Frutos ricos em flavonóides reduzem declínio da memória

 

 

Está chegando o Inverno e com ele as delícias da estação como os morangos. Para os amantes desta fruta temos boas notícias!

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que uma alta ingestão de frutas ricas em flavonóides, como morangos e amoras, ao longo do tempo, pode retardar o declínio da memória por 2,5 anos em mulheres mais velhas.

“O que torna nosso estudo único é a quantidade de dados que foram analisados ​​durante um período tão longo de tempo. Nenhum outro estudo com tais frutas foi realizado em uma escala tão grande”, disse a Dra. Elizabeth Devore, pesquisadora do Hospital Brigham and Women em Boston, e principal autora do estudo.

A equipe usou dados do Estudo de Saúde das Enfermeiras – um grupo de 121.700 enfermeiras entre as idades de 30 e 55 – que completaram questionários de saúde e estilo de vida que começaram em 1976. Desde 1980, as participantes foram entrevistadas a cada quatro anos em relação à sua frequência de consumo destes alimentos. Entre 1995 e 2001, a memória foi medida em 16.010 indivíduos com idade superior a 70 anos, em intervalos de 2 anos. Mulheres incluídas no estudo tinham uma idade média de 74 e índice de massa corporal de 26.

Os resultados, publicados no periódico Annals of Neurology, mostram que o aumento do consumo de mirtilos (ou blueberry) e morangos, foi associado a uma taxa mais lenta de declínio da memória em mulheres idosas.

“Entre as mulheres que consumiam duas ou mais porções de morangos e mirtilos por semana, vimos uma redução modesta no declínio da memória”, explicou a Dra. Devore. “Este efeito parece ser atingível com modificações da dieta relativamente simples.”

A maior ingestão de antocianidinas e flavonóides também foi associada com a redução do declínio da memória. Os flavonóides são compostos encontrados em plantas que têm poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os pesquisadores acreditam que o estresse e inflamação contribuem para o prejuízo cognitivo e que o aumento do consumo de flavonóides pode reduzir os efeitos nocivos destas situações.

Os resultados demonstraram que as mulheres que tiveram maior ingestão de frutas vermelhas (berries) atrasaram o declínio da memória em até 2,5 anos.

“Nós fornecemos a primeira evidência epidemiológica que as frutas vermelhas parecem retardar a progressão do declínio da memória em mulheres idosas”, concluiu a Dra. Devore. “Nossos resultados têm implicações significativas na saúde pública, uma vez que o aumento da ingestão de frutas vermelhas em bagas é uma modificação da dieta bastante simples para promover a redução do declínio da memória em adultos mais velhos.”

Referências

http://www.sci-news.com/medicine

Ann Neurol. 2012 Jul;72(1):135-43. doi: 10.1002/ana.23594. Epub 2012 Apr 26.

in: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22535616

Memory effects of Aronia melanocarpa fruit juice in a passive avoidance test in rats.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25434078

 

Effect of hesperidin on neurobehavioral, neuroinflammation, oxidative stress and lipid alteration in intracerebroventricular streptozotocin induced cognitive impairment in mice.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25434716

 

Mechanisms underlying attenuation of apoptosis of cortical neurons in the hypoxic brain by flavonoids from the stems and leaves of Scutellaria baicalensis Georgi.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25368645

 

Memory boosting effect of Citrus limon, Pomegranate and their combinations.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25362607

 

Enhancing dentate gyrus function with dietary flavanols improves cognition in older adults.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25344629

 

Beneficial effects of dietary EGCG and voluntary exercise on behavior in an Alzheimer’s disease mouse model.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25318545

 

Neuropharmacological properties and pharmacokinetics of the citrus flavonoids hesperidin and hesperetin–a mini-review.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25109791

 

Ameliorating effects of constituents from Cortex Acanthopanacis Radicis on memory impairment in mice induced by scopolamine.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25102692

 

Flavones from Erythrina falcata are modulators of fear memory.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25096710

 

Effects of diet on brain plasticity in animal and human studies: mind the gap.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24900924

 

 

 

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga