(Last Updated On: 16/10/2017)

 

O cortisol é o que chamamos de hormônio Jekyll & Hyde. Para aqueles que não são 100% familiarizado com a história do Dr. Jekyll e Mr. Hide, aqui vai um resumo:

Dr. Jekyll era um homem de natureza boa e um cidadão íntegro. Mas ele estava incomodado com pensamentos sombrios de uma “natureza luxuriosa e impertinente”. Isso o preocupava tanto que ele desenvolveu um soro para tentar separar-se destes impulsos obscuros. O soro funcionou, mas apenas parcialmente, e trouxe à tona o alter ego do Dr. Jekyll, o perverso Mr. Hyde. A história é sobre a luta entre o lado bom e equilibrado, Dr. Jekyll, e o lado extremamente mau, Mr. Hyde. Para saber mais sobre a história de Jekyll e Hyde, clique AQUI .

Compreender essa história é instrutivo para a compreensão do cortisol. Muitas pessoas vêem o cortisol como um hormônio do “mal” que causa armazenamento de gordura e perda de massa muscular. Na verdade, ele não é, sendo necessário para uma boa saúde, boa condição física e perda de gordura. Ele pode se tornar destrutivo, sob certas circunstâncias, especificamente quando é cronicamente elevado ou continuamente suprimido. Quando é muito alto ou muito baixo, ele se transforma em Mr. Hyde. Quando se é equilibrado, o cortisol é mais como Dr. Jekyll.

Então, vamos passar por alguns fatos sobre o cortisol para ajudá-lo a entender ainda mais.

1) O cortisol promove tanto o armazenamento quanto liberação de gordura

Causa o armazenamento de gordura, porque como a insulina, ele aumenta a atividade da principal enzima de armazenamento de gordura, a Lipase lipoproteica (LPL, do inglês, Lipoprotein Lipase).

Causa a queima de gordura, porque aumenta a atividade da principal enzima na queima de gordura, a lipase sensível a hormônio (HSL, do inglês, Hormone-sensitive Lipase).

É bom salientar que a principal enzima na queima de gordura em nosso corpo é chamada de lipase sensível a HORMÔNIO e não de lipase sensível à CALORIA. Isto já dá uma dica de que ambos, calorias e hormônios são importantes na perda de gordura e não apenas calorias como sempre escutamos.

HSL é melhor descrita como uma enzima de liberação de gordura do que uma enzima de queima de gordura. Isto porque a gordura liberada ainda precisará ser queimada em outro lugar no corpo, de outro modo corre o risco de ser novamente armazenada. Elevações agudas no cortisol ajudam a queimar gordura.

Excesso de elevações prolongadas no cortisol pode causar alterações nos neurônios simpáticos que levam a um aumento da produção de neuropeptídeo Y (NPY, do inglês, Neuropeptide Y). O NPY liberado de neurônios simpáticos periféricos estimulam o crescimento de células de gordura. (Para mais detalhes sobre este assunto, veja este BLOG e este ESTUDO).

Elevações crônicas no cortisol, especialmente na ausência de construção muscular ou manutenção de hormônios, pode levar à perda de massa muscular.

2) Os hormônios são como pessoas e se comportam de forma diferente dependendo de com quem eles estão associados.

Quando o cortisol é associado com a insulina, é mais provável que se transforme em Mr. Hyde e cause o armazenamento de gordura. Isto é porque a insulina e cortisol são antagonistas do outro. A insulina e cortisol juntos aumentam a LPL muito mais do que qualquer um sozinho, e a insulina ainda suprime a ação do cortisol na HSL.

Isto significa que a insulina acentua o efeito LPL do cortisol e amortece o seu efeito HSL aumentando o armazenamento de gordura, ao mesmo tempo que diminui a sua libertação.

Sem título

A insulina também afeta de forma negativa a queima de gordura diretamente, diminuindo a gordura queimada através da supressão indireta de uma importante enzima na queima de gordura chamada CPT-1.

CPT1A

O cortisol também torna o corpo mais resistente à insulina. Isto significa que o corpo terá de liberar mais insulina para realizar o mesmo trabalho. Isto pode levar a um maior armazenamento de gordura, e a libertação lenta de gordura também reduza.

O Cortisol não causa a gordura da barriga, mas quando é associado com a insulina, desempenha um papel enorme no processo.

3) Quando o cortisol é associado com HGH (Hormônio de Crescimento Humano), catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), e níveis mais baixos de insulina, atua mais como Dr. Jekyll, aumentando a perda de gordura.

Isso ocorre porque esses hormônios em combinação aumentam a velocidade de liberação da gordura e elevam a sua queima.

“Este estado de cortisol elevado com HGH e catecolaminas, juntamente com baixa insulina, é extremamente benéfico para a perda de gordura.”

Este estado ocorre em jejum de curto prazo e exercício de alta intensidade e curta duração.

É por isso que, jejuns curtos durante a noite ou jejuns de dia (12-24 horas), e exercícios de alta intensidade e curta duração (20 minutos de treinamento de corrida) são muito benéficos para muitos, em seus objetivos de perda de gordura.

Reduzir o cortisol durante o exercício não é sábio, mas suprimi-lo após o exercício pode ajudar no equilíbrio catabólico-anabólico no corpo. Comer logo após o exercício, fazer atividade relaxante após movimento intenso, e o uso de suplementos como BCAA e/ou proteína de soro funcionam melhor juntas para alcançar o efeito desejado.

4) O cortisol contribui e pode diretamente causar desejos.

Os hormônios do estresse estão associados com o que os neurocientistas chamam de “transtornos de desejo” do cérebro. Este é um estado que é frequentemente ativado sob estresse, onde os centros de recompensa de curto prazo, do cérebro, são ativados e os centros de motivação são suprimidos.

O cortisol interage direta ou indiretamente com o neuropeptídeo Y (NPY), estimulando o apetite. (Para saber mais leia AQUI e AQUI)

O cortisol está associado ao desejo por alimentos doces, salgados e gordurosos.

5) O cortisol está intimamente relacionado com a função da tireóide.

Cortisol é necessário para sensibilizar os receptores da tiróide ao hormônio tireoidiano. Portanto baixo cortisol atrapalha sinalização normal da tireóide levando a hipotireoidismo.

3

Síntese da T3 Reversa a partir de T4 por deiodinação. Síntese de T3 e T2 também são mostradas

Altos níveis de cortisol diminuem a conversão de tiroxina (T4) a triiodotironina (T3) e aumenta os níveis de hormônio da tireóide reversa (rT3). Juntos, isso significa menor a função da tireóide e hipotireoidismo.

Para a função tireoidiana ideal você não deve ter cortisol muito alto ou muito baixo.

6) Aumentam o cortisol

  • Exercício de alta intensidade e de curta duração.
  • Exercício de moderada intensidade e de longa duração.
  • Pular refeições pode aumentar o cortisol. Na alimentação, o que se acredita é que seja uma resposta imunitária protetora. No caso de falta de refeições, ele é liberado para ajudar liberação de gordura e açúcar. O grau de tais respostas é variável de pessoa para pessoa. No jejum intermitente temos elevação de cortisol com diminuição de insulina e elevação de hormonio do crescimento o que favorece queima de gordura
  • Privação do sono, estresse de curto prazo
  • As respostas imunes de infecção ou inflamação podem causar altos níveis de cortisol.
  • A raiz de alcaçuz ou Licorice aumenta a meia-vida de cortisol no organismo e é frequentemente usada por médicos alternativos em pessoas com baixas reservas de cortisol.
  • Hidrocortisona ou cortisol derivado de planta (Isocort) são ambos frequentemente utilizados para aqueles com baixos níveis de cortisol.
  • O uso de álcool
  • Café
  • Vitamina B5,

7) Reduzem  e modulam o cortisol

  • Caminhada por lazer, não andando por andar. (Especialmente na floresta).
  • O sono, cochilos e massagem.
  • Descanso, relaxamento e riso.
  • Meditação, tai chi, yoga restauradora/alongamento (não a power yoga).
  • Afeição física, o tempo com os entes queridos e animais de estimação.
  • Sauna, banhos quentes, e terapias de spa.
  • Chás GABAérgicos de ervas (erva-cidreira, maracujá, valeriana, camomila, calota craniana, Yogi da Bedtime Tea).
  • Comer. Tudo o que eleva a insulina irá suprimir o cortisol em algum grau. Por isso os alimentos ricos em amido e alimentos ricos em proteínas pode m diminuir o cortisol
  • Proteína Whey e suplementos de BCAA
  • Fosfatidil Serina e Relora (um complexo de extratos específicos de Phellodendron amurense e de Magnolia officinalis, utilizado para regular os níveis de cortisol).
  • Magnésio. Por via oral ou através de banho (ou seja, sais de Epsom)
  • Chá verde (teanina)

8) Equilibram o cortisol e a função do estresse adrenal.

  • Os ginsengs: Ginseng Asiático (Panax), ginseng siberiano (Eleutherococcus)
  • Rhodiola Rosea
  • Shizandra (ginseng chinês)
  • Ashwagandha (ginseng indiano)
  • Maca (ginseng peruano)
  • Tulsi (Manjericão)
  • Sódio, vitamina C, zinco, magnésio

9) Dosagem do cortisol.

  • Melhor avaliado através da saliva, de modo a captar o hormônio livre e capturar o seu ritmo circadiano natural mas pode ser mensurado no sangue ate´1 hora depois de acordar em jejum de 8 horas
  • Pode se fazer a curva de cortisol na saliva com 3 a 4 dosagens ao longo do dia. A resposta natural é elevado pela manha e diminuído a noite
  • Inversão nesta curva pode indicar fadiga adrenal crônica principalmente se tivermos sintomas como fadiga matinal persistente pela manha com melhora da energia a noite

10) Outros fatos interessantes.

– A doença que cursa com baixíssimo nível de cortisol é chamada “Doença de Addison”. É um doença auto imune onde as glândulas supra renais passam a produzir quantidades muito diminuídas de cortisol. Cortisol no sangue dosado pela manha abaixo de 3 associado a fadiga extrema merece melhor investigação por endocrinologista. Uso prévio de corticóides sintéticos como dexametasona, prednisona, prednisolona e betametasona por exemplo podem deixar o cortisol baixo ao fim do uso e falsear o resultado

– A doença que cursa com elevado nível de cortisol é chamada “Doença de Cushing”. Os indivíduos tendem a ter um rosto redondo, o acúmulo de gordura na parte superior das costas, e uma grande barriga redonda. Eles também tendem a desenvolver “estrias roxas” ou estrias. Esta doença é causada por um tumor produtor de cortisol.

– 11-Beta hidroxiesteróide desidrogenase tipo 1 (11-beta-HSD1) é uma enzima presente na gordura e outras células que convertem cortisona inativa em cortisol ativo. Isto é importante, porque significa que o tecido adiposo pode produzir o seu próprio cortisol.

– Por causa da ação da 11-beta HSD-1 , os indivíduos podem estar sofrendo os efeitos de níveis elevados de cortisol em áreas locais, tendo perfis hormonais normais de cortisol.

– A curcumina é um potente inibidor de HSD-1 em modelos animais, e é usada na clínica de efeito metabólico, em obesidade e gordura da barriga clinicamente resistente.

Saiba como conquistar o estresse e mudança de hábitos.

FONTES:

– http://www.metaboliceffect.com/hormones-stress-cortisol/

-http://www.aboutcushings.com/pt/understanding-cushings-disease/causes-and-differences.jsp

– http://www.news-medical.net/health/Addisons-Disease-Symptoms-(Portuguese).aspx

– http://shop.metaboliceffect.com/products/20-train-your-mind-change-your-body.aspx

– http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19804814

– http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0049976

Dr. Roberto no Instagram

Visualize as dicas e informações para uma vida mais saudável direto no Instagram


Acessar

Dr. Roberto no Facebook

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Médico CRM: 111370

68 Comentários

  1. Salvador Silva disse:

    MAIS UMA VEZ SIMPLESMENTE FANTÁSTICO.
    MUITO OBRIGADA

  2. Juliana disse:

    Adorei!! Cada dia aprendendo mais com vc

  3. Camila disse:

    Simplesmente perfeito!!!

  4. Alejandro Santos disse:

    PARABÉNS! ótimo post.
    Eu fiz o exame dr. Para medir o nivel de cortisol, porém, através do sangue e pela manhã. Confiável?
    Aproveitando o ensejo: O sr. É tesao. Com todo respeito,claro!

  5. David disse:

    Parabéns por dividir informações tão preciosas e atualizadas para todos. Fiz um tratamento com Hormônios Bioidênticos devido a uma testosterona em níveis não desejados e dificuldade de ereção e libido , porém após sentir muito formigamento nas mãos , câimbras , e sensação de Escalpo repuxando solicitei ao medico novos exames e meu cortisol estava quase zero. O mesmo suspendeu os hormônios e recomendou alimentação balanceada. Todos os exames foram no sangue. O ideal seria uma reposição de hidrocortisona mais hormônios ? Tenho interesse em procurar o Sr em breve. Grande abraço.Desde já obrigado.

  6. Nutricionista Camila Oliveira disse:

    Uauuuuuuuuuuuuuu! Excelente post! PArabens!

  7. Fernando Machado disse:

    Muito bom esse material. Parabéns!

  8. luiz disse:

    Doutor, fiz o exame de cortisol apos uso de dexametasona por 48h, e deu 0,5, muito baixo, minha prolactina deu muito alto cerca de 500, tenho 35 anos, fui diagnosticado com tumor de hipofise, isso explica a prolactina alta, mas é o cortisol?

  9. Sheila Rodrigues disse:

    Dr. engordei 30 quilos na gravidez em 2010 desde então venho fazendo dieta com nutricionista e tratamento para emagrecer mas mesmo tomando remédios caríssimos e antidepressivos o peso não cai pratico 1 hora de natação 3 vezes por semana tenho hipotireoidismo, hiperinsulinismo e alterações no cortisol teve um medico que passou hidrocortisona me senti super bem emagrecimento 6 quilos em 1 mês juntos com outros medicamentos mas não tive mas dinheiro para pagar a consulta o outro pelo plano de saúde tirou a hidrocortisona e desde então não emagrecimento nada em 3 meses não encontro médico que entre em concesso no tratamento desses 3 hormônios deficientes em meu corpo o que faço me ajude por favor!!!!!!

  10. Rose disse:

    Olá Dr . bom dia!
    Tenho 40 anos. Ultimamente tenho apresentado picos de pressão e sempre à noite por volta das 19 horas. Geralmente meu coração acelera e chega às vezes a 109 bpm e com isso a pressão sobre para 14! Minhas maos ficam geladas assim como meus pés. Começo a sentir uma certa tontura e tenho que deitar rapidamente. As vezes passa sozinha depois de um certo relaxamento e outras vezes eu tenho que tomar uma pequena dose de Atenolol. Minha pressão sempre foi de 9 a 10/6 e sempre me sentia bem. Na parte da manha ela sempre fica controlada. Percebi esse descontrole depois de alguns eventos estressantes que me marcaram profundamente. Comecei a ter insônia e ficar super irritada do nada, sentia uma certa inquietação nas pernas mesmo deitada.
    Atualmente estou fazendo dieta super saudável e caminhando 5 vez na semana. Já perdi 15 kg e preciso perder mais 5 par voltar ao meu peso ideal .
    Esta semana recebi meus exames de sangue. Os resultados foram:
    Cortisol Salivar 07 horas : 0,52
    Cortisol Salivar 16 horas: 0,40
    Cortisol Salivar 23 horas: 0,25

    Testosterona Livre: 15,9
    Prolactina: 28,4

    Insulina:10,8
    Hemoglobina Glicada 5,1
    Glicose: 82
    Colesterol LDL:118

    DHEA: 266
    Estrona: 143
    Hormônio da Tireóide controlados!
    Vitaminas e minerais em ordem!

    Dr. Por esse resultado podemos , afirmar que a causa de picos de pressão pode ser em decorrência ao Cortisol?
    Detalhe: Nao bebo e não fumo. Meus exames cardiológicos deram ótimos!
    Desde já agradeço pela sua atenção.

    Att,
    Rose

    • Olá! Este blog não foi feito para realização de consultas virtuais, desculpe

    • Sergio disse:

      Rose , boa tarde.
      Eu sofri com este sintoma durante muitos anos , e sei o sofrimento que é , e ia ao cardiologista quando acontecia estes eventos de taquicardia e picos de pressão e não acusava nada de errado com meu coração , até que um outro cardiologista me diagnosticou como síndrome de pânico , chegava a ter de 3 a 4 eventos desses por dia, sempre de manhã por volta das 9:00 hr ou à noite por volta das 20:00 até as 22:00. Quando ele fechou o diagnóstico me recomendou 20 mg de Paroxetina por dia e foi como tirar com a mão depois de anos ( 22 anos) de sofrimento este medico me salvou. Tratasse de um deficiência de serotonina . Procure um médico se possível um endocrino pois tem a ver também com a supra renal ( equilíbrio da produçao entre Adrenalina x Cortisol ) eixo HPA ( hipotalamo-Pituitaria-Adrenal) . Síndrome Adrenal baixa de cortisona e produção alta de adrenalina. Fica aqui registrada a minha experiência pergunte a seu médico sobre esta minha experiência. Estou torcendo por você , para que se livre deste terrível inconveniente. Boa sorte , e que Deus lhe ilumine. Abraço .

  11. Rose disse:

    Dr. Só lembrando… nem todos os dias eu tenho esse pico de pressão. As vezes fico 2 a 3 meses com a pressão normal .
    Desde a semana passada tive 3 picos , já ontem não senti nada… mas percebi um pouco de irritabilidade em meus pés por volta das 19 h. Relaxei e depois de 30 min. passou!
    Agradeço de coração a sua atenção.
    Att,
    Rose

  12. gilda rodrigues disse:

    Estou com setenta anos e sempre tive tendência a engordar. Tenho disfunção no metabolismo do colesterol.Se paro a medicação sobem as taxas absurdamente,mesmo com controle alimentar.Faço parte de um grupo que auxilia os gordinhos a emagrecerem.Estou proximo ao peso que eles dizem que devo pesar.Meu emagrecimento se estabilizou,e, não consigo avançar na eliminação da gordura restantante.Lendo seu artigo(maravilhoso!!!!!),a associação com a historia da dupla personalidade dos doutores da peça de theatro,entendi a dificuldade final para eliminar o restante do excesso de gordura que ainda tenho.Aí,agora me pergunto,tendo por base um folder que recebi na reunião de hoje,onde a palestra sobre emagrecimento falava que o mal-humor interfere na perda do peso,citou ràpidamente o cortisol,sem falar mais profundamente como isso acontece a nível de corpo.Quando a gente sobe na balança e emagrece ou engorda, a pergunta de sempre é esta:”O que que vc fez esta semana que te engordou?Na maioria das vezes apenas fizemos o que o programa de emagrecimento orienta fazer,e a resposta é negativa.. A”culpa” então é só nossa! Ninguém leva em consideração as variações do nosso metabolismo e dos nossos hormônios,principalmente pessoas como eu,com 70 anos,cuja funçao hormonal já foi para os píncaros do inferno!Mas agora,por causa do seu artigo entendi tudo!Obrigada.Que Deus te abençoe.

    • Está corretíssima Gilda, entendeu perfeitamente o conceito. Agora vamos ver se alguns profissionais conseguem entender com o tempo também, o que ajudará e muito a população

  13. gilda disse:

    Estou com setenta anos e sempre tive tendência a engordar. Tenho disfunção no metabolismo do colesterol.Se paro a medicação sobem as taxas absurdamente,mesmo com controle alimentar.Faço parte de um grupo que auxilia os gordinhos a emagrecerem.Estou proximo ao peso que eles dizem que devo pesar.Meu emagrecimento se estabilizou,e, não consigo avançar na eliminação da gordura restantante.Lendo seu artigo(maravilhoso!!!!!),a associação com a historia da dupla personalidade dos doutores da peça de theatro,entendi a dificuldade final para eliminar o restante do excesso de gordura que ainda tenho.Aí,agora me pergunto,tendo por base um folder que recebi na reunião de hoje,onde a palestra sobre emagrecimento falava que o mal-humor interfere na perda do peso,citou ràpidamente o cortisol,sem falar mais profundamente como isso acontece a nível de corpo.Quando a gente sobe na balança e emagrece ou engorda, a pergunta de sempre é esta:”O que que vc fez esta semana que te engordou?Na maioria das vezes apenas fizemos o que o programa de emagrecimento orienta fazer,e a resposta é negativa.. A”culpa” então é só nossa! Ninguém leva em consideração as variações do nosso metabolismo e dos nossos hormônios,principalmente pessoas como eu,com 70 anos,cuja funçao hormonal já foi para os píncaros do inferno!Mas agora,por causa do seu artigo entendi tudo!Obrigada.Que Deus te abençoe.

  14. Mara Giehl disse:

    Uma grande dúvida, a hidrocortisona bioidentica via oral no tratamento da sindrome de addison, engorda mais que a prednisona? ????

  15. Fabiana Fontes disse:

    Bom dia! Tenho hipotireodismo a 15 anos, descobertos em minha gravidez, sempre foi controlada por medicamentos, mas percebi algo super estranho novamente um aumento de peso descontrolado e pelos aparecendo em meu rosto, ao fazer exames de rotina descobri que meu cortisol estava super alto( fiz exame de sangue) e laboratorio pediu para eu que repetisse 3 vezes. a medica disse que estou com hirsutismo. ESTOU DESESPERADA COM TUDO QUE ESTOU LENDO SOBRE TUDO ISSO. Tem cura ou vou engordar até explodir? nao a dieta que ma faça perder 1 kg

  16. Nil disse:

    Boa tarde Dr,
    Muito esclarecedor seu site!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a sociedade!
    Uma duvida, o teste de cortisol salivar só pode ser feito em laboratório? Farmácia não?

  17. Teresa Carolina Rocha de Souza disse:

    Ótimo blog, achei bastante informativo e didático. Tenho lido muito sobre fadiga adrenal e encontrei aqui informações valiosas. Obrigada por compartilhar Dr. Roberto. Neste post diz: “O cortisol interage direta ou indiretamente com o neuropeptídeo Y (NPY), estimulando o apetite”. Minha pergunta é: a administração da hidrocortisona base bioidentica via oral no tratamento de fadiga adrenal e mitocondrial, em pessoas com o cortisol alto (7h – 0,85ug/dl e 23h – 0,34ug/dl), pode engordar? Comecei o tratamento a duas semanas, mudei radicalmente minha dieta e comecei os exercícios na academia (apresento um quadro de sarcopenia e preciso ganhar 7kg de massa magra), estou seguindo rigorosamente o tratamento. Cortei glúten, açúcar, carboidratos, leite e derivados, óleos vegetais, enfim, entrei de cabeça na dieta funcional. Mesmo com exercícios, dieta e reposição com hormônios bioidênticos, é normal engordar? Obrigada e grande abraço, Dr. Roberto.

  18. Renan Nascimento disse:

    Olá,quero baixar meu cortisol pela noite pois tenho insônia, já faço dieta cetogênica e as vezes low carb e jejum intermitente 2 vezes por semana está surgindo muitos efeitos positivos mais sinto ainda stress a noite e ainda sinto insônia, minha pergunta;
    Qual a melhor maneira de reduzir o cortisol a noite?

  19. Eduardo disse:

    Bom demais. Explicado de maneira que até mesmo os mais leigos, como eu, têm capacidade de entender. Parabéns.

  20. Natalino disse:

    Como é tratado a inversão dos níveis naturais, no resultado do meu exame os valores estavam 4,36 pela manhã e 5,1 a tarde.

  21. katia cristina silva de oliveira disse:

    OLÁ! dR. Conheçõ um jovem que tem 18 anos ele aplicou o gh por influencias de amigos pra ficar bombado. Agora ele se arrependeu e sente muitas dores no local que foi feita a aplicação do GH. O que o Dr. aconselharia nesse caso? desde já agradeço

    • Aconselho ele procurar um médico mas não acho que tenha sido GH pois a aplicação é subcutânea e além disso este hormônio não é tão anabólico a ponto de deixar alguém “bombado”. Imagino ter sido um esteróide com aplicação intra muscular profunda

  22. Williane T disse:

    Olá Doutor!
    Eu Fiz o Exame de Cortisol 8hrs depois de Tomar o Dexametasona, e o Resultado foi de 0,70. Imagino que esteja Baixo Certo!?
    Quando pequena Tive Problema com Hormônio, Pois com 6 Anos tive Puberdade Precoce, Fiz o Tratamento de uma Vez ao mês tomando Injeção, até os 9 anos, passei a Tomar outro Medicamento de Três em Três Meses, até os 11 Anos, Onde o Tratamento foi encerrado. A Puberdade Precoce tem alguma coisa que pode ter Causado o Cortisol Baixo?
    Desde Já Agradeço!

    • O cortisol baixo no exame foi por causa que tomou a dexametasona, abaixar o cortisol era o esperado do teste. Possivelmente estava elevado seu cortisol e o endocrino fez este teste com dexa a noite

  23. Lidiane Franciele de Lima disse:

    Ola Dr….eu tenho lúpus e fazia uso de prednisona…oj nao tomo mais, mais mesmo assim com uma dieta totalmente equilibrada não consigo emagrecer de jeito nenhum…seria por causa do excesso de corticoides? Há algo que eu posso tomar para ”desintoxicar” ?

  24. Ana lucia disse:

    Parabéns fantástica explanação , que siga com essa luz por toda a vida.

  25. Talita Ludi disse:

    Dr, ótima explanação do assunto. Fiz exame de cortisol matinal no sangue e deu 0.68 (bem baixo não é). Tenho muitos problemas de insônia e as doenças quando chegam em mim já não querem sair. Já fui internada duas vezes nesses quatro meses. Tenho 20 anos de idade e sofro de fadiga extrema! Tem cara mais de fadiga adrenal ou Addisson? Ps: n fiz o exame com nenhum medicamento que o faria baixar ou subir em nível. Espero sua resposta, atencionamente.

  26. Vittoria disse:

    Como acontece a queima do tecido adiposo localizado no rosto?

  27. Glaucia martins disse:

    Bom dia dr. Tenho o tecido do colo uterino extremamente flácido. Observei que tenho absolutamente todos os sintomas do cortisol alto e a algumas semanas venho.pesquisando a respeito (tenho consulta marcada com endócrino) e me veio uma duvida qur gostaria de receber sua ajuda se for possível. Ha alguma relação entre a IIc incompetência istmo cervical e o cortisol alto? (Visto que ele atua sobre a musculatura) todos os medicos que me examinaram foram unanimes em duzer que o tecido do meu utero é tão mole que se rasga como passar dedo em manteiga. Por conta da iic passei por dez partos prematuros no sexto mês mesmo com cerclagem (fiz ate a mais sofisticada , definitiva e.mesmo assim o tecido do colo uterino cedeu). É so uma pesquisa pois nao tento mais gerar.adotei um bb e sou mãe afinal!

  28. Ana disse:

    Parabens doutor, adoro acompanha lo, muitas informacoes valiosas. Dr, estou fazendo uso de hidrocortisona para tratamento de fadiga adrenal, percebo minhas pernas bastante inchadas e estou com muita dificuldade de perder peso, mesmo com dieta e muitos exercícios. Seria efeito da hidrocortisona? Tomo 20mg pela manha e mais 10 antes do almoço. Muito obrigada.

  29. Valderes Pires disse:

    meu filho tem 7 anos e tem muitas alergias. De uns anos pra cá engordou bastante e mesmo fazendo atividade fisica não emagrece. Os remédios que tomou contra as alergias podem ter feito com que ele engordassem? Usou mta pomada com corticoide. Fiz teste alérgico, mudei os produtos de limpeza, higiene, alimentação e hoje não tem mais apresentado alergias. Suspeito que tenha uma influência dos medicamentos que usou… Neste caso, o que fazer para desintoxicá-lo? Os médicos tradicionais que levei dizem que o problema é alimentação, bla-bla-bla… disseram que não preciso me preocupar…

    • O uso cronico de corticóides de alta potência pode favorecer ganho de gordura abdominal sim mas a obesidade infantil é principalmente causada por “lixo” alimentar muitas vezes travestidos de saudáveis como cereais integrais e suco sem adição de açúcar por exemplo. Para desintoxicar basta passar a comer comida de verdade.

  30. Fábio disse:

    Prezado Dr Roberto,
    Antes de mais nada agradeço por tantas informações relevantes à nossa saúde.

    Meu cortisol matinal é baixo (5,9), mas dentro dos valores de referência. Gostaria de saber se o fato de tomar ZMA antes de dormir, além de chá verde e vitamina C pela manhã podem estar influenciando negativamente na liberação do cortisol.

    Desde já, muito obrigado.

  31. Miller Bernardes disse:

    Boa tarde.

    A combinação de Rhodiola + B5 são bons para aumentar o cortisol pela manhã ?

    Magnésio + Ashwaghanda para diminuir na parte da tarde ?

    Está correto ?

    Obrigado

  32. Cida Rodrigues disse:

    Bom dia , gostei muito de seu post , gostaria de fazer alguns exames para ver as dosagens de lpl, cortisol, CPT 1, e o HDL, pois tenho muita​ dificuldade de perder gordura e muita facilidade para armazenar a mesma, faço muitas atividades físicas e corrida e uma dieta bem restrita tipo bicho e planta nada industrializado, poucos carboidratos​ e mesmo assim não perco nem um grama no mês, mas se comer uma refeição com arroz, feijão, batata tenho um ganho de até 1900gr em um dia, tenho 44anos e faço dieta deste os 17 anos e nunca consegui chegar ao meu peso ideal. Me ajuda por favor

  33. Darle disse:

    Meu cortisol deu 0,70 sem tomar medicamento oque devo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *