(Last Updated On: 28/07/2016)

Inúmeras pesquisas mostram que cabelo e auto-imagem estão intimamente ligados. Se você está percebendo uma perda de cabelo anormal e prolongada, então você deve visitar o seu médico. Se você está curiosa sobre as causas da perda de cabelo, aqui estão 10 causas da perda de cabelo em mulheres, e como tratá-las.

 

1. Carências Nutricionais

Um dos sintomas da deficiência de vitamina D é a perda de cabelo. Para aumentar a sua produção de vitamina D, tome mais sol mas sem exagero por favor. A falta de exposição aos raios solares leva à deficiência desta vitamina. No entanto, se não for possível, complete com suplemento de vitamina D. As deficiências do aminoácido lisina, de cobre , vitamina B12, ferro, biotina e zinco, também podem causar a perda de cabelo. Além disso, o consumo adequado de proteínas é fundamental para que o corpo possa dispor dos aminoácidos necessários para a formação de queratina e consequentemente cabelos.

2. Desequilíbrio hormonal ligado ao estilo de vida e envelhecimento

Os níveis de alguns hormônios a partir dos 30 anos pode acarretar a perda de cabelo. A diminuição de estrógenos, progesterona e hormônio do crescimento pode acelerar esta queda.

O hormônio do crescimento é diretamente ligado ao estilo de vida. Pessoas com excesso de peso, sedentárias, fumantes,que ingerem grandes quantidades de carboidratos refinados e que dormem mal, possivelmente terão níveis mais baixo deste hormônio. Portanto, o estilo de vida está intimamente ligado com a qualidade do seu cabelo.

Outros problemas hormonais que podem causar queda de cabelo em mulheres:

Problemas de tireoide – A tireoide influencia o ciclo de crescimento do cabelo. Mas, quando alguém tem um problema de tireoide, perda de cabelo não é o único sintoma. Outros sintomas incluem ganho ou perda de peso, sensibilidade ao frio ou calor, e as mudanças na frequência cardíaca.

SOP – Na síndrome dos ovários policísticos (SOP) ocorre um desequilíbrio hormonal elevando os níveis de andrógenos acima do normal. Isso faz com que o cabelo a cresça no rosto e no corpo, enquanto o cabelo na cabeça cresce mais fino. A SOP também pode levar a problemas de ovulação, acne e ganho de peso.

Gravidez – Os fios de cabelo ficam mais grossos durante a gravidez, devido aos altos níveis de hormônios que mantêm os cabelos e evitam que caiam como eles normalmente fariam. Mas depois que o bebê nasce, os hormônios voltam ao normal e estes fios caem. O cabelo volta ao normal, embora isso possa levar até dois anos.

Anticoncepcionais – Um dos efeitos colaterais da pílula é a perda de cabelo por causar o afinamento dos fios de cabelo, especialmente em mulheres com história familiar de perda de cabelo. Outras drogas associadas à perda de cabelo são medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial, doenças cardíacas, artrite e depressão.

Estresse extremo / Fadiga Adrenal Crônica ou Aguda

Estresse agudo ou crônico com alterações no cortisol para cima ou para baixo pode causar a perda de cabelo, podendo durar por vários meses. É importante sabermos como relaxar e descansar. Minimizando o estresse você vai reduzir suas chances de experimentar a perda de cabelo. Você pode tentar técnicas de meditação, relaxamento, banho de aromaterapia ou procurar ajuda profissional.

Tanto cortisol alto ( fadiga adrenal aguda) como baixo ( fadiga adrenal crõnica) podem levar a queda de cabelo. A melhor forma de avaliar a liberação de cortisol é pela análise deste hormônio na saliva ao acordar. Idealmente ele deve estar próximo ao limite superior da normalidade. Lembrando que o uso de pílulas anticoncepcionais aumentam falsamente o cortisol quando se faz a dosagem no sangue.

4. Produtos para cabelo com agentes químicos tóxicos

O Lauril Sulfato de Sódio (LSS) é encontrado em quase todos os shampoos disponíveis nas lojas. Além de ter efeitos tóxicos sobre o sistema imunológico, o LSS corrói os folículos capilares e impede o crescimento do cabelo. Há shampoos disponíveis feitos a partir de ingredientes naturais que não contêm LSS. Vá devagar com a tintura de cabelo também. O excesso de tratamento pode levar à perda de cabelo devido aos produtos químicos tóxicos encontrados nas tinturas e produtos para os cabelos.

cuticula2

5. Perda de peso extrema e dietas radicais

Você pode perder peso com uma dieta radical, mas você também pode perder seu cabelo! Se você perder mais de 10% do peso em 1 mês, a chance de perder cabelo por deficiência nutricional aumenta muito. No entanto, o cabelo deve voltar a crescer depois que você voltar a comer uma dieta saudável e equilibrada. Se a sua dieta é deficiente em vitamina A, zinco ou proteína, você estará mais propensa a perder cabelos.

6. Penteados apertados

Embora trancinhas pareçam legais, tenha em mente que quando você tirá-las, uma quantidade considerável de cabelo pode cair também. Se você usar o cabelo puxado para cima com força ou usar rolos, isto pode levar à perda de cabelo. Portanto, relaxe e deixe o seu cabelo para baixo, para ele voltar a crescer.

7. Efeitos colaterais dos tratamentos de câncer

É sabido que tanto a quimioterapia e terapia de radiação provoca uma dramática perda de cabelo. Enquanto o tratamento mata as células cancerosas, também prejudica os folículos pilosos. No entanto, a perda de cabelo é geralmente de curta duração e o cabelo cresce novamente após o fim do tratamento.

8. Condições médicas

Algumas condições médicas podem causar queda de cabelo. Por exemplo:

  • Psoríase do couro cabeludo – Psoríase do couro cabeludo, quando grave, pode causar um aumento na queda de cabelo. No entanto, o crescimento do cabelo pode se recuperar após um tratamento eficaz. Embora a psoríase do couro cabeludo seja difícil de tratar, há muitos tratamentos que são eficazes.
  • Alopécia Areata – Esta é uma doença auto-imune que faz com que o cabelo caia para fora dos folículos. Isto é devido ao próprio sistema imune do corpo, que, por engano, ataca folículos pilosos saudáveis. Normalmente, o dano não é permanente e os cabelos voltam a crescer de seis meses a um ano. É somente em casos raros que as pessoas podem perder todo o cabelo em sua cabeça e os pelos do corpo.
  • A foliculite – foliculite aparece com anéis de inflamação em torno da abertura do folículo piloso. Quando a foliculite avança o cabelo muitas vezes cai. Na foliculite grave, pode haver destruição permanentemente dos folículos pilosos, deixando pequenas áreas calvas. Alguns antibióticos tópicos como a bacitracina, micitracina, ou neomicina podem ser utilizados para tratar a foliculite leve. Para infecções mais graves, antibióticos orais são indicados, tais como eritromicina.
  • Micose – A micose faz com que o cabelo caia e forme manchas circulares pruriginosas. Áreas calvas ficam escamosas e vermelhas. O fungo é contagioso por contato direto. Alguns tipos de infecções micóticas se resolvem por conta própria e por isso não é necessário tratamento. Se o tratamento for necessário, a griseofulvina pode ser utilizada.
  • Dermatite seborreica – É uma condição da pele, mas a perda de cabelo temporária pode ocorrer se a dermatite for localizada sobre o couro cabeludo. A dermatite escamosa aparece, às vezes oleosa e inflamada. Ele também pode produzir pruridos e dor ao toque. Alguns dermatologistas prescrevem antibióticos para controlar a flora da pele, o que pode reduzir a inflamação. A inflamação pode ser tratada por um creme ou loção corticosteroide para controlar a resposta imune. Dermatite seborreica pode ser muito persistente uma vez que ocorre por isso, é importante que o tratamento seja continuado, mesmo quando os sintomas tenham passado, a fim de impedi-lo de retornar.
  • Doenças auto imunes como Lupus

8

9. Envelhecimento

À medida que envelhecemos, a taxa na qual o cabelo cresce, fica mais lenta. Fios de cabelo ficam menores e têm menos pigmento, o cabelo se torna mais fino e cinza o que tende a piorar com a ausência de inúmeros hormônios com estrogênios, progesterona, testosterona e hormônio do crescimento , má absorção de vitaminas do complexo B e D, carências nutricionais em função da diminuição do apetite que é secundária a queda do metabolismo basal que diminui com a perda de massa muscular ao envelhecermos. Ou seja , todos fatores podem ser prevenidos com a devida suplementação de vitaminas e hormônios.

10. Genética

Perda de cabelo hereditária afeta cerca de 30 milhões de mulheres americanas, de acordo com a Academia de Dermatologia América. Embora ocorra principalmente na casa dos 50 ou 60 anos, isso pode acontecer a qualquer momento, mesmo durante a adolescência.

Quando perceber os primeiros sintomas, procure seu médico!

Referências

http://www.healthyandnaturalworld.com/causes-of-hair-loss-in-women/

http://www.healthyandnaturalworld.com/common-diseases-caused-by-vitamin-d-defficiency/

http://www.healthyandnaturalworld.com/surprising-sources-of-protein/

The female pattern hair loss: review of etiopathogenesis and diagnosis.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24812631

The growth of human scalp hair in females using visible red light laser and LED sources.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25022814

The management of patients with polycystic ovary syndrome.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25022814

Association of PCOS and Its Clinical Signs with Sexual Function among Iranian Women Affected by PCOS.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24995944

Hormones and hair growth

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20502852

Hyperprolactinemia and hypophyseal hypothyroidism as cofactors in hirsutism and androgen-induced alopecia in women.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1905280

Dr. Roberto no Instagram

Visualize as dicas e informações para uma vida mais saudável direto no Instagram


Acessar

Dr. Roberto no Facebook

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Dr. Roberto Franco do Amaral Neto
Médico CRM: 111370

49 Comentários

  1. Sandra disse:

    Adorei seu post e estou fazendo no meu. Fiz um blog para descrever minhas experiencias. Se puder de uma olhada e agradeço se puder me dar umas dicas.
    http://sosscabelos.blogspot.com.br/
    Obrigada

  2. cleyde liger serafim disse:

    meu cabelo esta caindo desordenadamente e já fui a minha dermatologista,fiz todos os exames e ela disse que a causa e a ferritina que seta em 20,mas vi na internet que 20 ainda ta na media.ela passou pantogar e eximia e um tônico mas n resolve nada, esta ainda pior.me ajudem estou desesperada e quase sem cabelo.tem outros motivos para queda de cabelo tirando a química q n uso,só
    tonalizante sem amônia,tirando também estresse?

  3. Mayara disse:

    Boa noite meu cabelo ta caindo muito fiz os exames de hormônio não deu nada agora minha ferretina ta 32,5 e cobre serico 64 e tenho 28 anos e ta caindo muito

  4. Por favor, há tempos venho fazendo acompanhamento dermatológico , para controlar a queda de cabelo. Tenho 47 anos, agora dei uma estabilizada na ferritina , e também faço acompanhamento com endocrinologista. Aparentemente tudo normal, já fiz uso de pantogar, biotina cápsulas gel,ineov, exímia fortalize, minoxidil 5%, avics, imecap hair, injeção de citoneurim, e por ultimo , a médica passou finasterida, e se não resolver só benzendo. Algum caminho ? Estou pensando em fazer uso regular da vitamina D, que já vi que o nível aceitável é no mínimo 50. Queria sua opinião por favor.

  5. Fatima disse:

    ola, o problema não é queda e sim caspa. Meu filho tem 17 anos e tem muita caspa, ele usa shampoo anti caspa mas não resolve, gostaria de saber o que devo fazer. obrigada.

  6. […] 0“ Matéria do site do Dr. Roberto Amaral Esse post foi publicado em Informativos gerais. Bookmark o link permanente. ← A importância da vitamina D […]

  7. juliana disse:

    Achei excelente linguagem adequequada e esclarecedora.

  8. edina moreira canazarro franca disse:

    ola,tinha muito cabelos e compridos,des de quando tive meu segundo fiho a 17 anos meu cabelo ,minha unha ,pele,acabou,pois acho q o medico fez algo errado na operacao,pois sempre q faco ultrassom so acham um ovario,pode ser essa acalsa desse problema? ja fiz varios exames e nao descobrem nada,vc pode me ajuda!?

  9. Daniela disse:

    Olá dr Roberto !
    Tenho 37 anos e sou mae e desde entao luto com estes hormonios para controlar queda de cabelo.Meus exames sempre apresentam niveis normais de estrogenios, progesterona , Mas Minha testo livre baixa e Minha proteina ligadora de hormonios sempre um pouco acima do normal. Estou tomando yam mexicano e black cohosh 40 mg ( 5 meses) , melatonina , b6, magnesio , ferro plus um multivitaminico.Sinto meus cabelos mais finos do que sempre foram. A testo baixa interfere tbm na queda do cabelo ?
    Obrigada ,
    Daniela

    • Teoricamente quanto mais baixa a testosterona melhor mas não é o que vejo na pratica muitas vezes, já vi vários caso de testo normal para alta com melhora do quadro

      • Daniela disse:

        È um dilema para mim pois aumenta a testo minha pele piora na regiao da bochecha Mas tbm melhora a libido. Esta reposicao que estou fazendo com yam mexicano e black cohosh é Bom Ou ruim ?? Sou fanatica por musculacao e nao pretendo ao mesmo tempo ficar flacida … Que dilema .. Testo e Bom para algumas coisas e ruins para outras… What a doubt!! Eu Estou em Sp, vc atende tbm aqui ? Gostaria de derepente fazer uma reposicao biodentica.. 37 e Muito nova para fazer?
        Obrigada
        Daniela

  10. Yan disse:

    É possível tratar calvície.

  11. LETICIA disse:

    Dr.. Tenho qeda de cabelo o Dht esta em 672 pode causar a qeda ? Pq a minha vitamina D esta em 15.7 e ferritina baixa .. Eu li q falta de vitamina pode causar o dht ,entao se voltar as 2 vitaminas no valor normal pode abaixar o dht?

  12. Duda disse:

    Olá Dr sempre tive muito pêlo no rosto, já fiz mais de 10 sessões a laser mas não adiantou. Eles continuam a crescer em uma semana.
    Ultimamente tenho tido muita queda de cabelo, oque pode ser?

  13. Gabriela disse:

    Anticoncepcional = veneno. O que fazer sem eles?

  14. RENATA MONTEBELER disse:

    ola dr , li esta reportagem e gostei muito , tenho 37 anos e sofro com queda de cabelo , fiz tratamento um ano com finasterida e nao caia nem um fio , mas fiquei com os calores da menopausa , minha medica diz nao ter relaçao com a finasterida , mas parei o tratamento e agora a queda voltou com força maior , acho q vou ficar careca , enfim tira -me algumas duvidas por favor.
    a dihidrotosterona antes do tratamento medicamentoso deu 94,6 , é um resultado para diagnóstico de calvice androgenética ?estou usando espironolactona de 50 mg apos o café da manha , as vezes tomo outro a noite p dar 100mg dia ? qual a dosagem correta ?
    o q vc me diz do tratamento co espironolactona ? aguardo ansiosa sua resposta , desde já agradeço .

  15. Dora disse:

    Boa noite Dr Roberto
    Tive câncer de mama em 2012 e tomo anastrozol e meus cabelos estão muito ralos e caiem muito, já fiz tratamento com pantogar e minoxidil mas não adiantou quase nada estou quase careca, você teria alguma sugestão para meu caso.
    grata

  16. Ligiane disse:

    Dr. Roberto bom dia.. Falo de Portugal e aqui em três anos ninguém conseguiu detectar pq meu cabelo cai tanto. Mesmo dermatologista. Poderia ter acompanhamento via Skype com você para finalmente saber o q tenho? Sou brasileira aguardo sua resposta Dr… Ligiane Santos

  17. Vanessa disse:

    Sinto muito cansaço, dores musculares e nas juntas, falta de memória e meu cabelo cai aos tufos.Minha ferritina deu 6 e a vitamina d também está baixa.Passei por clínico geral,dermatologista,ginecologista,endocrinologista e hematologista.Tomei noripurum na veia 2 vezes por semana durante 1 mês, mais sulfato ferroso posteriormente junto com addera.Melhorou os níveis aí suspenderam o tratamento.E em 2 meses sem tratamento tudo voltou.
    Todos tentam descobrir a causa já fiz exames de tudo que é tipo, mas não descobrem.

  18. Maria da Glória Soares disse:

    Bom dia, sinto muito calor no couro cabeludo e estou com isso tendo muita queda de cabelo está caindo horrores, tenho 57 anos, o que devo fazer?

  19. josi disse:

    Olá boa tarde dr. Tenho hipotioridismo controlado .faco acompanhamento a cada 6 meses com hidrocnologista. O problema e que desde de entao tenho queda de cabelos faco o uso de minoxidil e pantogar .enquanto eu tomo o pantogar o cabelo nao cai .mas se eu deixar de tomar volta a cair horores.minha vitamina d tbm está sempre baixa. Resumindo a deficiência dessa vitamina cai cabelos ? Lembrando q ja fuz vários enxames e todos normais. Posso tomar o pantogar direto ? Obrigada!

  20. ANDRELINA SOARES DA ROCHA DE SOUSA disse:

    tenho 36 anos e estou sofrendo com queda exagerada, quando pego no cabelo vem os chumaço na mão já tive um tempo assim pensei que iria ficar careca quando engravidei em 2015 melhorou achei que havia me livrado mais estou perdendo meu cabelo só não fico careca porque nasce já fui ao dermatologista e endocrino deu tudo normal o que eu faço sinto a temperatura das mãos quando toco no cabelo de tão ralo que está me ajude por favor eu emploro estou desesperada

  21. A. Miranda disse:

    Olá Dr.

    Faço modulação hormonal com hormonios bio-idênticos de testo/progesterona/estrogênios/cortisol/pregnenolona e após 6 meses de satisfação com o tratamento o meu cabelo agora começou a cair horrores, acabei de fazer um check-up hormonal e os únicos que deram alterados foi a testo/progesterona e o DHT que deram elevados que acredito eu por conta da modulação que estou fazendo a minha médica disse que não seria a o motivo da minha queda, será que posso confiar nesse diagnóstico ?

  22. Walfrido Belo Mesquita disse:

    Boa Noite,

    Dr. Gostaria de saber um pouco mais sobre a alopecia areata, minha filha foi diagnosticada com esta doença autoimune, portanto venho fazendo tratamento a mais de um ano e não temos resultado, está caindo ainda mais, fomos hoje novamente ao dermatologista e ela pediu mais um monte de exames na qual não entendo nada gostaria de sua ajuda se pode nos ajudar a entender um pouco mais segue abaixo exames solicitados.
    1,25 Dihidroxi Vitamina D
    Anticorpo Tireoglobulina
    Anticorpo Anti TPO (microssomal) – Anti-peroxidase
    Ferritina
    Ferro
    Glicemia de jejum
    Hemograma
    T4 Livre
    TSH – Hormonio Tireoestimulante

    Ela tem 10 anos e esta sofrendo com esta situação.

    Obrigado
    Walfrido Mesquita

  23. lidiana disse:

    Dr. Roberto Franco, me ajude pelo amor de deus,
    Meu cabela estava lindo cheio pesado brilhoso e muito hidratado e sem queda, pq sempre cuidei muito bem das minhas madeixas, hidrato, faço nutrição e reconstrução, meu banheiro parece uma loja de cosmetico, porem já faz uns 6 meses que meu cabelo não para de cair e quebrar, esta muito fino e leve, agora mesmo tive q cortar pq estava horrível ponta rala, já fui em três dermatologista, fiz todos o exames, passaram shampoo condicionador e creme de hidratar caríssimo, comprei tudo, medicamentos, suplementos, tudo que mandaram manipular eu manipulei e tomei e nada, só agora me dei conta que a unica coisa que fiz de ferente nesse período que começou a cair foi que parei de tomar o anticoncepcional que usava a 10 anos, e fui pesquisar e vi que mutas também estão sofrendo com isso, o que eu faço

    • Ficou muto tempo sem produzir testosterona por causa da pílula e agora seu copro está estranhando já que a testo tendoe a subir. Em geral melhora com o tempo mas pode ser que tenha que controlar esta testosterona.Procure algum médico que faça modulação hormopnal

  24. Alice Zurc disse:

    Dr. Roberto Franco, gostaria de saber se o cabelo que perdi em função da SOP, com o devido tratamento, retornará? E os que enfraqueceram no processo, voltarão a engrossar? Sendo mais específica; existe um caminho de volta? Meu cabelo vai ser como era antes com o melhor tratamento no mercado?
    Obrigada.

  25. Maria disse:

    Adorei os comentários e mim ajudou também

  26. Tawnya disse:

    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

    Adorei vou recomendar pra todos que conheço um artigo igual a esse vale ouro.
    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *