Covid e a “falta de ar silenciosa”.Vale a pena ter um oxímetro?

Entre as muitas surpresas do novo coronavírus, está uma que parece desafiar a biologia básica: pacientes infectados com níveis extraordinariamente baixos de oxigênio no sangue se descrevendo como confortáveis e sem falta de ar.

Os médicos os chamam de “felizes hipóxicos ou hipóxia silenciosa.

A hipóxia silenciosa progredindo rapidamente para insuficiência respiratória explica os casos de pacientes do Covid-19 morrendo repentinamente após não sentir falta de ar.

Existe uma incompatibilidade [entre] o que vemos no monitor e oxímetro e a aparência do paciente diante de nós

A pneumonia por Covid causa inicialmente uma forma de privação de oxigênio que está sendo chamada de “hipóxia silenciosa” por causa de sua natureza insidiosa e difícil de detectar.

Uma saturação normal de oxigênio no sangue é de pelo menos 95%.

Na maioria das doenças pulmonares, como pneumonia, a queda na saturação de oxigênio acompanha outras alterações, incluindo pulmões rígidos, cheios de líquidos ( edema) ou níveis crescentes de dióxido de carbono (acido respiratória), porque os pulmões não podem expulsá-lo com eficiência,

São esses recursos que nos deixam com falta de ar .

Em casos graves de COVID-19, os pacientes lutam para respirar com pulmões danificados, mas no início da doença, a baixa saturação nem sempre é acompanhada de óbvias dificuldades respiratórias.

 Muitos médicos agora reconhecem a hipercoagulação como uma das principais características do COVID-19 grave. 

A coagulação pode começar cedo nos pulmões, talvez graças a uma reação inflamatória em sua fina rede de vasos sanguíneos, que pode desencadear uma cascata de proteínas que levam o sangue a coagular e impede que ele seja oxigenado adequadamente.

Existe uma maneira de identificarmos mais pacientes com pneumonia por Covid mais cedo e tratá-los com mais eficácia e não seria necessário aguardar um teste de coronavírus em um hospital ou consultório médico. Requer a detecção precoce de hipóxia silenciosa através de um dispositivo médico comum que pode ser adquirido sem receita médica na maioria das farmácias: um oxímetro de pulso.

A oximetria de pulso não é mais complicada do que usar um termômetro. Esses pequenos dispositivos ligam com um botão e são colocados na ponta do dedo. Em alguns segundos, dois números são exibidos: saturação de oxigênio e taxa de pulso. 

Os OXÍMETROS DE PULSOS são extremamente confiáveis ​​na detecção de problemas de oxigenação e batimentos cardíacos elevados.

 O monitoramento domiciliar “vai impedir todos os maus resultados no COVID? 

Absolutamente não ”, diz Levitan, que escreveu um artigo de 20 de abril no The New York Times, argumentando que a hipóxia precoce pode progredir rapidamente para pneumonia e morte. “Se pudéssemos detectá-los quando estavam menos doentes, eles se sairiam melhor.

” Negri diz a seus pacientes para monitorar sua saturação de oxigênio e visitar o hospital se ele cair para 93% ou menos. Nesse ponto, ela considera anticoagulantes e outras terapias.

Ninguém, no entanto, estudou se a detecção precoce da hipóxia pode impedir resultados ruins. 

Alguns médicos, incluindo Gattinoni, acreditam que os oxímetros de pulso são mais bem utilizados com a orientação de um médico, talvez por telemedicina.

Muitos pacientes com COVID-19 estão com medo de ir ao hospital e chegam apenas quando os sintomas mais graves como falta de ar já estão avançados, assim o monitoramento doméstico com OXÍMETRO pode acelerar o tratamento – e isso para alguns, pode fazer toda a diferença. 

Fonte ;

Science

http://The Infection That’s Silently Killing Coronavirus Patients This is what I learned during 10 days of treating Covid pneumonia at Bellevue Hospital. By Richard Levitan

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga