Envelhecimento da pele, alimentação, vitaminas e hormônios.
03/23/2017
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13 Dúvidas comuns sobre a melatonina

1) O que é melatonina? Qual a importância deste hormônio?

A melatonina  é um hormônio produzido pela  glândula pineal  mediante a  intensidade da luz. Isto é, a escuridão estimula a produção deste hormônio e ao contrário, a luminosidade intensa bloqueia a a produção do mesmo. Na espécie humana, a maior concentração de melatonina ocorre durante a infância, caindo rapidamente antes do início da puberdade e sofrendo nova queda acentuada durante a senectude. Dessa forma, postula-se ainda que a melatonina teria papel importante durante o ciclo da vida, ou seja, no crescimento, no desenvolvimento e amadurecimento, bem como no processo de envelhecimento.

2) Quando é indicada na versão sintética?

O uso  mais indicado nos dias de hoje é na sincronização do ritmo cronobiológico, sendo mais  claro, sincronizar (acertar) o  relógio biológico. Assim, pode ser usada em várias situação e patologias que cursam com  alterações deste ritmo como  insônia, duração prolongada do sono, fragmentação do sono, correções do sono do idoso, dessincronização entre o ciclo vigília-sono e o dia e a noite, como observado com frequência em alguns tipos de cegueira (pré-quiasmáticas). Pode também ser usada como coadjuvante terapêutica em doenças neurológicas e degenerativas como doenças do espectro do autismo, síndrome de déficit de atenção e hiperatividade. Também tem sido muito usada em alterações causadas pelo jet lag, obesidade,  diabetes e  enxaqueca.

3) Qualquer pessoa pode utilizar essa substância?

Sim , desde que bem indicada.

4)Por que alguns usuários de academia estão utilizando?

Os usuários de academias, principalmente aqueles que se exercitam  a noite, usam depois da atividade para conseguirem dormir já que a melatonina  diminui  o cortisol e este hormônio liberado pelo exercício tem uma ação estimulante, euforizante e atrapalha a produção de melatonina endógena, mesmo à noite. Além disso, alguns acreditam que o cortisol  desfavorece a queima de gordura e a formação de massa magra, fato que não é verdade quando  liberado durante o exercício físico. Caso o exercício atrapalhe o sono, o ideal é que se exercite durante o dia.

5) Quais são os pontos positivos e negativos do uso da melatonina?

Principalmente  regular o sono mas também temos efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e efeito sobre o controle do açúcar e insulina. Esta ações mostram porquê  uma noite bem dormida, aproveitando a noite para descansar e dormir e a luz do dia para atividades mentais e físicas, tem efeitos antienvelhecimento e ajudam a prevenir uma série de doenças como depressão, câncer, doenças do coração, obesidade e diabetes.

6) É necessário receita médica para comprar essa substância?

No Brasil , sim !

7) O uso indiscriminado pode acarretar algum problema a saúde?

Alguns estudos mostram  alterações na fertilidade mas o que mais  vemos é a sonolência e fadiga matinal, muitas vezes causada pela baixa de cortisol acarretada pela melatonina. Como disse acima, a melatonina diminui a produção de cortisol.

8) Quem utiliza por muito tempo, pode se tornar dependente ou ter outro tipo de problema?

Muito difícil ver isso, a maioria dos pacientes que a utilizam conseguem ficar sem este hormônio depois de  regular o sono.

9) É verdade que a melatonina é usada no processo de emagrecimento?

Hoje  descobrimos que o emagrecimento está muito além da contagem de calorias; sabe aquela estória  de gastar mais calorias do que ingerir? Então, isto está ficando obsoleto e um dos inúmeros fatores importantes para emagrecer é ter uma boa noite de sono. Pessoas com insônia, tem mais resistência à leptina e  insulina, isto é tem mais dificuldade para ficarem saciadas, queimam gordura com dificuldade e até engordam com mais facilidade.

10) Qual a quantidade ideal para regularizar o sono?

Isto é muito individual, o ideal é começar com doses baixas  e elevar a quantidade conforme a necessidade. Mas o mais importante é os leitores saberem que ela não funciona como outros remédios controlados para dormir. Assim,  é mandatório que o usuário de melatonina tenha hábitos saudáveis para que ela faça efeito.

11) É verdade também que, se utilizada por muito tempo a versão sintética, o organismo deixa de produzir naturalmente a melatonina?

Negativo, a melatonina não  faz  retroalimentação negativa ou positiva, isto é, sua produção não é bloqueada ou estimulada  conforme o nível dela no sangue.

12) A diferença de preço do produto, é muito grande quando adquirido em farmácias de manipulação aqui mesmo no Brasil, em sites estrangeiros e em viagens do exterior?

Sim, no exterior é bem mais barata mas a fiscalização sobre o produto nos EUA é deficiente pois lá ela é classificada como suplemento alimentar. Assim, comprar em loja referenciada é sempre a melhor escolha.

13) E por fim, quais os reais benefícios da melatonina de uma forma geral? 

Regulação do relógio  biológico, insônia e outras alterações do sono depois de excluídas  alterações anatômicas das vias respiratórias, apneia do sono, menopausa e andropausa por exemplo.  Também tem efeito coadjuvante anti metastático em alguns tumores, depressão, enxaqueca , obesidade caso o indivíduo  tenha dificuldade para dormir.

Considerações Finais

Para a melatonina fazer o efeito desejado, o essencial é ter hábitos saudáveis. Isto inclui acordar e dormir cedo, não dormir mais do que 20 min durante o dia, se preparar para dormir em um ambiente calmo e silencioso evitando computadores, telefones celulares, além de não fazer exercícios intensos no período noturno, já que estes últimos estimulam a liberação do cortisol e bloqueiam a melatonina produzida pelo seu corpo. Uma alimentação com aporte adequado de vitamina B6 e L-triptofano é fundamental também, pois este último se transforma em 5HTP, depois em serotonina a qual é transformada em melatonina.

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Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
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Médico CRM: 111370

2 Comentários

  1. Maria Aparecida da Silva disse:

    Adorei!Estou com vários problemas de saúde por causa de Insonia, inclusive uma enxaqueca que me deixa muito mal.Ao ler suas orientações fiquei mais tranquila apesar de tudo,pois estava achando que estava com algo pior.Muito obrigada!

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