Acetilcisteína e Glutationa – os velhos novos aliados da saúde.

ACETILCISTEÍNA E GLUTATIONA: SAIBA MAIS SOBRE ESTES IMPORTANTES  ANTI OXIDANTES.

O que são os antioxidantes | GaúchaZH

Os anti oxidantes são usados no combate aos radicais livres gerados por:

  • poluição
  • obesidade
  • fígado gorduroso
  • tabagismo
  • exercícios extenuantes
  • tóxico ambientais
  • uso excessivo de bebidas alcoólicas
  • intoxicação hepática por medicamentos.
  • uso de drogas
  • envelhecimento

Praticamente todas doenças crônicas do envelhecimento como doenças do coração, câncer, diabetes, mal de Alzheimer, Parkinson e doenças psiquiátricas tem  o estresse oxidativo como uma das causas principais e quanto mais nos mantermos , “anti oxidados” mais saúde teremos.

O estresse oxidativo tem sido implicado na patogênese de diversos estados de doença e pode ser um mecanismo patogênico comum subjacente a muitos distúrbios psiquiátricos importantes, pois o cérebro apresenta uma vulnerabilidade comparativamente maior ao dano oxidativo.

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica usando os bancos de dados Medline, Pubmed, PsycINFO, CINAHL PLUS, BIOSIS Preview e Cochrane, com um prazo que se estende até setembro de 2007.

Em conclusão, dados multidimensionais apoiam o papel do estresse oxidativo em diversos distúrbios psiquiátricos.

Estresse oxidativo

Acetilcisteína, também conhecida como N-acetilcisteína (NAC), é uma medicação  tradicionalmente usada para o tratamento da overdose de paracetamol (acetaminofeno) o qual assim como outros medicamentos que sobrecarregam o fígado, esgotam a glutationa.

Também é muito usado  para soltar o muco em indivíduos com infecções respiratórias (virais ou bacterianas) bem como portadores de doenças mais graves como fibrose cística ou doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC)

O uso de acetilcisteína fornece cisteína necessária para a geração de glutationa, que impede seu esgotamento na intoxicação por paracetamol e evitando as lesões no fígado por radicais livre .

A N-acetilcisteína forma no organismo:

  • L-cisteína
  • cistina
  • L-metionina
  • glutationa
  • dissulfetos mistos;

Pode ser tomado por via intravenosa, pela boca, ou inalado, como uma névoa.


N- acetilcisteína e transtornos psiquiátricos

A justificativa para a administração de N-acetilcisteína  em condições psiquiátricas baseia-se em seu papel como precursor da glutationa antioxidante e em sua ação como agente modulador das vias:

  • glutamatérgica
  • dopaminérgica
  • neurotrópica
  • inflamatória.

Resultados promissores foram encontrados em ensaios testando o uso de N-acetilcisteína, principalmente como um tratamento complementar, no transtorno do uso de cannabis em jovens, depressão no transtorno bipolar, sintomas negativos na esquizofrenia e distúrbio de escoriação (escolha de pele).

Apesar do otimismo inicial, descobertas recentes sobre a eficácia da NAC no autismo foram decepcionantes.

Enquanto os mecanismos da NAC estão apenas começando a ser entendidos, é provável que a NAC esteja exercendo benefícios além de precursora das vias antioxidante, mas também como moduladora das vias glutamatérgica, neurotrópica e inflamatória.

A NAC combates a oxidação , a inflamação e modula neurotransmissores.

acetilcisteína

BDNF = fator neurotrófico derivado do cérebro; IL = interleucina; NADP = fosfato de nicotinamida adenina dinucleotídeo; NADPH = forma reduzida de NADP; TNF = fator de necrose tumoral.


ACETILCISTEÍNA NÃO MOSTROU DIMINUIR CHANCE DIÁLISE EM PACIENTES SUBMETIDOS E ANGIOGRAFIA E ALTO ÍNDICE DE COMPLICAÇÕES RENAIS:

Entre os pacientes com alto risco de complicações renais submetidas à angiografia, não houve benefício do bicarbonato de sódio intravenoso sobre o cloreto de sódio intravenoso ou da acetilcisteína oral sobre o placebo na prevenção da morte, necessidade de diálise ou declínio persistente da função renal aos 90 dias ou para a prevenção de lesão renal aguda associada ao contraste.  NCT01467466. abre em uma nova guia.)


N ACETIL CISTEÍNA E REDUÇÃO DE HOMOCISTEÍNA:

Um artigo que apareceu on-line em outubro de 2015 no American Journal of Clinical Nutrition revela uma redução da homocisteína total plasmática em homens que foram suplementados com N-acetilcisteína (NAC), um derivado antioxidante do aminoácido L-cisteína.

A homocisteína tem sido associada a um maior risco de doença cardiovascular, demência e outras condições adversas.

A suplementação com NAC foi associada com um aumento médio de 28% de cisteína plasmática e uma redução de aproximadamente 12%  de homocisteína, em comparação com os grupos placebos, independentemente do status lipídico ou tabácico dos indivíduos.


ACETILCISTEÍNA E DECLÍNIO  COGNITIVO NO ENVELHECIMENTO: ALZHEIMER E DEMÊNCIAS:

O aumento do estresse oxidativo associado ao envelhecimento está fortemente implicado no desenvolvimento  da doença de Alzheimer.

Estudos mostraram que os níveis da glutationa antioxidante  declinam em um estágio inicial da doença de Alzheimer, com níveis diminuídos correlacionados com piores funções cognitivas ( intelecto)

Nesta revisão, avaliamos a literatura existente e o potencial da N-acetilcisteína na promoção da saúde cognitiva e no alívio do declínio cognitivo associado à demência.

Com base na literatura disponível, uma formulação nutracêutica contendo N-acetilcisteína entre outros compostos mostrou alguns benefícios pró-cognitivos em pacientes com Alzheimer e adultos mais velhos, mas a evidência para a N-acetilcisteína sozinha é menos robusta.


ACETILCISTEÍNA E DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS CRÔNICAS (DPOC):

A N-acetilcisteína (NAC) está demonstrando nos últimos anos uma grande eficácia no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Novos dados mostram que, em doses altas, a ação mucolítica e antioxidante deste fármaco pode ser uma estratégia terapêutica muito eficaz frente ao aumento do estresse oxidativo causado pela inflamação crônica, que são características predominantes do desenvolvimento da doença.

Glutation (ou glutationa)  é um potente antioxidante primário no corpo composto por 3 aminoácidos : glicina, ácido glutâmico, e cisteina

Devido a sua importância no organismo o uso da glutationa  pode ser  desde o combate aos radicais, e como coadjuvantes no tratamento de doenças crônicas como Parkinson, ELA, Alzheimer, doenças hepáticas, intoxicação por xenobióticos e metais pesados, degeneração macular, síndrome da fadiga crônica, esclerose múltipla, diabetes,  DPOC, e outras doenças neurodegenerativas

glutationa

A glutationa desempenha papéis importantes na defesa antioxidante, metabolismo de nutrientes e regulação de eventos celulares (incluindo expressão gênica, síntese de DNA e proteínas, proliferação e apoptose celular, transdução de sinal, produção de citocinas e resposta imune e glutationilação de proteínas).

A deficiência de glutationa contribui para o estresse oxidativo, que desempenha um papel fundamental no envelhecimento e na patogênese de muitas doenças incluindo:

  • Convulsão
  • Alzheimer
  • Mal deParkinson
  • Doença hepática
  • Fibrose cística
  • Anemia falciforme
  • HIV
  • AIDS
  • Câncer
  • Ataque cardíaco
  • Acidente vascular cerebral
  • Diabetes

A glutationa  pode ser suplementada por via endovenoso nas doses de 100-1500 mg e quando optada pela suplementação oral , o ideal é utilizar a cisteína para aumentar a produção endógena do mesmo devido a sua dificuldade de absorção via gastrointestinal

N ACETIL CISTEINA E  COVID  19 

A administração de N-acetilcisteína (NAC) poderia neutralizar o efeito dos radicais livres, melhorando a evolução clínica dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com COVID 19 . E

Os pacientes tratados com NAC apresentaram PaO 2 /FiO 2 mais elevadaapós 3 dias de internação na UTI do que os pacientes do grupo controle.

Além disso, os níveis de proteína C reativa , dímero D  e lactato desidrogenase diminuíram no terceiro dia em pacientes tratados com NAC.

As concentrações de glutationa NÃOdiminuíram nos grupos tratados com NAC e controle  após 3 dias na UTI; enquanto a glutationa peroxidase não se alterou durante a internação na UTI.

A administração de NAC consegue melhorar a resposta clínica e analítica de pacientes gravemente enfermos com COVID-19 em comparação ao grupo controle. O NAC é capaz de impedir a diminuição das concentrações de glutationa.

N ACETIL CISTEÍNA ( NAC)  E DOENÇA RENAL.

Neste estudo retrospectivo de três anos, a taxa de incidência de hemodiálise foi significativamente menor em usuários de NAC do que em não usuários de NAC através da modulação dos níveis de creatinina sérica  e  taxa de filtração glomerular .

O uso de NAC pode ser uma abordagem clínica útil para reduzir a progressão da Doença renal crônica para DRT.

Os níveis de creatinina sérica  e a taxa de filtração globular estimada (TFGe) permaneceram quase inalterados e/ou ligeiramente alterados em usuários de NAC, mas os níveis de creatinina aumentaram ligeiramente e os níveis de TFGe diminuíram significativamente em não usuários de NAC no intervalo de seis meses durante os três anos.

N ACETIL CISTEÍNA E DESEMPENHO FÍSICO: uma revisão sistemática de ensaios controlados

A N-acetilcisteína (NAC) é utilizada como suplemento esportivo por sua capacidade de modular o dano oxidativo induzido pelo exercício através de suas ações antioxidantes e manutenção da homeostase da glutationa, posicionando a NAC como uma estratégia para melhorar o desempenho físico. 

Os protocolos de intervenção variaram de acordo com a dose, duração e horário.

As doses de suplementação de NAC variaram de 20 mg/kg  a 140 mg/kg  sendo 1200 mg/dia a dose oral mais comum utilizada.

Além disso, cinco estudos  utilizaram duas doses consecutivas, 125 mg/kg/h durante 15 min + 25 mg/kg/h  via intreavenosa

No geral, os indivíduos toleraram bem a suplementação de NAC e não foram observadas reações adversas moderadas ou graves ao NAC durante os períodos de suplementação, exercício ou pós-suplementação

Os mecanismos antioxidantes, homeostase da glutationa, antiinflamatórios, hematológicos e regulatórios fazem do NAC o suplemento certo para atletas que buscam melhorar seu desempenho atlético, mas são necessárias mais evidências para confirmar essas descobertas.

Os resultados relatados nesta revisão sistemática também mostraram que a suplementação de NAC é segura.

Estudos futuros deverão investigar adequadamente a sua suplementação e metodologia de exercício, bem como os seus resultados

 


Você também pode gostar :

https://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/acido-lipoico/


PERGUNTAS E RESPOSTAS:


REFERÊNCIAS:

N-acetylcysteine in the Treatment of Psychiatric Disorders: Current Status and Future Prospects
Alessandro Minarini

Oxidative Stress in Psychiatric Disorders: Evidence Base and Therapeutic Implications
Felicity Ng

Glutathione Metabolism and Its Implications for Health
Guoyao Wu

Oral N-acetylcysteine reduces plasma homocysteine concentrations regardless of lipid or smoking status
Wulf Hildebrandt,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acetilciste%C3%ADna

Evaluation of the Neuroprotective Potential of N-Acetylcysteine for Prevention and Treatment of Cognitive Aging and Dementia
Y Hara

Multifaceted Activity of N-acetyl-l-cysteine in Chronic Obstructive Pulmonary Disease
Luigino Calzetta

Gamarra-Morales Y, Herrera-Quintana L, Molina-López J, Vázquez-Lorente H, Machado-Casas JF, Castaño-Pérez J, Pérez-Villares JM, Planells E. Response to Intravenous N-Acetylcysteine Supplementation in Critically Ill Patients with COVID-19. Nutrients. 2023 May 8;15(9):2235. doi: 10.3390/nu15092235. PMID: 37405379; PMCID: PMC10181318.

http://www.ortomoleculardrhigashi.med.br/noticia/35/ortomolecular-glutation-uma-substancia-essencial-para-nossa-defesa-celular.html

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

40 respostas

  1. Encontrei aqui, todas informações necessarias que em outros só encontrava a metade!
    Dinâmica e de fácil compreensão pra leigos como eu.
    Compartilhar…
    Suplementar NAC seria interessante como um meio de prevenção (ou até tratamento) do covid19?

  2. Bom dia, Doutor.
    Suplementar NAC e ácido R-Alfa lipoico ao mesmo tempo pode ser tóxico ou pró inflamatório?

  3. Amei o artigo ! Estou fazendo ozonioterapia aí com vcs , será que essa suplementação me ajudaria ? Sei que não posso tomar antioxidantes perto do dia da aplicação , mas nos outros dias potencializariam os efeitos antioxidantes e pro aging do ozônio ?

  4. Existe uma forma, a A L-Glutationa Reduzida Setria da Healthy Origins é uma substância de ocorrência natural, a reduzida é produzida exclusivamente no Japão através de um processo registrado de fermentação. Dessa forma,por via oral, ela é absorvida ?

  5. Boa noite, tenho homocisteina de 22 micromol/l.
    Posso usar L-metilfolato(5- MTFH) pra tentar reduzir a homo? Qual a dose?
    Posso associar também com a NAC de 600mg
    Se eu tomar glutamina vai formar glutationa? Ou não tem a ver?
    Muito Obrigada Dr.

  6. não é verdade que o cancer utiliza glutamina como fonte de energia?
    sendo assim , não é imprudente tomar glutamina?? Ela faz efeito? Grata.

  7. Boa tarde doutor, muito completo e de fácil assimilação seu texto!
    A minha dúvida é, a acetilcisteína de farmácia de 600mg em sachê é o mesmo N-acetilcisteína?
    Comecei a dar para minha mãe para expectoração, estou no 4° dia e já teve uma grande melhora, mas como ela tem Alzheimer, vou continuar dando para ela. Posso dar continuamente, ou teria que parar por um período?
    Grata, bençãos ao senhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga