiência desse importante antioxidante resulta em imunidade prejudicada e maior suscetibilidade a infecções.

Mais da metade de um século de pesquisa têm demonstrado que a vitamina C é um participante crucial em vários aspectos do sistema imunológico.

É importante dizer que ela é um nutriente essencial que não pode ser sintetizado pelo homem, por isso sua ingestão é extremamente necessária para manutenção da saúde e da imunidade.

Estudos mostram que 100–200 mg / dia otimizam os níveis de células e tecidos.

Ela protege o corpo contra os desafios oxidativos endógenos e exógenos, além disso a Vitamina C estimula a migração de neutrófilos para o local da infecção, melhora a fagocitose e geração de oxidantes e morte microbiana.

Garantir a ingestão adequada de vitamina C através da dieta ou via suplementação, principalmente em grupos como idosos ou indivíduos expostos a fatores de risco para insuficiência de vitamina C, é necessária para a função imunológica adequada.

Estudos nas décadas de 1980 e 1990 indicaram que pacientes com infecções recorrentes tinham comprometimento quimiotaxia de leucócitos, que pode ser restaurada em resposta à suplementação com doses de 1 grama de vitamina C.

Além disso, a suplementação de neonatos com suspeita de sepse com 400 mg / dia de vitamina C melhorou dramaticamente a quimiotaxia de neutrófilos.

Pesquisas recentes em camundongos indicaram que a administração de Vitamina C modulou a imunossupressão de células T reguladoras (Tregs) observadas em sepse.

 

 

 

VITAMINA C
Excelente marca de vitamina C

 

 

 

 

 


REFÊNCIAS?

Hemilä, H., Chalker, E. Vitamin C may reduce the duration of mechanical ventilation in critically ill patients: a meta-regression analysis. 

Vitamin C and asthma in children: modification of the effect by age, exposure to dampness and the severity of asthma
Harri Hemilä,

Tumor cells have decreased ability to metabolize H2O2: Implications for pharmacological ascorbate in cancer therapy
Claire M.Doskey

Ascorbic acid and colon cancer: an oxidative stimulus to cell death depending on cell profile
lAna SaloméPires

 
SJ Padayatty , H. Sun , Y. Wang , et al.Farmacocinética da vitamina C: implicações para o uso oral e intravenoso
Ann Intern Med , 
 
 Berkeley. “Vitamin C Lowers Levels Of Inflammation Biomarker Considered Predictor Of Heart Disease
 
Di Tano, M., Raucci, F., Vernieri, C. et al. Synergistic effect of fasting-mimicking diet and vitamin C against KRAS mutated cancers. Nat Commun 11, 2332 (2020). https://doi.org/10.1038/s41467-020-16243-3

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Uma resposta

  1. Olá Dr. como vai, espero que esteja bem.

    Fiz vários espermogramas, todos com contagem baixa de espermatozoides. No ano passado, o urologista me receitou o suplemento Vitergan Plus, 1 comprimido por dia durante 90 dias. Iniciei o tratamento, mas depois de 30 dias fiquei com receio e interrompi o tratamento. As dosagens diárias de vitaminas desse suplemento são muito altas, vitamina C 1.333% , vitamina E 1.340% , zinco 429%, selênio 294%, cobre 111%, vitamina A 167% por cápsula.

    Minha dúvida é a seguinte: é seguro tomar 90 comprimidos mesmo com doses tão altas assim? Será que a médio ou a longo prazo há prejuízo da saúde do fígado ou rins de forma acentuada com esse tipo de suplemento?

    Obrigado Dr., boa semana e bom trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga