Vitamina C diminui tempo de ventilação mecânica em pacientes graves.

VITAMINA C

A administração de vitamina C reduz o tempo de ventilação mecânica em pacientes críticos, de acordo com uma revisão publicada recentemente no Journal of Intensive Care .

Harri Hemilä, MD, Ph.D., da Universidade de Helsinque, e Elizabeth Chalker, da Universidade de Sydney, conduziram uma pesquisa sistemática na literatura para identificar ensaios controlados que analisaram o efeito da vitamina C no tempo de ventilação entre pacientes em terapia intensiva. unidade de atendimento.

Com base em oito estudos (685 pacientes) incluídos na metanálise, os pesquisadores descobriram que a vitamina C reduziu em 14% o tempo de ventilação mecânica em média. 

Houve heterogeneidade significativa no efeito da vitamina C entre os ensaios, o que foi totalmente explicado pelo tempo de ventilação no grupo controle não tratado. Para os pacientes com ventilação mais longa, correspondendo aos pacientes mais graves, a vitamina C foi mais benéfica.

 Entre 471 pacientes (em cinco ensaios) que necessitam de ventilação por mais de 10 horas, uma dosagem de 1 a 6 g / dia de vitamina C reduziu em média o tempo de ventilação em 25%.

“Dada a forte evidência de benefício para pacientes mais severamente doentes em terapia intensiva, juntamente com a evidência de níveis muito baixos de vitamina C em tais pacientes, pacientes em unidades de terapia intensiva podem se beneficiar da administração de vitamina C”, disse Hemilä em comunicado.


REFERÊNCIA:

Hemilä, H., Chalker, E. Vitamin C may reduce the duration of mechanical ventilation in critically ill patients: a meta-regression analysis. j intensive care 8, 15 (2020). https://doi.org/10.1186/s40560-020-0432-y

Download citation

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais lidAs

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Me siga

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp