Why Whey?

A alimentação é prioridade incontestável na hora de modificar o corpo. Não importa o objetivo: seja ganhar massa, diminuir o percentual de gordura ou somente manter o peso, é importantíssimo ficar de olho no que você coloca à mesa em suas refeições.

Whey Protein ou Proteína do Soro do Leite, em português, talvez seja o suplemento nutricional mais utilizado atualmente, isto por que não é consumido apenas por atletas e praticantes de atividades físicas que procuram aumento de performance e massa muscular, mas também por muitas pessoa que procuram levar uma vida mais saudável e manter um visual em forma. De todas as proteínas que existem, a Whey protein é considerada por muitos a melhor.

A Proteína do soro do leite, é uma pequena proteína da família das metaloproteínas, que se liga ao cálcio e que apresenta massa molecular de 14 kDa. É obtida do soro do leite, no seu processo de transformação em queijo, através de uma metodologia de troca iônica o que proporciona o maior valor biológico da proteína.

A Whey protein é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. É conhecida como proteína anabólica, uma vez que é a proteína que mais aumenta a síntese protéica. Possui alto teor de aminoácidos essenciais, de Glutamina e BCAA “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. A alta concentração de Glutamina e BCAA na Whey Protein, fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo do que outras fontes proteicas, sem a adição de colesterol ou gordura.

Anabolismo muscular

Os BCAAs são necessários para o ganho de massa muscular magra. Isto porque durante o treino intenso, o corpo normalmente fica em um estado altamente catabólico. Nesse momento, se não houver os nutrientes necessários para abastecerem seu organismo durante o treino, ele passa a “sequestrar” os aminoácidos que estão presentes na musculatura para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado é a redução de massa muscular. O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas nos músculos e começar a entrar no estado catabólico é justamente a liberação desses BCAA’s “sequestrados” dos músculos.

Whey possui maior valor biológico (VB >100) que outras fontes de proteína, como a carne de frango cujo valor biológico está em 79, o peixe em 83, a carne vermelha em 80, ovos de 88 a 100 e laticínios como o leite e queijo que chegam a VB 80.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para obtenção da Whey Protein, é necessário que o soro passe pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

– Whey Protein Concentrada: Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda assim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

– Whey Protein Isolada: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

– Whey Protein Hidrolisada: Além de passar por uma filtragem minuciosa, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse tipo de Whey Protein pelo organismo. Grande parte das Whey Protein de qualidade, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH).

Entre os benefícios do consumo da Whey Protein podemos citar:

  • Promove maior retenção de nitrogênio (ganho de massa muscular).
  • Sua rápida absorção é de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteínas, e aminoácidos, garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, aumenta a síntese proteica.
  • Auxilia no Emagrecimento, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rapidamente do que outras proteínas.
  • Possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de “overtraining”.

Pesquisadores chineses da Universidade de Jiangnan, demonstraram o efeito protetor do hidrolisado da proteína de soro de leite (WPHs) como antioxidante. Os resultados demonstram que WPHs podem proteger significativamente as células PC12 em cultura contra o stress oxidativo induzido por H2O2, através de uma via mediada por mitocôndrias. Estes resultados indicam os valiosos benefícios potenciais dos hidrolisados da proteína do soro do leite como fonte de alimentos com ação antioxidante. A Whey Protein não é usada apenas para dietas de ganhos musculares, mas também é indicada para quem quer emagrecer, sem perder massa magra.

A Whey Protein pode ser consumida no pós treino junto com uma fonte de carboidratos e em qualquer hora do dia, desde que a quantidade seja estipulada por um profissional. Seu corpo após uma atividade física precisa repor as energias gastas. A alimentação pós-treino é tão importante quanto aquela que é feita no pré-treino, claro, cada uma com seu objetivo principal. Enquanto a alimentação prévia ao treino dá energia para o atleta utilizar durante a atividade física, a alimentação pós-treino auxilia na recuperação muscular, que depende de uma grande injeção de energia no organismo. Dessa forma, se você ingerir apenas a Whey Protein e seu corpo estiver necessitando de energia, ele transforma essa proteína em glicose para suprir essa necessidade. Por isso, deve-se tomar junto com a Whey Protein, algum carboidrato de rápida absorção como a dextrose ou waxy maise pois esses carboidratos vão repor os estoques de glicogênio, além de ajudar no transporte de nutrientes para dentro das células, por conta como pico de insulina que esses carboidratos de alto índice glicêmico irão causar.

Doses e substitutos devem ser calculadas sempre por um profissional. Excessos podem engordar como qualquer outro alimento.

Vídeos sobre Whey Protein:

http://www.youtube.com/watch?v=JH9ZC0OJ1eU

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Hd5kLkhcUsg

O processo de obtenção da Whey Protein era muito caro e até recentemente, proibitivo para outras finalidades além da pesquisa. Contudo, a tecnologia de filtragem moderna evoluiu muito na ultima década o que permitiu o surgimento de suplementos à base de Whey de última geração, como isolados da proteína muito concentrados. A proteína do soro do leite é comercializada em diversas formas para consumo, de acordo com a necessidade de concentração do consumidor. Os médicos, contudo, recomendam que se consulte um especialista antes de se consumir este produto.

Para que já faz uso da Whey protein, segue abaixo uma deliciosa receita anabólica e altamente proteica, com Açaí e Whey Protein. Enjoy!

Mousse de açaí com Whey Protein.

Entre os alimentos que têm ganhado fama entre os atletas, o açaí se tornou um dos principais. Ele possui diversos compostos benéficos, como vitaminas, fibras, antocininas (antioxidantes poderosos), proteínas, vitaminas (B1, C e E), muitos minerais, ferro, cálcio, fósforo e potássio em sua constituição. Além disso, é energético (com mais de 200 calorias em 100 gramas da fruta), repondo as energias depois de um treino de grande impacto e gasto calórico. Receitas gostosas e direcionadas para o pós-treino são ótimas para ajudar o atleta a entrar em forma e alcançar os objetivos almejados. Abaixo segue a receita de uma deliciosa sobremesa anabolizante para logo após uma atividade física intensa, como HIIT, por exemplo.

Mousse de Açaí

Ingredientes:

Cinco a seis morangos

Uma banana nanica de tamanho pequeno

Uma colher de sopa de óleo de coco

Três colheres de sopa de polpa de açaí

Uma colher de chá de gelatina incolor

Uma colher de sopa de água

1 scoop de Whey Protein (sabor ao seu gosto)

Modo de preparo:

Leve o açaí, a whey protein e óleo de coco ao liquidificador. Bata bem até que fiquem bem misturados, com aspecto homogêneo e pastoso. Pique a banana e acrescente ao liquidificador, juntamente com os ingredientes que haviam sido batidos anteriormente. Esquente água (já filtrada) e dissolva a gelatina incolor. Adicione esta, quando estiver totalmente dissolvida, à mistura do liquidificador e bata mais uma vez.

Quando o preparado estiver bem pastoso e homogêneo, leve à geladeira. Sirva frio e com os morangos, picados, por cima, para decorar.

A receita rende uma porção e tem cerca de 250 calorias.

Fontes:

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

4 respostas

  1. Muuuuito bom!!! Nunca tinha visto um post sobre Whey com tanta riqueza de informações e ao mesmo tempo linguagem de fácil entendimento!! Tenho uma duvida, qual seria a quantidade diária de Proteínas de acordo com as objetivos Ganhar massa/Definir, em g/KgCorporal? Desde já agradeço a resposta.

  2. Sou intolerante a lactose e tenho medo de comprar Whey de Soro do Leite. O Whey Carnivor faz a mesma função? Tem algum Whey do Soro do Leite que indique para intolerantes a Lactose?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga