(Last Updated On: 11/05/2019)

“NAD + é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biologia do Envelhecimento na Harvard Medical School.

“É uma das moléculas mais importantes para a vida existir e, sem ela, você estaria a morto em 30 segundos.” O NAD + é uma molécula encontrada em todas as células vivas e é fundamental para regular o envelhecimento celular e manter a função adequada de todo o corpo.

Os níveis de NAD +  diminuem significativamente ao longo do tempo, e os pesquisadores descobriram que reabastecer o NAD + em camundongos mais velhos faz com que eles pareçam e ajam como mais jovens, além de viverem mais do que o esperado.

Em um estudo publicado em março de 2017 na revista Science, Sinclair e seus colegas colocaram gotas de um composto conhecido por elevar os níveis de NAD + na água para um grupo de camundongos.

NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) é uma coenzima encontrada em todas as células. Sua principal função é a produção de energia celular para o organismo. Quanto mais NADH uma célula possui, mais energia ela poderá produzir.

Dentro de algumas horas, os níveis de NAD + nos ratos aumentaram significativamente. Em cerca de uma semana, os sinais de envelhecimento no tecido e nos músculos dos camundongos mais antigos se inverteram ao ponto de os pesquisadores não poderem mais dizer a diferença entre os tecidos de um camundongo de 2 anos de idade e os de um de 4 meses de idade.

Agora os cientistas estão tentando alcançar resultados semelhantes em humanos. Um ensaio clínico randomizado (considerado o padrão-ouro da pesquisa científica) de um grupo diferente de pesquisadores publicado em novembro de 2017 na revista Nature descobriu que pessoas que tomavam um suplemento diário contendo precursores de NAD + tinham um aumento substancial e sustentado em seus níveis de NAD +  por um periodo de dois meses.

Um arquivo externo que contém uma figura, ilustração, etc. O nome do objeto é nihms-829189-f0001.jpg

NADH, DOENÇAS CARDÍACAS E RENAIS:

  • Nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD + ) é uma coenzima com papéis em vários processos metabólicos cardíacos e renais
  • A depleção de NAD + está emergindo como um dos principais contribuintes para a patogênese da doença cardíaca e renal
  • Dados pré-clínicos sugerem que as estratégias de replicação de NAD + têm o potencial de restaurar o metabolismo e a fisiologia renal e cardíaca.
  • As sirtuínas mitocondriais mediam alguns dos efeitos benéficos da suplementação de NAD +
  • A suplementação com NAD + pode aumentar diretamente o metabolismo e melhorar as reações celulares nas doenças cardíaca e renais
  • O NAD + também é um substrato para enzimas envolvidas na reparação de danos no DNA e nas vias de sinalização de cálcio;
  • A suplementação com NAD + pode alterar essas vias  influenciando  a viabilidade celular, a função dos órgãos e a histórioa natural da doenças cardíacas e renais

NADH E ENVELHECIMENTO

  • Os níveis de NAD diminuem com a idade devido a um desequilíbrio entre a sua síntese e destruição.
  • Diminuição do metabolismo do NAD está associada a vários processos de envelhecimento fisiológico.
  • Os precursores da NAD protegem contra várias doenças associadas ao envelhecimento.
  • O aumento do metabolismo do NAD pode prolongar a vida útil de diversos organismos.

 

An external file that holds a picture, illustration, etc. Object name is nihms-829189-f0004.jpg

 

NADH E DOPAMINA 

Diversos estudos realizados descobriram que o NADH tem capacidade de estimular a produção de dopamina e norepinefrina em algumas regiões do cérebro. Ao estimular a produção de dopamina, o NADH apresenta efeitos positivos nas funções fisiológicas dependentes de dopamina como por exemplo: força muscular, movimento, coordenação, funções cognitivas, humor, atençao, vida sexual e aumento da secreção hormonal.

Sua capacidade antioxidante desempenha um papel fundamental no combate dos radicais livres, que são resultantes da oxidação das células. Quanto mais NADH estiver disponível para a célula, maior será sua capacidade de reparação.

Poe este motivo , tem  efeito promissor em :

  • Mal de Parkinson: está relacionado com a diminuição da produção do neurotransmissor dopamina por certos neurônios comprometendo gradativamente a atividade cerebral. O NADH aumenta a produção de dopamina melhorando os sintomas da doença.
  • Quadro depressivos com suspeita de déficit de dopamina.

 

NADH E RETINA

As doenças degenerativas da retina são uma das principais causas de morbidade na sociedade moderna, porque a deficiência visual diminui significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Uma nova área de pesquisa que examina o papel de NAD + e sirtuínas na regulação do metabolismo da retina e na patogênese das doenças degenerativas da retina.

De fato, os resultados de numerosos estudos sugerem que o NAD+  ou pequenas moléculas que modulam a função da sirtuína podem melhorar o metabolismo da retina, reduzir a morte de fotorreceptores e melhorar a visão.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para traduzir esses achados à beira do leito, eles têm um forte potencial para transformar verdadeiramente o padrão de tratamento para pacientes com doenças degenerativas da retin

 

REFERÊNCIA

  • Role of NAD+ and mitochondrial sirtuins in cardiac and renal diseasesKathleen A. HershbergerAngelical S. Martin  & Matthew D. Hirschey
  • NAD+ and sirtuins in retinal degenerative diseases: A look at future therapie Jonathan B.Linab1Rajendra S.Apteabcd1
  • NAD metabolism: Implications in aging and longevity lKeisukeYakuabKeisukeOkabeabcTakashiNakagawaabd
  • Cardioprotection by nicotinamide mononucleotide (NMN): Involvement of glycolysis and acidic pH Sergiy M. Nadtochiya,e
  • Revista Time http://time.com/5159879/is-an-anti-aging-pill-on-the-horizon/
  • Mol Cell Endocrinol. 2017 Nov 5;455:62-74. doi: 10.1016/j.mce.2016.11.003. Epub 2016 Nov 5.NAD and the aging process: Role in life, death and everything in between. Chini CCS1, Tarragó MG1, Chini EN2.

Dr. Roberto no Instagram

Visualize as dicas e informações para uma vida mais saudável direto no Instagram


Acessar

Dr. Roberto no Facebook

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Médico CRM: 111370

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *