11 Mitos da Alimentação

Aqui estão os Top 11 dos “alimentos saudáveis” que são, na verdade, muito prejudiciais.

1.SUCO DE FRUTAS

Os sucos de frutas que você encontra no supermercado nem sempre são o que parecem. Eles podem ter pequenas quantidades da fruta real em si, mas muitas vezes eles são pouco mais do que a água, o sabor artificial e açúcar .

Mas mesmo se você estiver bebendo suco de fruta real, é ainda uma má ideia. O suco de fruta é como a fruta com a maior parte do bom material removido, a fibra no caso. Tudo o que resta é o açúcar e algumas vitaminas. Suco de laranja, por exemplo, contém a mesma quantidade de açúcar que a Coca Cola.

Não há nenhuma fibra nele, nenhuma resistência à mastigação e nada para impedi-lo de ingerir grandes quantidades de açúcar em um curto espaço de tempo. A ingestão de muito açúcar está associada a todos os tipos de doenças. Estas incluem a obesidade, a diabetes do tipo II, doenças cardiovasculares e muitas outras ( 1 , 2 , 3 ). É muito melhor comer frutas in natura  ao invés de beber o suco. A não ser o de limão sem açúcar que possui muito pouca frutose, o que o torna ate´difícil de ser comido.

Conclusão: A maioria dos sucos de frutas contém a mesma quantidade de açúcar de fácil digestão como os refrigerantes açucarados. É melhor comer frutas in natura em seu lugar.

2. Trigo Integral

É verdade que o trigo integral é mais saudável do que o trigo refinado. Mas isso não significa que o trigo integral é saudável. É como dizer que, por causa dos cigarros com filtro serem mais saudáveis do que os cigarros sem filtro, todos devem fumar cigarros com filtro. É lógica falha.

Há uma abundância de boas razões para evitar o trigo … tanto o refinado e toda a variedade existente. Por exemplo, o trigo é a principal fonte de glúten na dieta e uma grande parte da população pode ser sensível ao glúten ( 4 , 5 , 6 ).

O sistema imune dos indivíduos susceptíveis, ataca as proteínas do glúten no trato digestório. Isto pode provocar lesões na mucosa do trato digestório, dor, inchaço, cansaço, inconsistência das fezes e outros sintomas desagradáveis ( 7 , 8 , 9 ).

Conclusão: O trigo integral é rico em glúten e pode causar problemas digestórios e vários outros sintomas  secundários ao aumento da permeabilidade intestinal e disbiose

3. Néctar de Agave

Nas prateleiras de alimentos saudáveis no supermercado, você vai definitivamente achar alguns produtos “sem açúcar”, que são adoçados com agave. Este adoçante é apresentado como uma alternativa saudável ao açúcar, porque é natural tem um baixo índice glicêmico. Mas os efeitos nocivos do açúcar têm pouco a ver com o seu índice glicêmico, que é prejudicial, principalmente porque ele é carregado com quantidades não naturais de frutose .

Demasiada frutose na dieta pode causar todos os tipos de problemas, especialmente em pessoas que não se exercitam muito. Toda frutose é metabolizada pelo fígado. Se o fígado estiver repleto de glicogênio a frutose vai ser transformada em gordura ( 11 , 12 ).

Isto pode causar doença hepática gordurosa não-alcoólica e todos os tipos de problemas metabólicos como resistência à insulina e leptina , o que acabará por levar à obesidade e diabetes ( 13 , 14 , 15 , 16 ). Enquanto o açúcar comum é 50% de frutose, o teor de frutose de Agave chega a 90%. Desta forma, agave é ainda pior do que o açúcar!

Conclusão: Néctar de agave é carregado com frutose e, portanto, causa todos os mesmos problemas que o açúcar comum e o xarope de milho.

4. Bebidas esportivas

As bebidas esportivas foram projetadas para os atletas que acabaram de terminar uma sessão de treinamento intenso com sudorese maciça e depleção de glicogênio.

Por esta razão, as bebidas esportivas contêm:

• Água – para repor os líquidos perdidos.

• Eletrólitos – para repor eletrólitos como sódio que foram perdidos através do suor.

• Açúcar – porque os atletas precisam de energia após um treino intenso.

Você não precisa de nenhum eletrólito adicional, a menos que você tenha feito um treino muito intenso e a maioria das pessoas já está comendo muito açúcar .

Uma garrafa de Gatorade contém mais de 30 gramas de açúcar.

Será melhor você beber água pura, que certamente você deverá beber bastante, especialmente durante os exercícios.

Conclusão: Se você não estiver fazendo exercícios intensos, então você deve evitar bebidas esportivas. Elas não são necessárias e contém açúcar.

5. Óleos Vegetais “saudáveis para o coração”

Como o medo da gordura saturada tomou conta do mundo, o consumo de todos os tipos de ingredientes insalubres aumentou.

Os principais exemplos são os óleos de sementes e vegetais industriais, como soja, milho e óleo de algodão. Estes óleos são extraídos a partir de sementes usando métodos de processamento muito severos e incluem alta temperatura, branqueamento e o solvente tóxico hexano.

Estes óleos contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega-6, muito mais do que os seres humanos já consumiram ao longo da evolução. Precisamos de pequenas quantidades desses ácidos graxos na dieta, tais como os valores encontrados na carne e nozes. No entanto, se comer demais como é o caso de populações ocidentais, isso causa problemas ( 17 ).

Comer muito dessas gorduras pode levar a inflamação, que é a principal causa de muitas doenças crônicas ( 18 ). Estes óleos são incorporados em nossas reservas de gordura do corpo e membranas celulares, onde são altamente sensíveis à oxidação e danos.

Além de tudo isso, os óleos vegetais industriais que você encontra no supermercado contém 0,56-4,2% de seus ácidos graxos como gorduras trans, que são altamente tóxicas ( 19 ). Isto não se aplica ao azeite de oliva, que é bom para você!

Conclusão: Os óleos vegetais são insalubres e levam à inflamação. Eles são potenciais peças-chave da epidemia de doenças ocidentais.

6. Alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura

Não é a gordura, pessoal!

Apesar das últimas décadas de propaganda contra as gorduras saturadas, elas agora têm se provado serem inofensivas ( 20 , 21 ). Quando a mensagem anti-gordura saiu primeiro, os fabricantes de alimentos começaram a produzir produtos “saudáveis” que eram de baixo teor de gordura ou sem gordura.

O único problema é que os alimentos que tiveram a gordura removida ficaram com gosto de porcaria. Os fabricantes de alimentos, em seguida, carregaram os seus produtos com substâncias químicas , adoçantes artificiais e grandes quantidades de açúcar.

O que eles fizeram foi basicamente remover as coisas boas (gordura) e substituí-las com coisas ruins (açúcar). Esse foi a forma como eles conseguiram transformar os alimentos perfeitamente saudáveis, como iogurte em produtos muito perigosos cheios de ingredientes pouco saudáveis.

Conclusão: Evite tudo rotulado como “baixo teor de gordura” ou “livres de gordura”. Estes são produtos altamente processados, carregados com açúcar e outras substâncias nocivas.

7. Comidas insalubres sem glúten

Muitas pessoas começaram a evitar o glúten … uma proteína encontrada no trigo, espelta (ou trigo-vermelho – Triticum spelta – uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo), centeio, cevada e alguns outros grãos. Quase um terço da população dos EUA atualmente quer cortar o glúten da dieta.

Os fabricantes de alimentos têm acompanhado a tendência e começaram a oferecer todos os tipos de “alimentos saudáveis” sem glúten. O problema com estes alimentos é que eles não são normalmente totalmente saudáveis.

Em vez de um grão de glúten, eles são feitos com outros amidos, como amido de batata, amido de tapioca ou alguns outros. Estes amidos são geralmente altamente refinados, desprovidos de nutrientes e causam um pico de açúcar no sangue rapidamente, assim como o trigo. Mas estes produtos são também carregados frequentemente com açúcar e outros produtos químicos nocivos ou artificiais.

Isto não se aplica aos alimentos que são naturalmente sem glúten, como carnes ou vegetais, frutas e tubérculos

Conclusão:Alguns alimentos sem glúten são alimentos altamente processados que não são muito mais saudáveis do que os que contêm glúten. É melhor evitá-los.

8. Margarinas e falsas manteigas

“Eu gostaria de manteiga com mais sabor de margarina, isto ninguém nunca disse.” – Danny J. Albers

Outro efeito colateral da histeria anti-gordura é uma multiplicidade de assim chamadas alternativas “saudáveis” de manteiga. O exemplo mais notável disto é a margarina. Costumava ser carregada com gorduras trans, agora tende a conter óleos vegetais processados em seu lugar.

O consumo de manteiga caiu, o consumo de margarina subiu. O problema com isto é que a manteiga é saudável,margarina não é. Manteiga de leite de vacas alimentadas com grama, em particular, é uma fonte excelente do ácido graxo butirato e de vitamina K2, os quais podem ter potentes efeitos benéficos na saúde. (22 , 23 ).

Margarina é um alimento processado com ingredientes nocivos que podem deixá-lo doente. Em um grande estudo, a substituição da manteiga por margarina levou a um aumento drástico do risco de morte por ataques cardíacos ( 24 ). Este é um grande exemplo de onde seguir um conselho cegamente pode levar você à uma morte prematura.

Conclusão: Margarina é um alimento processado que contém ingredientes artificiais pouco saudáveis. Evite-a, use a verdadeira manteiga de leite de vacas alimentadas com capim em seu lugar.

9. Barras energéticas

Barras energéticas estão no mesmo barco que bebidas esportivas – a maioria das pessoas não precisa delas. Se você é um atleta de elite que precisa desesperadamente manter alta a ingestão de proteína e comer a cada 2-3 horas, então essas barras podem ser definitivamente convenientes.

No entanto, a maioria das pessoas não precisa comer muitas vezes e essas barras não contêm qualquer coisa que você não possa obter a partir de alimentos reais. Barras energéticas e barras de proteína são muitas vezes produtos altamente processados. Mesmo que elas possam ter mais proteínas do que as barras de chocolate, muitas vezes elas ainda contêm os mesmos ingredientes pouco saudáveis.

Claro, existem algumas marcas mais saudáveis disponíveis, mas se você quiser evitar as porcarias, então você deve ler os rótulos! Se você está morrendo de fome e longe de casa, então os tipos mais saudáveis de barras energéticas pode certamente ser melhor do que um hambúrguer e uma coca-cola, mas o dinheiro ainda seria melhor gasto em alimentos reais.

Conclusão: Barras energéticas e de proteína são muitas vezes produtos altamente processados. A maioria das pessoas não precisa deles e eles tendem a conter açúcar e outros ingredientes pouco saudáveis.

10. Comidas insalubres com baixos teores de carboidratos

Como as pessoas mudaram de ideia sobre a gordura ser a raiz de todo o mal, algumas pessoas começaram a cortar os carboidratos em seu lugar. Mais uma vez, os fabricantes de alimentos foram avisados e trouxeram todos os tipos de alimentos insalubres com baixos teores de carboidratos para o mercado.

Mesmo que algum alimento seja pobre em carboidratos e possa ajudar você a perder peso , ele ainda pode ser muito insalubre. Grandes exemplos são as barras Atkins de baixos teores de carboidratos. Estes são produtos desagradáveis, altamente processados, que ninguém deve comer.

Basta verificar a lista de ingredientes para a barra Advantage da Atkins. Isto não é comida. Se você vai fazer uma dieta baixa em carboidratos, mantenha-se nos alimentos reais, não processados.

Conclusão: Existem alguns alimentos processados de baixas calorias no mercado que são extremamente insalubres e carregados com ingredientes artificiais.

11. Cereais “saudáveis” do café da manhã

Cereais do café da manhã altamente processados não são saudáveis. Na verdade, eles estão entre os piores alimentos que você pode comer. Eles são muitas vezes carregados com açúcar e outros carboidratos refinados.

Em seguida, os fabricantes os fortificam com algumas vitaminas sintéticas e colocam pequenas quantidades de grãos integrais na mistura, então comercializam os seus produtos como saudáveis .

Não se deixe enganar pelos rótulos … baixo teor de gordura, sem gordura, grãos integrais, etc. Basta verificar a lista de ingredientes desses produtos, eles são geralmente carregados com açúcar.

Começar o dia com um cereal de alta concentração de açúcar irá prepará-lo para uma queda do açúcar no sangue no final do dia, seguido pela fome, desejos e outra refeição de alto teor de carboidratos.

12. Mais alguma coisa?

Se a embalagem de um alimento lhe diz que é saudável, então provavelmente não é.

Fontes:

– Artigo original

http://authoritynutrition.com/11-health-foods-that-can-kill-you/

Para saber mais:

– Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)

http://www.sbhepatologia.org.br/pdf/revista_monotematico_hepato.pdf

– Seu corpo é tóxico?

http://www.thealternativedaily.com/isyourbodytoxic.html

– Frequência ideal de refeições – quantas refeições você deve fazer por dia?

http://authoritynutrition.com/how-many-meals-per-day/

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga