Altos e baixos do açúcar: o impacto da dieta sobre a memória e o raciocínio

cognicaoJill N. Barnes e Michael J. Joyner

Departamento de Anestesiologia, Clínica Mayo,

Rochester, MN 55905, EUA

 

 
Na sociedade ocidental, a prevalência de uma dieta hipercalórica que consiste de uma elevada ingestão de açúcar e alimentos altamente processados coincidiu com um aumento exponencial diabetes e síndrome metabólica bem como doenças cardiovasculares e câncer. Evidências enfatizando os efeitos desfavoráveis do “comer de forma irresponsável” estão emergindo no que diz respeito aos três grandes doenças ocidentais… doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Evidências recentes têm emergido, suportando a ligação entre ingestão alimentar e saúde cognitiva, particularmente no que diz respeito ao envelhecimento da população.

Uma dieta mais saudável durante os anos da meia idade (vitaminas do complexo B, antioxidantes, ácidos graxos poliinsaturados, etc) foi associada a uma melhor função da memória e do raciocínio (função cognitiva) posteriormente na vida (Kesse-Guyot et al. 2012). Além disso, uma maior ingestão de polifenóis em idosos foi associada a um melhor desempenho cognitivo (Valls-Pedret et al. 2012). No entanto, os dados sobre os efeitos da dieta na aprendizagem, memória e cognição ainda são escassos. Bowman et al., demonstraram a associação positiva entre a ingestão de biomarcadores nutricionais, função cognitiva e volume do cérebro (Bowman et al., 2012).

Em vez de fornecer dados adicionais sobre uma dieta saudável e resultados cognitivos, o estudo de Agrawal e Gomez-Pinilla em uma edição recente do The Journal of Physiology é um dos primeiros a descrever a consequência negativa da dieta na aprendizagem e cognição (Agrawal & Gomez-Pinilla, 2012). Os autores investigaram os efeitos metabólicos de uma elevada ingestão de açúcar acoplada com uma deficiência de ácidos graxos ômega-3, nas habilidades cognitivas e associação potencial com ação da insulina e mediadores da sinalização. Como se poderia esperar, a dieta insalubre (alta ingestão de frutose, baixa de ácidos graxos ômega-3) foi associada com resultados cognitivos mais baixos e resistência à insulina.

No sistema vascular, a insulina é um vasodilatador e aumenta o fluxo sanguíneo para promover a distribuição da glicose para o músculo e outros tecidos. Esta função vasodilatadora é inibida nos indivíduos resistentes à insulina, e sugere que uma diminuição da ação da insulina é acoplada a uma diminuição da perfusão dos tecidos (Barrett et al., 2009).

Obviamente, hipoperfusão crônica a qualquer leito tecidual induz a uma infinidade de problemas (atrofia, etc), e pode reduzir ainda mais a sensibilidade à insulina. O mesmo mecanismo de acoplamento do fluxo insulina/sangue pode também estar presente na circulação cerebral. Agrawal & Gomez-Pinilla demonstraram que os animais com maior índice de resistência à insulina também têm um maior tempo de latência na aprendizagem e nos testes de memória. Nos seres humanos, a hipoperfusão cerebral é associada com menores pontuações em testes da função cognitiva, com demência e menor volume cerebral (Rabbitt et al., 2006). Prevenir ou retardar o declínio cognitivo é de suma importância com a expansão da população em envelhecimento.

O estudo de Agrawal & Gomez-Pinilla sugere que consumir ácidos graxos ômega-3 e prevenir a resistência à insulina podem proteger a aprendizagem e a capacidade de memória com o envelhecimento. Também sugere que a manutenção da perfusão cerebral ótima é um importante mecanismo para preservar a função cognitiva. Por exemplo, os efeitos vasoprotetores de uma alta dieta em nitrato mostrados na periferia (Webb et al. 2008) e mudanças favoráveis ​​semelhantes no fluxo sanguíneo cerebral foram relatados recentemente depois de uma intervenção dietética baseada em alta concentração de nitrato em toda a base alimentar (Presley et al. 2.011).

Um processo similar pode ser feito para exercer intervenções, que têm benefícios paralelos na função vascular na periferia e circulação cerebral, e são também associados com pontuações superiores na função cognitiva. Em resumo, a pesquisa de Agrawal & Gomez-Pinilla e fornece evidências ligando má saúde alimentar e comprometimento cognitivo. Esta observação é consistente com a ideia de que muitos fatores de risco importantes para o declínio cognitivo com envelhecimento, podem ter grandes efeitos sobre o sistema vascular.

Esses fatores de risco incluem: diabetes, hipertensão, hiperlipidemias, apnéia do sono e inatividade física. Como esses fatores de risco podem interagir com outros mecanismos fisiopatológicos que contribuem para o declínio cognitivo, ainda é pouco compreendido, mas a boa notícia é que eles são modificáveis ​​e que estilo de vida relacionado às diretrizes de saúde pública são proteção quase certa contra o declínio cognitivo relacionado à idade.

Fonte: The Journal of Physiology, 590, 283. June 15, 2012, p. 2831.

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

2 respostas

  1. Boa noite, tenho 44a e tomei finasterida 5mg por 60 dias devido ao aumento significativo da prostata 65g se não me engano, e houve uma redução drástica no apetite sexual, reclamei para meu urologista, e ele trocou a medição por dutasterida 5mg, bom estou tomando a uns 15 dias e não houve nenhuma mudança, por quanto tempo devo aguardar para saber se o medicamento está sendo viável ou não para a redução da próstata, ou melhor para Eu avaliar custos e benefícios do tratamento? Tenho herança hereditária de problemas de próstata na família, e por isso a dúvida sobre suspensão do tratamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga