Saiba mais sobre a cirurgia que bloqueia a fertilidade em homens – a VASECTOMIA.

Vasectomia é um procedimento cirúrgico para homens para prevenir a capacidade de gerar filhos.

Para que a gravidez ocorra após a relação sexual, o esperma ( com espermatozóides viáveis) de um homem fertiliza um óvulo de uma mulher. 

Nos homens, o esperma é normalmente transportado dos testículos para o  canal deferente , um tubo fino e musculoso. Durante uma vasectomia, o canal deferente é cortado e bloqueado. 

Isso impede que o esperma se misture com o fluido ejaculado. Uma vasectomia resulta em uma ejaculação que não carrega nenhum espermatozóide e, portanto, não pode fertilizar um óvulo. 

Como o espermatozoide representa apenas cerca de 10% a 15% do volume da ejaculação, após uma vasectomia geralmente não há alterações perceptíveis no líquido ejaculado ou seminal.

A vasectomia:

  • não causa alterações na função sexual
  • não tem influência nas ereções, no orgasmo ou na libido
  • não aumenta o risco de desenvolver quaisquer condições médicas adicionais, como demência ou câncer de próstata.
  • não previne infecções sexualmente transmissíveis.
  • não diminui os níveis de testosterona

A vasectomia é mais frequentemente realizada por um urologista. Geralmente é realizada no consultório do médico usando anestesia local, mas às vezes pode ser realizada na sala de cirurgia com sedação. Existe uma variedade de técnicas para realizar uma vasectomia, mas independentemente da técnica utilizada, os princípios da vasectomia permanecem os mesmos. 

A maioria dos homens volta ao trabalho alguns dias depois de uma vasectomia, mas é aconselhável evitar exercícios pesados, esforço ou exercícios vigorosos por uma semana. 

Além disso, recomenda-se um período de 1 semana de abstinência (sem ejaculação). Após uma vasectomia, ainda é possível que o espermatozóide permaneça no líquido da ejaculação durante semanas a meses. Devido a isso, é necessário provar a ausência de espermatozóides realizando um espermograma

A relação sexual desprotegida não deve ser tentada até que seu médico tenha lhe dito que você não tem mais espermatozóides no seu ejaculado.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A VESECTOMIA É REVERSÍVEL?

A cirurgia é mais complicada do que uma vasectomia. Durante uma vasectomia, o médico corta os dutos ( tubos) deferentes, que transportam espermatozóides dos testículos até o pênis . Em uma reversão da vasectomia, seu médico precisa juntar novamente esses dutos para que o espermatozóide possa atingir o esperma que você ejacula durante o orgasmo

QUAL O PREÇO DA VASECTOMIA?

R$ 500 a R$ 3 mil reais mas pode ser realizada sem custo pelo SUS

COM QUAL IDADE PODE SE FAZER A VASECTOMIA?

Como pelo menos 25 anos e com 2 filhos

A VASECTOMIA É COBERTA PELO SUS?

Sim, procure uma Unidade Básica de Saúde próxima da sua casa

A VASECTOMINA É COBERTA PELA UNIMED E OUTROS CONVÊNIOS?

O procedimento de vasectomia está previsto no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sob as Diretrizes de Utilização Nº 11

Assim, o beneficiário que está em programação para a cirurgia esterilizadora masculina (vasectomia) deve aguardar o prazo de 60 dias após a assinatura do termo de consentimento para a realização do procedimento. Para a autorização o prazo definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é de até 10 dias úteis.

REFERÊNCIAS:

JAMA Patient June 19, 2018

Vasectomy

Jonathan Fainberg, MD, MPHJames A. Kashanian, MDArticle InformationJAMA. 2018;319(23):2450. doi:10.1001/jama.2018.6514

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidAs